Translate

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CRISTOLOGIA 3 - A ENCARNAÇÃO DE JESUS CRISTO

A encarnação de Jesus Cristo

· Vamos falar da encarnação de Jesus Cristo, por isso trataremos de um assunto referente a cristologia. é importante que você também estude a eternidade de Jesus; a preexistência do Filho de Deus; Jesus no V.T. como Jeová, Heloim, Adonai; como o Filho de Deus; como o anjo do Senhor Criador; como Preservador; Providenciador; as teofanias; como Salvador; tipologias no V.T.; as profecias de Jesus no V.T. 
· Mas vamos ao nosso estudo: a encarnação do Filho de Deus; a pessoa encarnada de Cristo; a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo; a presente obra e a futura.                   


Para se intervir aqui na terra, tem que ser homem, tem que ser uma criatura da raça humana ou então usar uma pessoa como meio de ação. Pôr isso que Satanás e seus demônios precisam de pessoas que o invoquem, que façam coisas a eles consagradas; pessoas que eles usem como seus canais. Deus pôr misericórdia proibiu, baixou um decreto, "a terra deu-a Ele aos filhos dos homens", porque senão, Satanás estaria livre para agir na terra. Isso também é válido para Deus agir, pôr isso é que precisamos orar, interceder. Quando oramos estamos sendo um canal para Deus agir a favor do que pedimos na oração. Esse é o motivo da necessidade da oração. Deus sabe tudo que precisamos, porém pôr cousa do "decreto" pôr Ele instituído, é necessário orarmos.
·                     Como então, a 2ª pessoa da Tri-Unidade, que se ofereceu lá na "eternidade passada" para morrer pelos pecados dos homens, poderia vir na terra? Caso não se encarnasse, Satanás iria perante Deus e falaria: "como fica o decreto que na terra somente seres humanos podem agir?", já pensaram nisso? A encarnação de Jesus era absolutamente necessária, se não fosse, Deus não faria tantas coisas que precisou fazer.
·                     Para Jesus interferir na terra e tomar o lugar do homem pecador, Ele tinha que ser da raça humana, e para ser da raça humana tinha que entrar neste planeta como todo homem entra, através do ventre de uma mulher. Então o nascimento virginal do Senhor Jesus, em vez de ser um problema, é a solução para o problema da raça humana.
·                     Jesus Cristo, o Filho de Deus, precisava nascer da raça humana para tomar o lugar do homem. Os primeiros seres a reconhecerem que Jesus homem era o Filho de Deus, foram os próprios demônios.
Þ Mateus 8:28~34;    "Que temos nós contigo Filho de Deus?

                                        vieste aqui atormentarnos antes do
                                        tempo?
Þ Marcos 5:1~20;      "Vendo, pois, de longe a Jesus, correu e
                                        adorou-o."
Þ Lucas 8:26~39;      "Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do
                                        Deus Altíssimo?"

Os demônios conheciam a Jesus, o filho de Deus, tanto que até o adoraram. Perguntaram: "o que você Jesus esta fazendo aqui na terra? veio nos julgar antes do tempo?", porém Jesus não conversou com eles e sim os expulsou.
·                                                                     Þ Isaías 9:6;    "Porque um menino nos nasceu, um filho

                                                                                        se nos deu.
O menino nasceu, porém o filho não, o filho foi dado. O filho não ia nascer, o filho é filho eterno. Um menino nasceu para nós, Isaías estava falando para quem estivesse lendo. Quem deu o filho? Deus é quem deu, Maria jamais daria o filho. Qual mulher daria seu filho para ser crucificado?

Þ João 3:16;   "Porque Deus amou o mundo de tal maneira 

                            que deu o seu filho unigênito, para que todo
                            aquele que nele crê não pereça, mas tenha a
                            vida eterna."

·                     Porém era necessário nascer da raça humana e Maria, a serva do Senhor, correndo o risco de ser apedrejada pôr engravidar antes de se casar, quando o anjo apareceu só teve uma dúvida: "como pode ser se nunca dormi com homem nenhum?" E o anjo lhe disse: "descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te cobrirá e o filho que será gerado, será chamado Filho do Altíssimo". Maria respondeu: "cumpra-se na sua serva a Palavra do Senhor".
Þ Lucas 1:26~38


·                     Jesus então, foi formado no ventre de Maria, porém não era uma semente de Maria, não era um óvulo proveniente de uma mulher. Jesus nasceu, seu corpo foi formado pela Palavra e pelo Espírito Santo. O anjo declarou a Maria: "você terá um filho, dará a luz um filho", e Maria creu nessa Palavra, recebeu essa Palavra, abriu sua vida e disse: "cumpra-se na serva do Senhor conforme a Sua Palavra." A Palavra de Deus, proferida pelo anjo, foi a semente e em seguida Maria manifestou sua dúvida e o anjo completou: "o Espírito Santo te envolverá"; da união da Palavra e do Espírito Santo é que o corpo de Jesus foi gerado no útero de Maria. Quando Maria no final falou: "cumpra-se na serva do Senhor conforme a Sua Palavra", ela estava acolhendo, aceitando, crendo na Palavra de Deus; então o Espírito Santo germinou a semente e Jesus foi gerado. Da mesma forma, quando cremos que Deus vai realizar um milagre em nossa vida, cremos que Sua Palavra será verdadeira em nós, então Ele transforma o invisível (a Palavra) em coisas concretas, visíveis e reais.
·                     Jesus não começou a existir naquele momento, o Espírito Santo gerou Seu corpo, o corpo para que Deus pudesse entrar neste planeta de forma legal. Cada filho de Deus que nasce neste planeta, no "novo nascimento", nasce da mesma forma como foi formado o corpo de Jesus. Quando ouvimos falar que Jesus morreu pelos nossos pecados, que Jesus é o Nosso Senhor e Salvador e nos arrependemos e aceitamos essa verdade em nosso coração, acontece o mesmo processo. Acolhemos a Palavra, que é uma semente, o Espírito Santo vem sobre nós e germina a semente da Palavra e vida é gerada, um filho de Deus é gerado, uma nova criação passa a existir, recebemos um novo espírito. Esse é o processo do novo nascimento, não nascido da vontade da carne, mas nascido de Deus.
Þ João 1:12~13;     nascemos da vontade de Deus.

Þ João 3:1~7;         nascemos da água (que é a Palavra) e
                                     do Espírito.
Þ Ezequiel 36:26;   recebemos um novo espírito.
Þ I Pedro 1:22~23; semente incorruptível, pela Palavra de
                                      Deus.
Þ Efésios 5:26;        lavagem da água, pela Palavra.

Nasce um novo filho de Deus, pôr isso que a Bíblia declara que Jesus é o primogênito dentre muitos irmãos; somos irmãos de Jesus porque um novo homem foi gerado em nosso espírito e essa é a nova raça, o povo de Deus.
Þ II Coríntios 5:17; em Cristo somos uma nova criação.
·                                                                     Þ Isaías 9:6;             porque um menino nos nasceu, um filho

                                                                                                 se nos deu.
Deus deu o Seu Filho, Maria jamais daria o seu filho para ser crucificado. No começo do ministério de Jesus, aos 30 anos, estava acabando a carreira do "menino que nasceu" e ia começar a carreira do "filho que se nos deu", pôr isso Isaías mostra essas duas expressões. Jesus no começo de Seu ministério, faz um desligamento espiritual, Jesus passa então a falar: "o Pai que me enviou", passa a dar referência somente ao Pai e a mãe nem aparece mais. Porém isso não é diminuir a figura de Maria, ela é um exemplo de fé, é bendita entre as mulheres, foi escolhida para ser a mãe humana do Salvador, era o sonho de toda mulher judia.

·                                                                     Þ João 1:32~34;     o testemunho de João Batista que Jesus

                                                                                                 é o Filho de Deus.

Þ Lucas 3:21~22;   o batismo de Jesus.
A passagem de Lucas mostra o batismo de Jesus, o momento em que Ele se identificou com a raça humana (Jesus não precisava passar pelo batismo do arrependimento, foi só para se identificar com a raça humana), veio então uma voz do céu que fala: "Tu és o meu Filho amado, em Ti me comprazo", e então começou imediatamente o ministério de Jesus (aos 30 anos), a carreira de Jesus como o Filho de Deus que terminaria na cruz do Calvário.
Þ Lucas 3:23;         começo da carreira do Filho de Deus.
·                     Jesus realiza seu 1º milagre em Caná da Galiléia
Þ João 2:1~12;      Jesus transforma água em vinho
 
·  V.4; "... mulher ...", absolutamente Jesus não está desrespeitando Maria nesta passagem, pelo contrário, "mulher" era a forma respeitosa no grego de se falar "minha senhora", era a forma respeitosa de se dirigir à uma mulher.

Então Jesus responde uma coisa que aparentemente não tem nada a ver; Maria diz a Jesus que o vinho havia acabado e ele responde: "... que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora." Não é estranha essa resposta? Porém, Maria que era serva, que cria em Deus e sabia o que estava acontecendo, não se alterou e falou uma coisa muito sábia.

·  V.5; "... fazei tudo quanto ele vos disser." Nisto é que temos que seguir a Maria como exemplo, ou seja, "faça tudo o que Jesus disser". Ela sabia o que estava acontecendo, agora Jesus, o Filho de Deus, estava caminhando para o que veio realizar na terra. Houve um corte, uma passagem da figura do "menino que nasceu" para "o Filho que se nos deu."


·  V.6~10; Jesus realiza o primeiro milagre, transforma água em vinho. Jesus estava pondo um marco com essa passagem. Poderíamos pensar que Jesus estaria suprido a festa com vinho porque acabara, porém Ele não veio para isso. O que Jesus realizou tinha um significado muito profundo, foi a primeira vez que Jesus publicamente realizou um milagre. Havia acabado a carreira do "menino que nos nasceu" e começava carreira do "Filho que se nos deu". Vejam, para que eram essas águas? V.6, para a purificação dos judeus. Então Jesus muda a água para o vinho; o que simboliza o vinho? Sangue. O que Jesus estava mostrando era que a purificação era através do sangue. Esse é o significado deste milagre.
·                     Quanto tesouro na palavra de Deus. Jesus Cristo, nascido de uma virgem, sem receber uma herança pecaminosa da raça humana, porém nascido na raça humana, entrando pela porta legal no planeta. A promessa de Deus para a raça humana, proferida lá no Jardim do Éden, estava cumprida.
Þ Gênesis 3:15;     "...o Messias nascido da semente da

                                    mulher."
Þ Isaías 7:14

Satanás vendo tudo o que estava acontecendo, não poderia contestar nada. Tudo estava dentro da legalidade.


AUTOR DESCONHECIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário