Translate

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

ESTUDOS 79 - A IMPORTÂNCIA DO ARREPENDIMENTO

“A IMPORTÂNCIA DO ARREPENDIMENTO”

Tipo: Estudo Bíblico / Autor: Pr. Vane Gabriel




Mt 4:17 ( Desde então começou Jesus a pregar e a dizer : Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.)


Muitos de nós não crescemos na vida espiritual porque nunca compreendemos o verdadeiro significado de ARREPENDER-SE .
Outros , tiveram a compreensão , entretanto nunca tiveram coragem de praticar o ARREPENDIMENTO, de pagar o real preço do arrepender-se.
Muitos confundem ARREPENDIMENTO COM SIMPLES remorso, ou um LAMENTO por Ter feito algo errado.
Gostaria de ajudá-los a entender que ARREPENDER-SE vai muito mais do que sentir esta emoção parecida com tristeza ou lamentação por Ter pecado ou por Ter tomado uma decisão errada.
O filho pródigo , quando percebeu o seu erro, ou seu pecado, ele não ficou parado, curtindo a sua tristeza.
“O seu arrependimento produziu reflexão”.
“A reflexão produziu uma decisão”.
“A decisão produziu uma ação”.
A ação sempre produz resultados.
O arrependimento é um acontecimento muito sério na vida de um discípulo de Jesus Cristo.
“O ARREPENDIMENTO É UM DOS PRIMEIROS PASSOS EM DIREÇÃO À SANTIFICAÇÃO”.
É um dos primeiros sinais , ou evidência da REGENERAÇÃO que ocorre na vida de quem nasceu de novo.
“O dicionário diz que arrepender-se é : 
1º Sentir mágoa ou pesar por faltas ou erros cometidos.
2º Mudar de atitude, de procedimento, de parecer, voltar atrás.



Biblicamente falando, arrepender-se é uma mudança de atitude para com o pecado e uma mudança de atitude para com Deus.
O arrependimento é uma tremenda reviravolta porque afeta a totalidade da vida do pecador.
O arrependimento é uma atitude para com o pecado. Quem se arrepende passa a odiar o pecado e a se afastar dele.
Ez 14:6 ( Portanto, dize à casa de Israel : Assim diz o Senhor Jeová: Convertei-vos e deixai os vossos ídolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações ) ; 18:30(Portanto, eu vos julgarei, a cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel . diz o Senhor Jeová; vinde e convertei-vos de todas as vossas transgressões , e a iniquidade não vos servirá de tropeço )
Quem se arrepende do pecado passa andar no caminho da retidão e da verdadeira santidade.
E passa a produzir FRUTOS DIGNOS DO ARREPENDIMENTO, como evidência de que essa mudança ocorreu em sua vida.
Jesus disse em Lc 3:8 ( Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos de Abraão.).
O Verdadeiro arrependimento leva o pecador assumir a sua culpa diante de Deus e diante do homens.
O filho pródigo disse : ... levantar-me-ei e irei Ter com meu pai e lhe direi : Pai , pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho”. 
A auto condenação é parte importante do processo de arrependimento .
Em outras palavras quem se arrepende não fica tentando diluir o peso , culpando os outros por seu pecado . Ex. de Adão e Eva.
O verdadeiro pecador arrependido não fica achando justificativas para atentar o seu pecado. É Comum encontrar pessoas que vivem dizendo : - A carne é fraca – mas todo mundo faz .



O arrependimento deve produzir CONFISSÃO , TRISTEZA por machucar o coração de Deus. Deve produzir abandono do pecado e anseio , desejo de ficar livre dele.
Arrependimento é uma atitude que deve ser iniciativa do pecador, entretanto é também uma graça operada em nosso coração pelo poder persuasivo do Espírito Santo.
At. 11:18 ( E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo : Na verdade, até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.).
De fato , o espírito Santo revela a nossa condição pecaminosa diante de Deus e nos faz dispostos a renunciar nosso estado de rebeldia contra Deus e sua autoridade.

- TODOS OS SERES HUMANOS , POR NATUREZA, DESDE O BERÇO, TENDEMOS PARA O PECADO.
A Bíblia fala : ...”pois todos pecaram e separados estão da glória de Deus”.
Nossa tendência é viver uma vida à parte de Deus , se possível longe dele.
Queremos seguir o nosso próprio caminho.
Queremos fazer as nossas próprias leis. Queremos ser Senhores de nós mesmos , donos do nosso próprio nariz.
“NOSSA TENDÊNCIA É DEIXAR-SE CONDUZIR POR OUTROS DEUSES”.
Muitos destes deuses não tem cara, não tem aparência, são deuses SUTIS que levantamos dentro de nós mesmos como a CULTURA, O BEM ESTAR, O STATUS, A VAIDADE, O DINHEIRO, OS PRAZERES DA CARNE.
Temos nos curvados diante deles. Temos concentrado nosso tempo e nossos esforços nesses deuses. E isto é uma blasfêmia . Isto é uma rebelião à soberania de Deus. Temos vivido diante de Deus de uma forma soberba, arrogante.
Para que haja arrependimento é preciso pedir ajuda, é preciso clamar para que o Espírito de Deus nos encha de amor por Deus e nos ajude arrepender.
Lc 13:5 – Jesus declara : ...”se não arrependerdes, todos igualmente perecereis”.
“Parece não haver lugar para qualquer especulação teológica, filosófica ou mesmo racional”.
Aqui Jesus deixa claro que o arrependimento é indispensável, imprescindível à SALVAÇÃO. Não basta CONFESSAR seu pecado. É preciso ARREPENDER-SE, abandona-lo, afastar-se dele, nutrir um certo ÓDIO PSICOLÓGICO por ele.
At. 17:30-31 ( Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância , anuncia agora a todos os homens , em todos lugar, que se arrependam./ Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo , por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o diz mortos. ). Sem arrependimentos seremos julgados por Jesus.
Ganhar a vida eterna, não é apenas e tão somente aceitar o desafio de um apelo, freqüentar as reuniões de uma igreja, ler a bíblia, dar dízimo.
É preciso entender a necessidade do arrependimento.
Seguir a Jesus como seu discípulo , implica em mudança de vida.
É preciso andar em NOVIDADE de VIDA. Quem está em CRISTO tem que ser uma nova CRIATURA.
Depois que uma pessoa aceita a Cristo, ela não pode continuar a viver do mesmo jeito, é necessário se converter.
É preciso mudar alguns hábitos, morrer o velho homem, abandonar velhas práticas pecaminosas, abandonar velhos amigos de pecado, abandonar velhos caminhos, velhos lugares.
Tem gente , que pouco ou nada mudou depois de aceitar a Jesus . Continua o mesmo. 
Continua praticando os mesmos pecados, continua com os mesmos vícios, continua com os mesmos pensamentos imorais, o seu namoro continua impuro , seu comportamento com a esposa e filhos é o mesmo.

“ONDE ESTÁ A NOVA CRIATURA TRANSFORMADA PELO PODER DO EVANGELHO, PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO?”.
Onde estão as evidências de que de fato a pessoa considera Jesus seu Senhor ?.
Tenho muito medo de que o texto que vamos ler agora aconteça na vida de algumas pessoas que dizem que tem Jesus e o seguem . 2Pe 2:20-22 ( Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último pior do que o primeiro./Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado./ Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz : O cão voltou ao seu próprio vômito; e a porca lavada, ao espojadouro de lama .).
DO QUE VAMOS ARREPENDER HOJE ?
Pensamentos impuros, lucros desonestos, mentiras, ofensas, fofocas, maledicências, preguiça, vaidade, orgulho, inveja, bebedice, adultério, furtos, amargura, ódio, falta de perdão, gula, vida fraca de oração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário