Translate

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

SERMÕES 18 - CORAÇÃO TRANSPLANTADO

CORAÇÃO TRANSPLANTADO
2 Coríntios 12.9

Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. (2 Coríntios 12:9 - NVI)

Introdução: “Minha graça é suficiente para você” essa foi à resposta de Deus ao apóstolo Paulo referente ao seu pedido para que Ele retirasse um espinho de sua carne.
A bíblia diz que Paulo orou três vezes a Deus, isso significa que Paulo foi insistente com Deus, pois este espinho o perturbava muito.
Jesus no Getsêmani orou três vezes ao Pai para que se possível passasse dele o cálice que ele estava para beber.
Mesmo diante a insistência de Paulo a resposta foi “a minha graça te basta”.
Todas as vezes que me deparo com a palavra “graça” sou levado imediatamente a pensar no favor que Deus me fez, sem que eu merecesse. Deus me deu o céu, mesmo eu merecendo o inferno. Isso é graça, é amor imerecido. Essa é uma verdade maravilhosa sem dúvida.
Na cruz fomos agraciados por Deus, favorecidos por Deus, amados por Deus através do Seu Filho Jesus. Pela graça somos salvos, isto significa que nada podemos fazer para alcançarmos salvação, como defendeu os reformadores. A graça de Deus é suficiente para nossa salvação. O homem não tem participação alguma na obra da salvação. Mas o termo graça se estende além desta compreensão.
Somos tendenciosos a lidarmos com assuntos bíblicos de forma compartimentada. Acredito que isso muito vezes dificulta nosso entendimento e consequentemente nosso relacionamento com Deus.
Quando eu divido Deus em compartimentos me relaciono com um de seus atributos por vez. Algumas vezes olho para Deus e O vejo como santo, diante disso me comporto como bom moço, uso palavras eloquentes, visto uma roupa santa, etc.. Outras vezes O vejo como Pai; então entro em sua presença relaxado, não me preocupo com as palavras, roupa, postura, afinal Deus é pai.
A sistematização, a divisão de Deus e de seus atributos em compartimentos deve servir para compreendermos melhor esses atributos, mas Deus é um ser íntegro, inteiro e deve ser compreendido desta forma. Assim também a graça de Deus não se restringe a céu e inferno.
A sistematização teológica visa nos facilitar em nosso estudo sobre Deus, mas corremos o perigo de nos tornarmos religiosos quando tratamos Deus como matéria de estudo. A religião quer nos apontar o caminho para o céu, nos tranquilizar quanto à vida após a morte. A religião cria ritos e credos para nos dar a convicção de nossa salvação. A religião alcança nossas mentes, mas não transforma nossos corações. A religião pode me fazer entender a graça, mas não experimentá-la.
Quando compreendemos o verdadeiro significado da graça de Deus e a experimentamos nos sentimos amados, cuidados e protegidos. Por isso hoje quero convidar você a olhar a graça de Deus além da questão do céu ou inferno, além do seu significado teológico e religioso.


Contexto: Para entendermos como Paulo recebeu esta resposta a sua oração, precisamos olhar para todo o contexto anterior a esta resposta de Deus e para isso precisamos voltar para o capítulo anterior.
Paulo esta defendendo seu apostolado, diante a realidade que falsos apóstolos tentavam influenciar a igreja de Corinto.

Todavia, não me julgo nem um pouco inferior a esses "super-apóstolos". (2 Coríntios 11:5)
Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. (2 Coríntios 11:13)

Este falsos apóstolos se rogavam homens de grande fé. Diante disso Paulo, pede permissão para ser insensato, isto é orgulhoso, uma vez, que por ele ter sido humilde com eles, agora o estavam trocando pelos orgulhosos super-apóstolos.
Paulo começa a descrever suas aventuras e feitos como apóstolo. Quando então descreve no capítulo doze revelações sobrenaturais que Deus lhe havia dado.
Estas revelações foram tão grandes, que Deus deixou um espinho em sua carne, para que Paulo se lembrasse de sua pequeneza. Este espinho o atormentava. Diante disso ele chega a orar três vezes a Deus para que retirasse o espinho, mas Deus lhe respondeu: a Minha graça te basta”.
Será que Deus estava simplesmente dizendo: “Paulo suporta esta dor. Eu já te dei o céu! Você quer mais ainda?” Se você compreende esta afirmação de Deus “a minha graça te é suficiente” desta forma, você provavelmente tem uma visão reduzida da graça de Deus.

1)      O que é graça?
A “graça” de Deus não está resumida somente ao livramento do inferno, embora isso seja uma verdade, contudo não é toda a verdade. A palavra “graça” tem um significado maior do que isso.
A Palavra graça (Hesed no hebraico; Xarij = Cháris no grego) significa “amor imerecido”. Ela aponta o amor de um Deus perfeito e santo por pessoas pecadoras e imperfeitas. Pode se referir ao “sustento”, “bondade” e “provisão” de Deus.
Esta ligada aos atos que Deus nos concede todos os dias e por causa destes atos que estamos vivos. Por trás desta palavra existe um conceito maior do amor de Deus. Graça fala de relacionamento profundo com Deus. Este conceito é que leva Paulo a encontrar alegria mesmo no sofrimento. Este conceito maior é que me fez compreender que a graça de Deus me bastava. Qual é este conceito?

Vou ilustrar este conceito através de um vídeo: Pais ouvem o coração do filho morto.

A)    Graça é receber um novo coração (Ezequiel 36:26)
No vídeo que assistimos Matt Heisler morreu tragicamente, aos 21 anos, e seu coração foi doado para Tom Meeks. O coração de Matt passou a bater em outra pessoa.
Graça é receber de Deus Pai um novo coração, uma nova vida; o coração do Filho Jesus.
Deus transplantou o coração do seu Filho Jesus em nós. Deus sacrificou seu Filho Jesus para que você recebesse um novo coração. Isso é graça de Deus. Há uma nova vida batendo em seu peito, em meu peito, é a vida de Jesus.

Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. (Ezequiel 36:26)
Quando Deus diz que sua graça nos basta, ele não está dizendo para nos contentarmos com a salvação, com o fato de não irmos para o inferno, mas que agora somos Seus filhos também, e, que Ele deseja se relacionar conosco em uma relação familiar. Fomos elevados de criaturas para filhos em Cristo Jesus. Fomos unidos de uma forma misteriosa em Cristo e nos tornamos um com Ele.
Paulo compreendeu esta verdade, por isso, diz “Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim”. Paulo percebeu que em sua fraqueza Jesus se fazia presente. Onde Paulo não podia atuar, Jesus atuava. Onde Paulo não podia suportar, Jesus o ajudava suportar.

2)      Por que Deus precisou remover nosso coração?
O coração de pedra é incapaz de absorver a Lei de Deus, incapaz de responder ao amor de Deus, por isso foi tirado de nós. O coração de pedra nos leva a viver de forma indigna para o que fomos criados.
Israel é um exemplo dessa necessidade (Ez 36.17-20). Deus havia feito uma aliança com Israel. Eles deveriam ser uma nação santa que manifestaria a santidade e o amor de Deus para todos os povos, isto é, para os gentios. Israel não conseguiu cumprir seu propósito como povo de Deus. Seu coração pendia para a idolatria, corrupção. Fizeram associações indevidas que os levou ao cativeiro. Israel deveria ser uma nação santa. Mas seu coração duro os levou a perderem o seu propósito.
Nós brasileiros não somos melhores que eles. Nossas atitudes denunciam o nosso coração de pedra: cultura do jeitinho brasileiro, leve vantagem você também (falsifica uma nota fiscal, suborna um guarda, oferece um agrado para ser beneficiado, faz que não vê o erro do outro, faço se sobrar uns 10% para mim). Esta cultura criou uma nação corrupta. Todo poder está corrompido. Líderes no legislativo, executivo e judiciário não tem vergonha na cara. Juízes que ganham altos salários fazendo uso de auxilio moradia de forma indevida. Legal, mas imoral. Pessoas insensíveis à dor do próximo, egoístas, incapaz de se sensibilizarem com a luta dos aposentados, dos desempregados, das mulheres, etc.. Indiferentes a violência crescente a cada dia, as crianças mortas por balas perdidas. Homens de coração de pedra são os responsáveis pela destruição da instituição familiar.

3)      Por que recebemos um coração transplantado de carne?
Porque Deus não desistiu do ser humano, não desistiu de nós a pesar de nós. Não desistiu de mim nem de você. Israel falhou é verdade. Deus então transferiu seu plano de salvação para a Igreja, sua nova Israel.
Agora a Igreja é a nova portadora da mensagem da salvação tanto para judeus como para os gentios. Somente aqueles que receberem a Jesus e a Ele se renderem serão salvos e farão parte do novo povo de Deus; somente estes receberão um novo coração.
Deus institui uma nova aliança, só que agora ele troca o coração dos homens, para que estes possam cumprir seu propósito. O coração de Jesus foi transplantado em nós e agora o Espírito de Deus pode habitar em nós e nos sustentar, nos guiar e nos conduzir a vitória final. O Espirito de Deus nos capacita a vivermos de forma digna do nosso Criador e a cumprir Seu propósito em nós (Ez 36:26,27).
A nova aliança já estava planejada por Deus antes da fundação do mundo, por isso, Deus instituiu o casamento desde o inicio, como sombra dessa aliança. Assim como no casamento homem e mulher se tornam um, e não deveriam se separar jamais, a Igreja e Cristo se unem de forma a se tornarem um, numa união inseparável e indissolúvel (Ef 5.31-32). É verdade que hoje muitos casais se separam, mas isso se deve a dureza do coração do homem, mas essa não era a vontade de Deus desde o principio.

Conclusão:
Para Paulo a graça de Deus era suficiente, de tal forma, que ele se alegrava em suas fraquezas, pois o reconhecimento delas era o reconhecimento de que Deus o sustentava e o fortalecia para que pudesse viver a vida unida com Cristo. Paulo entendia que a graça o tornava um com Cristo, por isso afirmou “já não vivo eu, mas Cristo vive em mim”.
A graça de Deus é suficiente, pois Deus cumpriu o pedido de Jesus em sua oração por nós.

20"Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, 21para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. (João 17:20,21)

Deus nos uniu a Ele quando nos deu um novo coração. Isso aconteceu quando recebemos o Espírito Santo em nós.
Jesus não anunciava o inferno. O inferno nunca foi a ênfase da mensagem de Jesus. Ele anunciava o Reino de Deus. O projeto de Deus em unir o homem a sua vida. Jesus veio para que você pudesse experimentar a vida de Deus em você. Ele morreu para que seu coração fosse transplantado em você e dessa forma Deus pudesse fazer morada em você para sempre. Hoje Deus não só anda com você, Ele habita em você. Ele se tornou um com você. Isso é graça de Deus.
Deus Pai todos os dias deseja te abraçar, pois através de Cristo você se tornou um filho. Ele deseja colocar o ouvido no seu peito e te abraçar como os pais de Matt para ouvir o coração de Jesus batendo em você.
Será que se Deus colocar o ouvido no seu peito, ele vai ouvir o coração de Jesus batendo junto com o seu? Se não! Se renda ao seu amor e deixe Jesus colocar em você Seu coração. Receba essa graça de Deus em sua vida.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
07/02/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário