Translate

terça-feira, 5 de junho de 2018

SERMÕES 26 - A LÓGICA DA ECONOMIA CELESTIAL

A LÓGICA DA ECONOMIA CELESTIAL
Mateus 6.19-34

Série: Vivendo Sob Nova Direção
Objetivo: Apresentar o poder do dinheiro

Estamos iniciando uma nova série, Vivendo Sob Nova Direção. Nós cristãos cremos que o ser humano, no início de sua existência, rompeu com Deus, fazendo-se deus de sua própria história, tomando a direção de sua existência. O ser humano desde então, construiu uma estrutura social dirigida por valores e princípios regidos por seus interesses pessoais e por sua leitura distorcida da vida. Ao longo dos anos o ser humano tem se distanciado mais do seu criador, e a estrutura social criada por ele tem lhe aprisionado a uma vida sem Deus.
Nosso desafio nessa nova série é leva-lo a devolver a direção de sua história ao Criador, se sujeitando a nova direção de Cristo Jesus, que foi enviado ao mundo para nos salvar. Somente em Cristo nossa vida em caos e desordem encontrará ordem novamente.
Nós abordaremos alguns aspectos da vida que precisamos entregar sob a nova direção de Cristo Jesus. Iniciaremos essa série abordando o tema dinheiro. Ler (Mateus 6.19-34).
19"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.
20Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
21Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
22"Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.
23Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
24"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".
25"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?
26Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
27Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
28"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.
29Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
30Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
31Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’
32Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
33Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
34Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". (Mateus 6.19-34)
Acredito que o centro dessa mensagem de Jesus sobre o dinheiro que inicia no verso 19 e termina no verso 34, se encontra no verso 24.


1 – O Dinheiro é Elevado a Categoria Divina
24"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mamom)".
A palavra dinheiro ou riquezas encontradas em algumas versões é a palavra Mamom. Esse nome “Mamom” não era o nome de uma divindade como alguns dizem por aí, em hebraico significa riquezas, somente isso. Entretanto, Jesus está dando ao dinheiro ou riquezas um status divino. Jesus está afirmando que você serve a Deus Criador ou serve ao deus dinheiro.
Mas tem o dinheiro algum poder para Jesus elevá-lo a categoria de um deus?
Embora o dinheiro seja apenas papel como outros papéis, o que o difere dos demais, é o poder que ele possui dentro do sistema econômico que vivemos. Você pode ignorar qualquer pedaço de papel que encontrar no seu caminho, mas se você ver uma nota de papel de R$ 100,00 jogado, você irá parar, olhar e pegar. Por que? Porque você não consegue ignorá-lo. Por isso Jesus elevou o dinheiro a categoria de um deus. Não se ignora o dinheiro. Somente alguém que não seja normal ignora uma nota de R$ 100,00 jogado no chão.
O dinheiro tem o poder de dar valor as coisas e até as pessoas. Pode dar valor as coisas tangíveis e as intangíveis. Quem tem dinheiro compra carros, casas, iates, diplomas, etc., (coisas tangíveis), e também beleza, status e fama (coisas intangíveis). Você troca o dinheiro papel por coisas tangíveis ou intangíveis. Você se relaciona com o mundo ao seu redor a partir da troca ou do valor, do mérito que você ou a sociedade dá a alguma coisa ou a alguém.
Se você me convidar para almoçar na sua casa, eu vou de graça. Se você convidar o um jogador ou artista famoso, ele irá se você pagar algo a ele.
Este sistema econômico dominado por Mamom, pelo dinheiro, – de dar valor as coisas e as pessoas, – sutilmente afeta toda nossa vida. Todas as nossas relações são afetadas por esse sistema de troca e mérito.
Dentro deste conceito que Jesus nos chama para não acumular tesouros na terra e sim no céu.

2 – Onde Acúmulo Meu Tesouro Denuncia Quem Governa Meu Coração
19"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.
21Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. (Mateus 6.19 e 21)
Existem dois lugares onde posso acumular meu tesouro, segundo este texto, no céu ou na terra. Estes lugares denunciam qual sistema governa meu coração, ou em outras palavras, a que Deus eu sirvo.
Se meu esforço está em acumular tesouros na terra, sou servo de Mamom, mas se meu esforço está em acumular tesouros no céu, sou servo de Deus.
Falar sobre acúmulo de tesouros na terra é fácil, entretanto quero salientar que acumulamos tesouros na terra, quando trabalhamos na economia de Mamom. Pode ser que você vá me achar um pouco radical, no que vou dizer, mas acúmulo de tesouros na terra – ter em grande quantidade tesouros na terra – não deveria ser uma realidade do cristão. Ter tesouro na terra, não é o problema, ter uma casa, um carro, um bom salário, não é problema. O problema está em desejar acúmulo, em tornar a busca por tesouros na terra como parte da minha vida, não estou nem dizendo ser prioridade, mas de ser parte da minha agenda de vida.
Não estou dizendo que um cristão não possa ser rico, não possa ter grandes ganhos, mas ele não deveria acumular tesouros aqui na terra, onde o ladrão rouba e a traça e a ferrugem corroem.
Ganhar muito é uma coisa, acumular é outra coisa. Aquele que se preocupa em ajuntar tesouros na terra está vivendo sob a ótica de Mamom, sobre os princípios governamentais de nosso sistema econômico. Aquele que visa acumular, não pensa em doar generosamente. Aquele que sonha em acumular é porque tem medo de não ter tesouro amanhã. Aquele que trabalha para acumular não entendeu que é Deus que o sustenta a cada dia e que precisamos somente do pão nosso de cada dia. Aquele que labuta por acumular riquezas no fundo tem na riqueza sua segurança. Esse é o poder de Mamom, o poder de nos induzir a desejarmos o dinheiro, mais e mais, e dele nos tornarmos refém. Mamom age sutilmente sobre nossos corações, nos vendendo a ideia de que ele pode suprir o que necessitamos e de que nele não teremos necessidade alguma. Mamom, o dinheiro nos dá a falsa sensação de poder e controle.

3 – A Generosidade é o Tesouro Celestial
20Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
21Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. (Mateus 6.19-21)
Quando olhamos a necessidade do nosso próximo e participamos da construção de uma vida digna para aqueles que não têm, ajuntamos tesouros no céu. Quando doamos generosamente, em amor, entramos na economia celestial e causamos estragos na economia de Mamom. 
Ajuntamos tesouros no céu quando abrimos mão de ajuntarmos tesouros na terra, confiando plenamente que Deus é aquele que nos sustenta, e enxergamos a necessidade de nossos irmãos da igreja e de nossa pátria.  Quando estendemos as mãos e deixamos Deus ser glorificado através das provisões que Ele tem nos dado. Quando equilibramos nosso orçamento de forma a nos suprir, mas também a suprir a necessidade daqueles que a possui.
A nossa escolha onde acumulamos nosso tesouro revela a quem nosso coração serve. Podemos desejar servir a Cristo, podemos chama Jesus de Senhor, mas no dia a dia escolhermos a economia do diabo, portanto servimos ao diabo.
Na economia de Lúcifer tudo que fazemos tem cheiro de troca, de mérito, de barganha, de compra. Quando doou algo a alguém ou ao próprio Deus (doando em sua casa, a Igreja), e espero algo, estou agindo na economia de Lúcifer, de Mamom. Na verdade não estou doando, estou investindo para o meu futuro. Quando doou na forma de semente, não estou doando em amor, mas na expectativa de colher e essa é a forma de Mamom. Isso revela meu coração egoísta, ainda dominado pelo sistema econômico de Mamom.

4 – Os olhos são nossos filtros espirituais
22"Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.
23Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! (Mateus 6.22-23)
Os olhos são a candeia do corpo. Candeia pequena peça para iluminar o ambiente. Essa peça deveria trazer luz para que o seu portador não se machuque, não tropece ao andar no escuro.
Se meus olhos forem bons, ele irá irradiar luz para todo meu corpo. Se meus olhos me iluminam ao ponto de ver o que realmente necessito, meu corpo, meu ser será satisfeito com o que realmente preciso. Mas se meus olhos forem maus todo o meu corpo, meu ser será trevas e a luz que está em mim são na verdade trevas, que tremendas trevas são, ao ponto de me enganarem e me fazerem pensar que estou andando retamente quando na verdade sou escravo do desejo e do sistema movida pelo dinheiro.
Se meus olhos forem trevas serei dominado pelos meus desejos. Nossos desejos são despertados pelo sistema econômico deste mundo. Assim como os olhos de Eva foram despertados pelo desejo de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.
Vivemos em mundo que nos induz a acreditar que a “imagem é tudo”. Para se ter uma boa imagem em nossa sociedade é preciso de dinheiro, muito dinheiro, pois a imagem passa pelo ter roupas de grife, carrões, casarões, viajar no mundo todo para contar aos amigos, etc..
Contudo Jesus nos ensina que se tivermos o que comer e vestir devemos estar contentes e satisfeitos.
6De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,
7pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar;
8por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. (1 Timóteo 6.6-8)

4 – A prioridade de nossas vidas deve ser o Reino do Céus
Mateus 6.25-33
Mamom nos laça, nos conquista partindo de nossas necessidades. Todos precisamos comer e vestir, todos precisamos de casa para morar e de saúde. Estas são hoje consideradas as necessidades básicas para nosso viver. Lúcifer então usa dessas necessidades para nos aprisionar ao poder sedutor do dinheiro.
Se eu desejo ter minhas necessidades básicas supridas, eu preciso de dinheiro. O dinheiro tem o poder de comprar estas coisas. Então acabo sendo seduzido por ele, e quando vejo me torno seu prisioneiro.
Jesus nos chama para olhar a vida de outra forma e se libertar do sistema que domina este mundo. Você não precisa do dinheiro, você precisa de Deus. Olha para as aves e veja se lhe falta algo, olhe para as flores do campo e veja como elas se vestem de beleza. Deus suprirá a você todas suas necessidades. Empenhe-se em buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e as outras coisas Deus te concederá.
Você não pode confiar sua vida as riquezas, ao que conquistou por meio do trabalho, e sim, deve confiá-la a Deus, que lhe provê saúde para trabalhar, que lhe provê alimento, pois você não produz alimento. Confiar em Deus que lhe dará a vida após a morte. Tudo que o dinheiro pode lhe dar hoje é temporário.
Talvez você me pergunte: “Pastor por que então pessoas morrem de fome? Por que pessoas andam nas ruas com trapos e não vestes? Jogadas nas esquinas das grandes cidades?” Por que não vivemos na lógica do Reino de Deus e sim na lógica de Mamom. Se buscássemos o Reino de Deus e Sua justiça entenderíamos que somos os instrumentos para que a generosidade do Reino de Deus se manifeste e a Sua justiça se estabeleça.
Cada um de nós nos enxergamos individualmente e não como membros de uma grande comunidade. A Igreja é chamada para viver diferentemente, para olhar para o outro como irmão. Para dividir o que tem com o que não tem. Portanto se alguém morre de fome é nossa responsabilidade, porque nós somos os embaixadores do Reino de Deus.
A lógica da economia celestial se baseia na doação generosa e na confiança em Deus. Na medida que eu compartilho as provisões de Deus, irmãos são abençoados, Deus é glorificado e Deus me confiará mais para que eu possa doar ainda mais, e mais irmãos serão abençoados e mais Deus será glorificado e mais o sistema econômico de Lúcifer se quebrará.

Conclusão: Eu e você somos chamados para servir com nosso dinheiro. Devemos servir nossa família, nossos irmãos e aqueles que necessitam. Somos os instrumentos de Deus para manifestar seu amor ao mundo e suas riquezas que nos foi confiada.

A MENTE BÍBLICA NÃO É AQUELA QUE CITA VERSÍCULOS, MAS É AQUELA QUE RACIOCINA DENTRO DA LÓGICA DAS ESCRITURAS (Jonh Stott).


Nenhum comentário:

Postar um comentário