Translate

terça-feira, 3 de julho de 2018

SERMÕES 32 - RACISMO


RACISMO

Objetivo: Conscientizar a igreja que todos os seres humanos, independente de sua raça, classe social, cultura e mesmo religião são a imagem de Deus e amados por Deus, portanto o racismo é inaceitável e incoerente a vida cristã.

Primeiramente quero definir o que é racismo. A partir desta definição responderemos algumas perguntas sobre este tema.
Racismo é a discriminação social baseada no conceito de que existem diferentes raças humanas e que uma é superior às outras. Esta noção tem base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano.
O racismo tem assumido formas muito diferentes ao longo da história. Por exemplo:
·    Eugenia (significa bem nascido) – No século XIX, houve uma tentativa científica para explicar a superioridade racial através da obra do conde de Gobineau intitulada “Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas”. Nesta obra, o autor sustentou que, da raça ariana, nasceu à aristocracia que dominou a civilização europeia e cujos descendentes eram os senhores naturais das outras raças inferiores.
·   Xenofobia (do grego ξένος, transliterado xénos: "estranho"; e φόβος, transliterado phóbos: "medo") – É o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros.
·  Disgenia – Uma forma de racismo menos conhecida consiste na crença de que a miscigenação gera indivíduos inferiores aos de "raça pura" (degeneração). Estes podem prejudicar o patrimônio genético das futuras gerações.
·       Misoginia (do grego μισέω, transliterado miseó, “ódio”; e γυνὴ, transliterado gyné, “mulher”) – É a repulsa, desprezo ou ódio contra as mulheres. O preconceito contra a mulher sempre foi tão incutido na sociedade, que gerou nelas mesmas uma visão autodepreciativa de sua posição nas relações sociais e como tal no mercado de trabalho.


A Internet tem sido um forte instrumento para a divulgação do racismo e diversos preconceitos. Valendo-se, ao mesmo tempo, da possibilidade de anonimato e do alcance a milhões de internautas, o racismo tem se espalhado de maneira intensa pelo mundo digital. Com discursos racistas e neonazistas milhares de sites, blogs disseminam o ódio racial e a intolerância. Mas qual o posicionamento bíblico sobre este tema?

1 – Deus é racista?
Não! Podemos afirmar sem dúvida que Deus não é racista. O texto bíblico, em Gênesis 1.27, nos afirma essa verdade.
27Criou Deus (Adam - ser humano) o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gênesis 1.27).
Este texto nos afirma que todo ser humano foi criado por Deus à sua imagem. Toda raça humana está representada no primeiro homem e na primeira mulher. Portanto todas as raças são iguais diante de Deus, pois todas se originam do primeiro casal criado.
26De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. (Atos 17.26)

2 – De onde surgiu e quando surgiu o racismo?
Biblicamente o racismo surgiu quando o homem se desconectou de Deus no Éden, conforme descreve Gênesis três (Gn 3). Ao escolher caminhar sob sua própria direção o homem se tornou escravo do pecado, uma força que, desde a queda no Éden passou a operar no interior de cada ser humano. O racismo é fruto da operação desta força chamado pecado. O racismo é fruto do pecado do orgulho ou soberba – que nada mais é do que uma tentativa do homem de esconder sua carência de Deus, embora o homem não reconheça esse fato.
2Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes. (Provérbios 11.2)
O ser humano orgulhoso se vê melhor que o seu semelhante. O pecado, esta natureza má que habita em todo ser humano, o faz acreditar que é melhor que as demais pessoas. O mais forte ou àquele que se julga mais forte, dominado pelo orgulho passa a oprimir o mais fraco e a desgraça, que é a ausência de graça, se instala.

3 – O racismo era presente no judaísmo do Antigo Testamento?
Sim. Contudo não era presente no plano de Deus, mas o homem caído interpretou de forma errônea as Palavras de Deus.
A nação judaica foi formada a partir de uma promessa de Deus a Abraão. Essa promessa incluía a realidade de que eles sobressairiam sobre as demais nações. A partir deles as nações seriam abençoadas ou malditas.
3Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados". (Gênesis 12.3)
O propósito de Deus através de Israel era abençoar todas as nações. Deus chama a existência uma nação para demonstrar todo o Seu amor por todos os povos. Contudo a nação de Israel ao invés de se ver como instrumento para a manifestação do amor de Deus, passou a se ver como o alvo do amor de Deus.
5Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha, (Êxodo 19.5)
Esse sentimento nacionalista e de superioridade vai sendo reforçado na cultura judaica, na medida, que Deus vai revelando Seu propósito através deles.
Israel deveria ser o tesouro pessoal de Deus dentre todas as nações, porque as bênçãos sobre as demais nações e raças fluiriam através de Israel. Essa promessa estava condicionada a obediência deles, entretanto sabemos que Israel falhou, e Deus estendeu essa promessa a Igreja, e por meio dela, continua desejando demonstrar seu amor a todos os povos.
9Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles não permaneceram fiéis à minha aliança, eu me afastei deles", diz o Senhor.
10"Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel (Igreja) depois daqueles dias", declara o Senhor. "Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. (Hebreus 8.9,10)

4 – O racismo era presente no judaísmo nos tempos de Jesus?
Sim. O conceito de nação escolhida por Deus foi sendo reforçado ao longo da história de Israel. Nos tempos de Jesus este preconceito fica evidente na relação com os samaritanos. Mesmo os samaritanos sendo descendentes de Abrãao, Isaque e Jacó eram rejeitados pelos judeus, pois estes haviam se misturado com outras raças durante o tempo em que viveram no exilio.
Podemos encontrar também um racismo de cunho religioso nos tempos de Jesus.  Os fariseus, saduceus e escribas desprezavam os publicanos e os demais seres humanos; os consideravam pecadores indignos do amor de Deus.
10"Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano.
11O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. (Lucas 18.10,11)
Entretanto veremos que Jesus sempre desejou abraçar todas as raças, todos os povos, como a ordem expressa por Jesus e descrita pelo evangelista Marcos.
15E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. (Marcos 16.15)

5 – A Bíblia defende o racismo?
De forma alguma! Muitos acreditam que a Bíblia defende a superioridade de uma raça. Até alguns anos atrás algumas pessoas defendiam a ideia de que a raça negra surgiu da maldição de Caim. A Bíblia não dá base alguma para essa afirmação. Não existe nenhum texto dizendo que o sinal de Caim era a sua cor. Aqueles que afirmam isso, o fazem sem conhecimento algum, pois desde o início como vimos Deus criou as raças.
Outros pregadores afirmam que a raça negra surgiu a partir da maldição de Noé sobre a descendência de Cam. Assim como a afirmação anterior, ela não tem consistência alguma.
34Então Pedro começou a falar: "Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade,
35mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo. (Atos 10.34,35)
A Bíblia defende a igualdade das raças e não a superioridade de uma em detrimento de outras.

6 – Como o Evangelho de Jesus propõe o fim do racismo?
Paulo compreendeu a mensagem de Jesus sobre o reino de Deus, e que este reino se estenderia a todos os povos, raças e nações.
26Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,
27pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.
28Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.
29E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa. (Gálatas 3.26-29)
A solução para o racismo é o evangelho de Cristo. Na igreja o racismo é impensável. Não existe na igreja espaço para que uma cultura, raça, ideologia política ou social sobressaia à outra. Na igreja e no reino de Deus, todo ser humano é nivelado na mesma categoria pecador e salvo somente pela graça de Deus.
Na igreja e no reino de Deus não importa qual partido político você defende, qual time você torce, qual estilo de música você gosta, qual a condição de sua conta bancária, qual a cor de sua pele, qual seu sexo, pois na vida da igreja todos nos tornamos um, em Cristo Jesus. Todos nos tornamos filhos do mesmo Pai. Todas as demais coisas se tornam pequenas demais diante a bandeira do reino, todos somos chamados a nos curvarmos diante o Rei dos reis, Jesus Cristo, o Filho de Deus e nos submetermos a Sua vontade. Todos somos chamados para participarmos de sua mesa e dividirmos o que temos e somos, uns com os outros, pois todos fomos criados por Ele e para Ele.
9Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.
10E clamavam em alta voz: "A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro". (Apocalipse 7.9,10)

Reflexão:
1 – Você se sentiria feliz se sua filha ou filho casasse com alguém de cor diferente da sua? Se a sua resposta é não. Você é racista.
2 – Você namoraria alguém de cor diferente da sua? Se a sua resposta é não. Você é racista.
3 – Você sentaria na mesma mesa e compartilharia da sua refeição com uma pessoa de uma raça diferente que a sua? Jesus te chama hoje, para sentar à mesa com pessoas de todas as raças e chamá-las de irmão. Jesus te chama para abraçar o diferente e amá-lo como parte de você mesmo.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
01/07/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário