Translate

quinta-feira, 14 de março de 2019

SERMÕES 69 - NOIVADO


NOIVADO

Estamos reunidos aqui hoje para celebrar o noivado de Rogério Silvestrin e Priscilla Sequalini. Movidos por este sentimento de alegria queremos orar e invocar a bênção de Deus sobre todos que aqui vieram para celebrar com os noivos mais este passo de extremos significado na vida deles.

O QUE É O NOIVADO?
É o tempo intermediário entre o namoro e o casamento firmado por duas pessoas que se amam. Portanto o noivado é um tempo onde à qualidade e reponsabilidade do compromisso firmado entre Rogério e Priscilla se torna maior que a do namoro. Podemos dizer também que o noivado é uma preparação para a união definitiva destas duas vidas que se amam.
Enquanto o namoro era o tempo para vocês se conhecerem melhor, o noivado é o tempo em que vocês declaram diante de Deus para toda família, amigos e irmãos, a decisão de viverem um para o outro definitivamente.

Neste dia especial na vida de você e de todos que compartilham da vida de vocês de alguma forma deixo aqui uma breve meditação da Palavra de Deus.
9 É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.
10 Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!
11 E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho?
12 Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. (Eclesiastes 4.9-12)
Este texto não trata da relação entre casais, embora muitos a leem dessa forma, mas sim da relação entre amigos, contudo ele apresenta algumas verdades que devem ser considerados na vida de todos os casais. Aprendemos neste texto que:

1 – É MELHOR TER COMPANHIA DO QUE ESTAR SOZINHO
9 É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. (Eclesiastes 4.9)
Nós seres humanos não fomos criados para a solidão. A solidão é incompatível com o projeto de Deus para nós seres humanos. É incompatível porque Deus é um, mas é um plural: Pai, Filho e Espírito Santo.
A Bíblia afirma que Deus nos fez a sua imagem e semelhança, conforme lemos:
27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1.27)
Se somos a imagem de um Deus que é plural, certamente ele nos fez para vivermos em uma unidade plural como Ele. Por isso diz a Bíblia:
18 Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". (Gênesis 2.18)
Dois pensam melhor do que um. Dois produzem mais do que um e neste sentido maior é a recompensa do trabalho. Dois se alegram com a recompensa do que realizaram.
Na solidão não importa o tamanho da recompensa, pois quando não se tem com quem comemorar, não tem sentido trabalhar. O trabalho é para que dele possamos desfrutar e celebrar a vida. Mas a vida só pode ser celebrada quando se tem com que compartilha-la.

2 – SE UM CAIR O AMIGO PODE AJUDAR A LEVANTAR
10 Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! (Eclesiastes 4.10)
Na relação de um casamento, relação pela qual vocês estão almejando e por isso estão hoje aqui assumindo um compromisso de noivado, o casal deve ser mais do que amigo um do outro. E digo que não é fácil ser mais do que um amigo.
Amigo é aquela pessoa que está sempre pronta a nos ajudar, a nos ouvir e a nos abraçar. O amigo está sempre lá. O amigo ele nos ajuda sem esperar receber nada em troca. O amigo nos faz sentirmos em casa, mesmo quando estamos na casa dele. Ele nos dá a liberdade de tirarmos o sapato e deitarmos no seu sofá, tomarmos a sua Coca geladinha. O amigo ele ouve nossas histórias e ri delas conosco. Mas ele ouve também nossos traumas, nossas taras, nossos pecados mais insanos e nos abraça, sem nos acusar, sem nos fazer sentirmos mais culpados por isso.
O amigo quando nos encontra caído, ele nos ajuda a levantar. No amigo encontramos o amor de Deus. No amigo Deus se faz presente para nós.
Rogério e Priscilla vocês precisam ser amigos um do outro. Vocês precisam ser mais do que amigos, serem cumplices um do outro. Vocês precisam ser tão unidos a ponto de se tornarem um.

3 – SE DOIS DORMIREM JUNTOS, VÃO MANTER-SE AQUECIDOS
11 E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? (Eclesiastes 4.11)
Como já disse anteriormente o texto não trata da relação de um casal, mas da relação existente entre amigos. Nos dias em que estas palavras foram escritas era muito comum que viajantes atravessassem desertos durante suas viagens. As noites nestes desertos eram muito frias, e muitos deles acabavam morrendo por causa do frio. Para evitar a morte alguns viajantes se uniam a outros e dormiam juntos para dessa forma se manterem quentes e vivos.
Na vida vocês enfrentarão muitos invernos, alguns mais rigorosos que outro e quando eles chegarem serão tentados a se separarem, a dormirem em camas separadas, mas não se afastem um do outro. Durante os invernos aqueçam um ao outro. Nunca se esqueçam o inverno passa, as lutas passam, e logo chega a primavera trazendo renovo a vida.

4 – UM CORDÃO DE TRÊS DOBRAS NÃO SE ROMPE COM FACILIDADE
12 Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. (Eclesiastes 4.12)
Penso que aqui se trata duma figura. É possível que existam diversas interpretações desta figura. Para nós esta figura, cordão de três dobras, significa: as duas dobras são vocês dois, Rogério e Priscilla. A terceira dobra é Jesus Cristo.
Um dos fortes motivos por que matrimônios fracassam é porque não se importam e nem contam com a terceira corda — Jesus Cristo. E Jesus vem a nós em meio às dores e sofrimentos do mundo. Chama-nos a caminhar com Ele quando diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6). Jesus ensinou e viveu o amor com as pessoas. Ele também deseja que vocês vivam o amor, na sua forma mais bela, na vida matrimonial.
Vocês chegaram até aqui para testemunhar que a partir da fé colocam as suas promessas mútuas de amor e fidelidade nas mãos de Deus e ao fazerem isso estão entregando a história de vocês nas mãos de Deus. A bênção de Deus já lhes foi dada, a permanência numa vida bem-sucedida, feliz será alcançada por vocês se permanecerem nas Palavras de Jesus. Que a Paz de Deus os acompanhe em toda a vida de vocês. Amém.´

Oração e troca de aliança pelos noivos

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
23/02/2019

Um comentário: