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sexta-feira, 3 de maio de 2019

SERMÕES 81 - A FAMÍLIA DE JESUS CRISTO NA PERSPECTIVA TEOLÓGICA (Primeira Parte)


A FAMÍLIA DE JESUS CRISTO NA PERSPECTIVA TEOLÓGICA
(Primeira Parte)

Quero iniciar essa série “Família Como Cristo” apresentando primeiramente a família de Jesus Cristo, isto é, os membros que compõem sua família. Em segundo lugar quero analisar com vocês como Cristo se relaciona com eles.
Iremos olhar para “A Família de Jesus na Perspectiva Teológica” com o fim de compreendermos de forma correta a família de Jesus Cristo, pois ela nos ajudará a construirmos conceito corretos sobre família e também a desconstruir conceitos errados a respeito da família de Jesus que nos foram ensinados ao longo dos anos.
Quem são os membros da família de Cristo? Acredito que você logo pensou em Maria e José, não é verdade? Mas seriam eles realmente os membros da família de Jesus? Se eles são membros da família de Jesus, qual o grau de parentesco deles com Jesus?
Acredito que é muito simplório dizer que José e Maria são os pais de Jesus. Essa afirmação simplória aprisiona Jesus na pessoa do Jesus histórico. Esse aprisionamento da pessoa de Jesus, no Jesus histórico, tem causado diversas distorções teológicas.


1 – CONHECENDO A VERDADEIRA FAMÍLIA DE JESUS
1 No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. 2 Ela (Palavra) estava com Deus no princípio.  3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. 4 Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. (João 1.1-4)
O apóstolo João está se referindo a pessoa de Jesus. Ele é a Palavra, o Logos que trouxe a existência o que não existia. Por meio dele todas as coisas foram feitas e sem ele nada do que existe teria sido feito.
João está dizendo que antes de Jesus ser filho de Maria e José, ele é o Filho de Deus, Ele é o Deus que junto com o Pai e com o Espírito Santo criou todas as coisas.
Jesus não foi gerado por Maria e José. Ele é quem criou Maria e José. Jesus não foi gerado, nem criado pelo Deus Pai, Ele é eterno, Ele sempre coexistiu com o Pai e com o Espírito Santo, por isso João afirma Ele estava com Deus no princípio (v.2).
Portanto a verdadeira família de Jesus é composta pelo Pai e pelo Espírito Santo. Jesus já pertencia a essa família antes de tomar a forma humana e nunca deixou de pertencer a essa família conforme podemos ler...
16 Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. 17 Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado". (Mateus 3.16,17)
Neste texto encontramos o Pai expressando seu amor pelo Filho, e o Espírito descendo sobre ele para guiá-lo em todo seu ministério. A família divina reunida diante os olhos de João Batista. Essa é a expressão mais verdadeira de família.

Ø  Distorções Teológicas Causadas Pelo Apego ao Jesus Histórico
Temos visto em nossos dias algumas distorções teológicas causadas pelo fato de estudarem a pessoa de Jesus Cristo a partir do Jesus histórico. Quando falamos do Jesus histórico, estamos falando do Jesus que viveu entre nós, que foi concebido pela virgem Maria.
·      Primeira distorção se encontra na pessoa de Maria, a mãe do Jesus Histórico – A Igreja Apostólica Católica Romana passou a dar um valor maior a pessoa de Maria, em relação aos demais seres humanos, por ter sido ela o instrumento de Deus para que a encarnação do Filho de Deus se concretizasse. A Igreja Apostólica Católica Romana deu a Maria o título de “Mãe de Deus” e deu a ela o poder de interceder, diante Jesus, pelos pedidos dos homens. Entretanto a Bíblia nos ensina que temos livre acesso a Deus, por meio de Jesus Cristo, e que só existe um intermediário entre nós e Deus, Jesus Cristo.
5 Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 6 o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo. (1 Tm 2.5,6)
Além de tudo a Bíblia diz que o Espírito de Deus habita em nós. Portanto não faz sentido algum buscar em Maria ou em qualquer outro nome, alguém que interceda por nós, sendo que Deus habita em nós e temos acesso pleno a Ele.
·      Segunda distorção se encontra na pessoa de JesusAlguns grupos religiosos que se denominam cristãos, afirmam que Jesus é menor que o Pai. Que Jesus foi gerado ou criado pelo Pai.
Paulo em sua carta aos Colossenses diz que Jesus foi o primogênito de toda criação, o que pode nos levar a pensar que Jesus foi criado. Contudo é importante compreendermos que este texto quer dizer que Jesus possuía a primazia e supremacia sobre toda criação, como Filho primogênito de Deus – o Filho que sempre coexistiu com o Pai e com o Espírito Santo.
Essa distorção já foi provada ser incabível pelas próprias palavras de João – “No princípio, Jesus o verbo que se encarnou, estava com Deus” (João 1.1,2).
Vejamos também algumas das afirmações de Jesus que coloca por terra essas falsas afirmações.
30 Eu e o Pai somos um. (João 10.30)
6 Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. 7 Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto". 8 Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta". 9 Jesus respondeu: "Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? 10 Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra. 11 Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras. (João 14.6-11)

2 – Como Se Relaciona A Família De Jesus?
Nessa família todos os membros são iguais, são consubstanciais – formados da mesma substância, da mesma essência –, todos trabalham em cooperação, todos buscam glorificar o outro, todos coexistem no outro; todos são um, na unidade mais perfeita e plena que possa existir. Cada membro tem sua função própria. São três pessoas distintas, mas iguais na sua essência. Essa relação é baseada e sustentada pelo amor. E no amor existe:
·      Confiança: O Pai confiou o seu Reino ao Filho.
22 Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o [Jesus] designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, (Efésios 1.22)
·      Compromisso: O Filho se comprometeu em sujeitar o Reino e entregá-lo ao Pai.
24 Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder. (1 Coríntios 15.24)
28 Quando, porém, tudo lhe estiver sujeito, então o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, a fim de que Deus seja tudo em todos. (1 Coríntios 15.28)
·      Interdependência: Pai, Filho e Espírito Santo trabalham juntos em dependência um do outro.
Se tomarmos a obra da criação como exemplo diríamos que:
§  Deus Pai é o criador – aquele que trouxe a existência os céus e a terra pela sua infinita sabedoria e poder. Ele foi o arquiteto.
§  Deus Filho é o coordenador – aquele que organizou todo o processo da criação; que pôs em ordem todas as coisas.  Ele foi o executor da obra.
§  Deus Espírito Santo é o aperfeiçoador – aquele que concluiu e preserva hoje toda a criação em ordem. Ele foi o decorador da obra. 
·      Comunhão: Tinham tudo é comum entre eles.
15 Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. (João 16.15)
A comunhão é fruto de se ter tudo em comum. Jesus afirma que tudo que pertence ao Pai, pertence a Ele e tudo que pertence a Ele foi confiado ao Espirito Santo. Portanto tudo que é de um é do outro. Tudo que um tem o outro tem. Tudo que um contém o outro contém.
·      Unidade: Eles são um.
30 Eu [Jesus] e o Pai somos um. (João 10.30)
19 pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às orações de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo. (Filipenses 1.19)
14 porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. (Romanos 8.14)
Antes gostaria de destacar que este texto nos prova que o Espírito Santo é uma pessoa. As ações de auxiliar e guiar são características únicas de seres pessoais – de uma pessoa. Elas querem dizer que o Espírito Santo irá se comunicar conosco.
Eles não só tinha tudo em comum, como eles são um no pensar, no agir e no sentir.
A unidade entre Pai, Filho e Espírito Santo é tão forte que o Espírito Santo é chamado ora como Espírito do Filho e ora como Espírito de Deus, se referindo ao Pai. Pai, Filho e Espírito Santo não podem ser divididos, pois coexistem um no outro e são consubstanciais, mesmo existindo na forma de três pessoas distintas.

Poderíamos destacar outras características existentes na família divina, na família de Jesus baseada nessa relação amorosa entre eles. Mas não teríamos tempo para todas elas nessa manhã. É nesse modelo divino de família que Deus baseou a construção da família humana.
Portanto quando falamos de família deveríamos olhar e viver na família Como Cristo olha e vive com sua família. Deveríamos nos relacionar com nossa família baseado no amor. Certamente o amor nos levará a confiarmos uns nos outros; a nos comprometermos uns com os outros; a sermos interdependentes, isto é, a construirmos juntos (marido, mulher e filhos) um lar saudável, onde cada um cumpre sua função nas tarefas domésticas. O amor nos levará a vivermos em comunhão, onde o que é meu é seu, pois trabalhamos pelo mesmo objetivo. A conquista de um é a conquista do outro. O amor nos conduzirá a vivermos a unidade, a compartilharmos e nos apropriarmos dos sonhos e sentimentos uns dos outros, tornando-os nossos também.

Reflexão Final:
1.      Sua família se relaciona como a família de Jesus? Todos se percebem existentes um no outro? Todos se veem iguais como seres humanos que são?
2.      O que sustenta o relacionamento de sua família? São os projetos? São os filhos? O dinheiro? O amor?

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira - 05/05/2019

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