PONHA ORDEM NO SEU MUNDO INTERIOR:
DESCANSO
Gordon MacDonal,
autor do livro “Ponha Ordem no Seu Mundo Interior”, afirma que nós cristãos
devemos guardar o princípio do descanso. Segundo ele o descanso promove a
restauração de nosso homem interior. O princípio do descanso ordenado por Deus
tem por objetivo fazer com que o homem pare para avaliar, contemplar e se
regozijar no que já realizou, como também o descanso no sétimo dia deve levá-lo
a olhar para o futuro e se organizar no presente para vivê-lo de forma a
alcançar os projetos de Deus. Portanto o
descanso sabático, segundo Gordon MacDonald, não visa se tornar um dia para
entretenimento, mas para uma restauração do nosso homem interior.
Nós cristãos
pouco falamos sobre o princípio do descanso, do quarto mandamento ordenado na
Lei de Moisés. Penso que pouco falamos por ser um assunto muito controverso
entre nós cristãos. Mas hoje vou me deter neste princípio devido ao seu valor
para a restauração do nosso homem interior e também de nossa saúde física.
Cristãos de
diferentes denominações concordam que é errado cultuar ídolos, blasfemar,
desrespeitar os pais ou cometer assassinato. Quando o assunto é a guarda do Dia
do Senhor, o entendimento comum desaparece.
Alguns defendem
que é necessário guardar literalmente o sétimo dia, o sábado de nosso
calendário baseados na Aliança Mosaica do Antigo Testamento (os adventistas e os judeus messiânicos).
Outros defendem a guarda do sétimo dia, mas compreendem que o sétimo dia é o
primeiro dia de nosso calendário, o domingo, baseados na Nova Aliança
estabelecida por Jesus (católicos,
protestantes, evangélicos e nós batistas).
Outros afirmam
que na Nova Aliança, firmada pelo sangue de Jesus na cruz, todos os dias são
santos, portanto o crente não deve se preocupar em guardar qualquer dia em
particular, mas viver todos os dias como se fossem o sétimo dia do Senhor (linhas do protestantismo e evangélicos).
Mas o que temos
visto em nossos dias e cada vez mais são cristãos desfrutando do dia do Senhor,
seja qual o dia que ele guarde, de modo muito semelhante aos não-cristãos. Nós
cristãos não temos dado o valor devido ao dia do descanso. O sétimo dia foi
santificado por Deus com o fim de produzir descanso a nossa alma e ao nosso
físico e dessa forma restaurar nosso homem interior. Este descanso restaurador
do nosso homem interior só pode ser experimentado numa comunhão profunda com
Jesus Cristo. Por isso hoje quero refletir com vocês sobre o princípio do
descanso.
O primeiro ponto que quero destacar a respeito do princípio do descanso é que ele surgiu antes da queda do homem no Éden.
1 – O DESCANSO SURGIU ANTES DA QUEDA
Uma das grandes razões para a existência do conflito
entre os cristãos a respeito do dia do descanso se
encontra no dia da semana em que deve ser guardado. Quando Moisés apresentou o
quarto mandamento da Lei de Deus, se definiu que o sétimo dia para o descanso,
conforme pode ler em Êxodo 20.8-11.
8 Lembra-te do dia de sábado (shabbat), para santificá-lo. 9 Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus
trabalhos, 10 mas o sétimo dia é o
sábado (shabbat) dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia
não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou
servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. 11 Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o
mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor
abençoou o sétimo dia e o santificou. (Êxodo 20.8-11)
A palavra shabbat foi transliterada e não
traduzida, dando origem à palavra sábado de nosso calendário. A palavra shabbat
significa descanso, tomar alento. Portanto o sábado de nosso calendário é o
sétimo dia da semana. Acredito que isso é indiscutível e como já dissemos
alguns cristãos se apegam a essa verdade fundamentada na Antiga Aliança.
Contudo a grande maioria dos cristãos de hoje
desconsideram este princípio do descanso por compreenderem que Jesus cumpriu
toda a lei, libertando-os da maldição da lei. De fato Jesus cumpriu toda a lei
de Moisés, tanto na esfera cerimonial, civil e moral. Dessa forma ele pode
morrer a nossa morte e nos libertar da maldição da lei. Nós não conseguimos
cumprir a lei plenamente, por isso Jesus veio ao mundo e se fez homem. Somente
Ele poderia cumpri-la.
Paulo afirma que ele foi obediente até a
morte, e assim nos libertou da Lei de Moisés que denunciava nossa natureza
pecaminosa, ao mesmo tempo, que ela nos apontava a justiça de Deus; e a
obediência de Jesus também nos salvou da condenação eterna pagando com sua
morte o salário do pecado.
Portanto não guardamos a Lei de Moisés com
o fim de sermos salvos por ela, como fazem os adventistas, pois nossa salvação
é fruto do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, ela nos é dada mediante a fé na
pessoa e obra de Jesus. Contudo devemos guardar os princípios ensinados por
meio da Lei de Moisés, entre eles o princípio do descanso. Este princípio nos
foi ensinado por Deus antes mesmo da Lei de Moisés, como podemos ver em Êx
20.8,11.
8 Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. [...] 11
Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que
neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo
dia e o santificou. (Êxodo 20.8,11)
“Lembra-te do dia de sábado” essa
expressão é uma afirmação que o princípio do descanso já era conhecido pelo
povo Hebreu e que é relembrado por Moisés no verso onze. Por isso podemos
afirmar que o princípio do descanso no sétimo dia é dado antes da lei de
Moisés. O principio do descanso não está vinculado a Lei de Moisés. Estou
falando do princípio ensinado por Deus e não de uma ordenança.
Nós batistas, assim como os cristãos
católicos, reformados e muitos evangélicos guardamos o domingo como o dia do
Senhor porque cremos que Jesus Cristo ressuscitou no domingo, inaugurando uma
nova era, uma nova criação, onde entramos no descanso eterno prometido por
Deus. Hoje vivenciamos esse descanso pela fé, e o experimentamos não completamente,
pois aguardamos a manifestação plena do Reino de Deus, conforme descreve o
autor de Hebreus 4.3a.
3a Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso. (Hebreus 4.3a)
O segundo ponto que quero destacar é que precisamos
guardar o descanso.
2 – PRECISAMOS
GUARDAR O DESCANSO
Creio que preciso deixar claro que não
estou falando de guardar o sábado literalmente, pois tal afirmação seria
contraria ao ensino bíblico. Estou falando de guardar o princípio do descanso
ensinado por Deus.
O apóstolo Paulo já em seus dias
confrontava os judeus que exigiam que os cristãos não-judeus guardassem o
sábado literalmente. Diante estes confrontamentos Paulo escreve aos irmãos de
Colosso a seguinte orientação:
16 Portanto, não permitam que
ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma
festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. 17 Estas coisas são sombras do
que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo. (Colossenses
2.16,17)
Paulo estava combatendo a literalidade do
cumprimento dessa lei, mas não o princípio da lei. O apóstolo afirmou
claramente que a celebração dos dias de sábado são sombras do que haveria de
vir e que Cristo é a realidade para a qual estas coisas apontavam.
Portanto a guarda literal do dia do sábado
ou domingo não traz implicações negativas para nossa salvação, uma vez que elas
apontam para Cristo que é a realidade por trás do significado do dia do
descanso. Com isso Paulo está afirmando que Cristo é o nosso sábado real, é o
nosso descanso verdadeiro. Nele encontramos descanso eterno para nossas vidas.
Precisamos descansar nossas vidas em Cristo, pois Ele é o nosso redentor e
consumador de nossa fé.
Aqueles que creem em Jesus Cristo se
apropriam do descanso sabático prometido por Deus ao seu povo. Este descanso
sabático é um descanso espiritual – um cessar eterno do domínio do pecado. O
descanso sabático se concretiza por meio do novo nascimento, onde nossa nova vida
em Cristo é vivenciada em plena comunhão com Deus.
A realidade de que em Jesus entramos no
descanso prometido por Deus, não anula o valor existente no princípio de
guardarmos o sétimo dia. Jesus nos ensina que o (sábado) descanso foi feito
para o homem e não o homem foi feito para o descanso. Portanto o descanso foi
feito para que o homem em Deus encontrasse restauração e refrigério para seu
viver. O dia do descanso é o dia para lembrarmos também que um dia viveremos o
descanso pleno e eterno. Toda luta, toda dor, toda lágrima cessará e tudo se
fará novo. Nossa alma viverá, nosso espírito se renovará, nosso corpo pulará de
alegria. Tudo novo se fará e você se deleitará e se alegrará eternamente em
Deus. E assim será o nosso descanso eterno em Cristo.
Mas hoje não podemos nos esquecer que a
Igreja de Cristo em seus primórdios guardava o sétimo dia no domingo. Portanto precisamos
santificar o dia do descanso, pois a ausência da guarda do princípio do
descanso pode trazer implicações graves ao nosso homem interior e
consequentemente a nossa fé. Mediante essa verdade trataremos em nosso próximo
ponto de como santificamos o dia do descanso.
3 – COMO
SANTIFICAMOS O DIA DO DESCANSO?
Jesus nos ensina que...
1.
Santificamos o dia do descanso
quando valorizamos mais a vida do que a religiosidade – A religiosidade é marcada por um culto
ausente de misericórdia e carregada de legalismo. Jesus usa da palavra do
profeta Oséias para afirmar que Deus deseja misericórdia e não sacrifícios.
Ofertas apresentadas sem uma vida de amor é ofensa e não oferta a Deus. Essa
verdade é ensinada no texto de Mateus 12.1-8.
1 Naquela ocasião Jesus passou pelas
lavouras de cereal no sábado. Seus discípulos estavam com fome e começaram a
colher espigas para comê-las.
2 Os
fariseus, vendo aquilo, lhe disseram: "Olha, os teus discípulos estão
fazendo o que não é permitido no sábado". 3 Ele respondeu:
"Vocês não leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam com
fome? 4 Ele entrou na casa de Deus, e juntamente com os seus
companheiros comeu os pães da Presença, o que não lhes era permitido fazer, mas
apenas aos sacerdotes. 5 Ou vocês não leram na Lei que, no sábado, os
sacerdotes no templo profanam esse dia e, contudo, ficam sem culpa? 6 Eu
lhes digo que aqui está o que é maior do que o templo. 7 Se
vocês soubessem o que significam estas palavras: ‘Desejo
misericórdia, não sacrifícios’, não teriam condenado inocentes. 8 Pois
o Filho do homem é Senhor do sábado". (Mateus
12.1-8)
2.
Santificamos o dia do descanso
quando fazemos o bem – Jesus é o nosso referencial de como devemos viver e sem dúvida
é o nosso referencial de como devemos santificar o dia do descanso. Ele afirma
que nos é permitido fazer o bem no sábado, no dia do descanso. Curar pessoas,
socorrer necessitados, confortar os feridos, abrigar os desabrigados, alimentar
os famintos, lutar pelos injustiçados e tratar o seu próximo com amor. Através
de todas estas atitudes você está santificando o dia do descanso e alegrando o
coração de Deus.
Mas creio que seja
relevante dizer, devido aos dias em que vivemos, que atitudes de amor não são
demonstradas apenas em ações positivas e proativas que visam o bem-estar do
nosso próximo. Você também pode demonstrar atitudes de amor refreando atitudes
negativas para com seu próximo. Como? Não sendo racista, nem fascista, nem homofóbico,
xenofóbico, feminicida, pedófilo, ladrão, estelionatário, corrupto, nem mesmo um
religioso legalista, extremista e sectário. Refreando estas atitudes negativas
você está santificando o dia do Senhor, pois já está fazendo o bem, conforme
aprendemos no texto de Mateus 12.9-12.
9 Saindo daquele lugar,
dirigiu-se à sinagoga deles,
10 e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada. Procurando um motivo
para acusar Jesus, eles lhe perguntaram: "É permitido curar no sábado?"
11 Ele lhes respondeu: "Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair
num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá? 12 Quanto
mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é
permitido fazer o bem no sábado". (Mateus
12.9-12)
3.
Santificamos o dia do descanso
quando vamos à Igreja – Jesus costumava ir à sinagoga. O que são nossos templos hoje
para nós, eram as sinagogas no tempo de Jesus. Os judeus iam às sinagogas para
prestarem louvores a Deus e aprenderem mais de Deus por meio de Sua Palavra.
Jesus como um bom judeu aprendeu a valor desta tradição.
16 Ele foi a Nazaré, onde havia
sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como
era seu costume. (Lucas 4.16)
Ir à igreja ou ao templo no dia do
descanso é importante para nos ajudar a compreendermos a vontade de Deus para
nós. Através do aprendizado obtido pela leitura da Bíblia podemos se necessário
alinhar ou realinhar nossas vidas a fim de glorificarmos a Deus. Na igreja
encontramos maior clareza para nos mantermos firmes em nossa missão (ou pelo
menos deveríamos encontrar, infelizmente muitas igrejas hoje não ensinam o
evangelho de Jesus Cristo, mas outro evangelho).
Participarmos do culto na igreja no dia
do Senhor também nos fortalece espiritualmente, pois a comunhão e a troca de
experiências com os irmãos nos proporciona força para continuarmos firmes em
nossa fé.
4.
Santificamos o dia do descanso
quando nós paramos tudo por Deus – Este é o princípio primordial do sétimo dia. Ele é antes
de qualquer coisa um tempo de parar, de cessar todo trabalho. Até mesmo os
servos deviam parar conforme lemos em Êxodo 20.10.
10 mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás
trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas,
nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. (Êxodo 20.10)
A razão de Deus
ordenar que cessasse todo trabalho era para se dedicarem a Ele. Este era um
tempo de buscar ao Senhor, de realizar coisas para Deus. O fim de parar não era
para dormirem o dia inteiro, não era para se dedicarem ao lazer, mas para se
encontrarem com Deus e Nele se regozijarem de todo trabalho.
Em nossos dias
somos tendenciosos a tirarmos o dia do Senhor para fazermos um churrasco, um
passeio no parque ou no shopping, fazermos reparos em nossas casas ou
simplesmente dormirmos. O fazer estas coisas em si mesmo não é errado, podem
ser feitas, mas precisam ser feitas de forma contemplativa, com um coração
voltado a Deus. Devem ser feitas em atitude de gratidão a Ele pela vida e pela
bênção de poder reunir a família, comer um churrasco, fazer um passeio e de ter
uma casa para morar.
Quando estas
atividades não são feitas com o fim de promoverem um encontro seu com Deus,
quando não são compreendidas como um meio de você experimentar Deus juntamente
com sua família e amigos, quando essas atividades roubam suas energias e tempo
impedindo que você contemple Deus no dia em que deveria dedicar a Ele, essas
atividades se tornam pecado, pois te fazem errar o alvo.
No dia do Senhor devemos
parar tudo por Deus. Ele deve ser a razão do nosso parar. Devemos parar tudo
para ouvi-lo, adorá-lo e percebê-lo em nossas vidas. Não é dia de produzirmos.
Seis dias nos foram dados para produzirmos, mas o sétimo dia nos foi dado para
desfrutarmos a vida com Deus.
5.
Santificamos o dia do descanso
quando paramos para recordar quem éramos e quem nos libertou – Este era um dos propósitos do
estabelecimento do dia do Senhor conforme podemos ler em Deuteronômio 5.15.
15 Lembra-te de que
foste escravo no Egito e que o Senhor, o teu Deus, te tirou de lá com mão poderosa e com braço
forte. Por isso o Senhor, o teu Deus, te ordenou que guardes o dia de sábado. (Deuteronômio 5.15)
O dia do
Senhor também nos foi dado para lembrarmos que éramos escravos do pecado e que
estávamos condenados à morte eterna. Muitos de nós éramos escravos das drogas,
do cigarro, da rejeição, da culpa, da imoralidade e todos nós éramos culpados
diante de Deus. Talvez alguns de nós ainda estejamos lutando contra estes
pecados. Mas também é tempo de lembrarmos que Jesus com sua morte na cruz nos
libertou da condenação eterna e pagou o preço de toda divida que era contra nós.
Trazermos
a memória a nossa história, quem éramos e quem nos libertou do Egito espiritual
gera em nós humildade, submissão, satisfação e paz com Deus.
CONCLUSÃO
Concluo essa mensagem afirmando que ao
santificarmos o dia do descanso corretamente proporcionamos ao nosso homem
interior o refrigério e a restauração de nossa força espiritual para que
possamos continuar nossa jornada da vida saudáveis.
Devemos praticar o princípio do descanso
compreendendo que em Cristo já experimentamos o descanso prometido por Deus,
pois Nele vivemos em plena comunhão com Deus Pai, mas ainda experimentamos este
descanso não em sua plenitude, mas quando Jesus voltar e seu Reino se
manifestar plenamente viveremos a promessa de forma plena. Tudo novo se fará.
Como diz a canção – “O poder do Altíssimo te envolverá. Tua alma viverá, teu
espírito renovará e no teu corpo tudo novo se fará”. (colocar a música – Vento
do Espírito).
Pr. Cornélio
Póvoa de Oliveira
30/08/2020
SÓ FALTA VOCÊ CONFIRMAR O QUE ESTÁ ESCRITO EM EXODO CAPITULO 20 VERS 08 A 14, NO MAIS ESTÁ TUDO CERTO
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