Translate

terça-feira, 16 de novembro de 2021

SERMÕES 142 - CONHECENDO NOSSA MISSÃO

CONHECENDO NOSSA MISSÃO

Série: Identidade 2021

 

Estamos na série “Identidade 2021”. Através dessa série pretendemos deixar claro qual a nossa identidade como igreja. Hoje nosso tema é “Conhecendo Nossa Missão”. Existem características que nos identificam como Batistas e também possuímos características peculiares a nossa igreja local. Precisamos trazer constantemente a nossa memória o que Jesus Cristo deseja realizar através de nós, como igreja em Itapevi.

Uma vez que nos ficou claro que tipo de igreja Deus desejava que nos tornássemos e como Ele queria que fôssemos conhecidos em nossa cidade, isto é, uma vez que ficou definido qual o tipo de casa que iremos construir e porque iremos construí-la, era preciso definir como iríamos construí-la, em outras palavras, como iríamos alcançar nossa visão. Para isso definimos nossa missão. Ela nos conduzirá no caminho para alcançarmos nossa visão.

Vejamos, portanto nossa declaração de Missão.

 

1 – NOSSA MISSÃO

Ø  Nossa Missão: Conectar todas as pessoas a Deus através do servir.

Como já afirmarmos nossa declaração de missão tem o fim de nos levar a cumprirmos nossa visão como igreja local, mas ao mesmo tempo ela nada mais é do que o cumprimento da tarefa que Jesus deixou a sua igreja espiritual e universal, independente de tempos e lugares onde estejam elas estabelecidas, conforme lemos em Mateus 28.19,20.

19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28.19,20)

Ao cumprirmos a ordem de Jesus “façam discípulos” nós estamos conectando as pessoas a Deus. Só podemos formar discípulos se levarmos pessoas a se conectarem com Deus, e somente conectados com Deus e movidos pelo poder do Espírito Santo poderemos expressar o amor de Deus e vivermos como comunidade.

Conectar pessoas a Deus é reconcilia-la com Deus. Para isto fomos chamados, conforme descreve o apóstolo Paulo em 2 Coríntios 5.18.

18 Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, (2 Coríntios 5.18)

Paulo afirma a igreja de Corinto que Deus havia reconciliado cada um dos irmãos consigo mesmo por meio de Cristo e que eles, agora conhecedores desta verdade, deveriam anunciar essa reconciliação que foi feita por Cristo na cruz.

Esse ministério da reconciliação vem sendo passado de geração em geração e hoje está sob nossa responsabilidade anunciar a nossa geração e as gerações mais novas essa verdade. Ao exercermos o ministério da reconciliação que nos foi confiado, estamos conectando todas as pessoas a Deus. Surge então a pergunta:

 

2 – COMO REALIZAREMOS NOSSA MISSÃO?

O que faremos para conectar as pessoas a Deus? Existem diversas formas de conectarmos as pessoas a Deus, de apresentarmos o evangelho da reconciliação a elas. Com isso entendemos que existem diversas maneiras de realizarmos nossa missão. Nós sabemos que precisamos servir todas as pessoas para podermos conectá-las a Deus, não somente as que já estão conectadas. Precisamos abraçá-las, amá-las e se preciso for dar nossas vidas por elas para que elas possam conhecer o amor de Deus através de nós e assim sermos uma expressão do amor de Deus.

Devemos servir assim como Jesus serviu. Ele é o nosso modelo a ser seguido. Veja suas palavras registradas no evangelho de Marcos 10.45.

45 "Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". (Marcos 10.45)

A palavra SERVIR nos inspirou a construirmos um acróstico com o fim de nos ajudar a guardar os diversos caminhos para o cumprimento de nossa missão – conectar todas as pessoas a Deus através do servir.

Apresento mais uma vez o nosso acróstico para aqueles que ainda não o conheciam e o apresento como um reforço para aqueles que já o conheciam – SERVIR: socializar, ensinar, reconciliar, vigorizar, integrar e relacionar-se.

 

S

ocializar

E

nsinar

R

econciliar

V

igorizar

I

ntegrar

R

elacionar-se

 

Todas estas ações são extremamente importantes para nós, pois é por meio delas que desejamos conectar as pessoas a Deus e assim alcançarmos nossa visão: “Sermos uma comunidade onde cada membro seja uma expressão do amor de Deus”. Diante disso vamos esclarecer o que desejamos realizar através de cada uma destas ações.

 

3 - SOCIALIZAR

S

ocializar

- capacitar as pessoas a se tornarem cidadãs.

 

13 "Mas, quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos, e os cegos. 14 Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos". (Lucas 14.13,14)

Através da socialização desejamos capacitar as pessoas a se tornarem cidadãs itapeviense, brasileira e mundial.

Queremos que as pessoas possam viver com dignidade a partir do conhecimento de seus direitos como cidadãs deste mundo. Para isso desejamos prover ensino acadêmico e profissional que possam construir nelas sua cidadania. Hoje fazemos isso através de nossa Escola Batista.

Desejamos também socializar pessoas que foram colocadas para fora da sociedade por terem se envolvido com o mundo das drogas, do crime, etc. Através do Ministério de Ação Social queremos como igreja socorrê-las tratando-as com dignidade e dar a elas suporte para que possam ser reintegradas a sociedade.

Pretendemos criar projetos sociais que nos viabilizem socializar vidas ou nos unirmos a projetos já existentes independentes que sejam eles cristãos ou não.

 

4 - ENSINAR

E

nsinar

- levar pessoas a se tornarem como Cristo.

 

Através do ensino desejamos tornar as pessoas mais parecidas com Cristo. Não apenas salvas, mas torna-las discípulas de Jesus Cristo e assim cumprirmos o que Cristo nos ordenou: 19 “...façam discípulos [...]. 20 ensinando-as a obedecerem a tudo o que eu lhes ordenei...”. (Mt 28.19,20)

Não é o nosso objetivo como igreja fazermos frequentadores de igreja, por isso nossos cultos não tem o objetivo de agradar as pessoas, mas de ensina-las com seriedade para que possam se tornar como Cristo.

 

5 - RECONCILIAR

R

econciliar

- conduzir pessoas a Cristo.

 

15 E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas". (Marcos 16.15)

Esse é o objetivo central de nossa missão, de nossa existência como igreja. Desejamos conectar todas as pessoas a Cristo, ou seja, conectar todas as pessoas a Deus. Tudo que fazemos aqui, todas as nossas atividades tem esse objetivo final.

 

6 - VIGORIZAR

V

igorizar

- Tornar mais forte os valores e princípios do Reino de Deus na vida das pessoas.

 

33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. (Mateus 6.33)

Quando falamos de vigorização estamos dizendo que queremos tornar mais forte e visível os valores e princípios do Reino de Deus em nossas vidas como comunidade e como indivíduos. Quando falamos de valores e princípios estamos tratando daquilo que nos define como pessoas e que norteiam todas nossas decisões, sejam elas no âmbito familiar, profissional e também eclesiástico. Os valores são aquilo que acreditamos e que formam nosso caráter, ainda que algumas pessoas possam não saber definir seus valores, ao tomar decisões elas os fazem baseados naquilo que elas têm como princípios.

Portanto nós a Primeira Igreja Batista de Itapevi iremos servir a todas as pessoas, a partir dos valores e princípios de Deus, e não dos valores e princípios determinados pela cultura emergente de nossos dias.

Somente quando os valores e os princípios de Deus estiverem integrados a sua vida, você poderá tomar decisões coerentes com a vontade de Deus. Quando os valores e princípios de Deus se tornarem seus valores e princípios, sua vida e tudo que Deus colocar em suas mãos serão uma manifestação clara do Reino de Deus neste mundo presente. 

 

7 - INTEGRAR

I

ntegrar

- levar as pessoas ao batismo e membresia.

 

Com integração nós queremos levar as pessoas ao batismo e membresia. Queremos que elas venham fazer parte de nossa membresia, se engajar conosco neste projeto de sermos uma comunidade onde cada membro seja uma expressão do amor de Deus, e dessa forma nos ajudar em nossa missão de conectar todas as pessoas a Deus.

 Jesus disse que precisamos fazer discípulos de todas as nações, batizando-os e ensinando-os a obedecer a tudo o que ele nos ordenou. Não queremos realizar esta tarefa pela metade. Não queremos apenas fazer discípulos e deixa-los a mercê, desejamos batizá-las e ensiná-las conforme nos ordenou Jesus.  Entretanto só poderemos ensiná-las se andarmos lado a lado com elas. Por isso se faz necessário integrarmos cada discípulo na vida da igreja. Temos um ministério com este fim, o Ministério de Integração.

A Bíblia recomenda que estejamos juntos. Hebreus 10.25 diz:

25 Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. (Hebreus 10.25)

Uma vez que o Ministério de Recepção faz o primeiro contato através das fichas com o visitante, o Ministério de Integração entra em contato com estes visitantes. Uma vez que este visitante começa a frequentar nossa igreja, o Ministério de Integração atua como um facilitador para aqueles que chegam à igreja, agendando sua participação no Café com os Pastores. Mas sou eu e você que de fato precisamos fazer com que as pessoas se integrem a vida da igreja. É no relacionamento pessoal que as pessoas se sentem amadas e acolhidas.

Portanto mesmo que você não seja do ministério de integração ou da recepção você precisa acolher bem todas as pessoas que entrarem na igreja. Quando vir um visitante procure-o no final do culto e mostre que ficou feliz por ele ter vindo. Ajude-nos a integrar as pessoas na vida da igreja.

 

8 – RELACIONAR-SE

R

elacionar-se

- ajudar as pessoas a construírem relacionamentos saudáveis.

 

É nosso desejo ajudar as pessoas a construírem relacionamentos saudáveis. Vivemos em um mundo onde o amor se tornou uma palavra sem sentido. Confundem amor com possessão, com subjugar ou ainda com prazer. Amam fazendo do amado ou da amada sua propriedade particular, amam oprimindo e destruindo a alma do outro, amam enquanto a pessoa lhe dá prazer, mas ao não oferecer mais prazer a descarta como se descarta uma casca de banana.

Vivemos numa época que para se definir amor é preciso acrescentar diversos adjetivos, pois só a palavra amor já não é suficiente em si mesmo. A palavra “amor” tem sido mal usada, está deteriorada e distorcida devido ao seu mau uso.

Entretanto amar ainda é e sempre será a sustentação de qualquer sociedade, da micro a macro. Nós queremos como igreja ajudar as pessoas a reconstruir seus relacionamentos e sua compreensão do amor, a partir de uma relação amorosa com Cristo Jesus.

12 Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos,... (1 Tessalonicenses 3.12)

O amor é a base para sustentar qualquer relação. É preciso ter amor pelos filhos para construir uma relação familiar saudável. É preciso ter amor pelo cônjuge para se construir uma relação conjugal saudável. É preciso ter amor pelos irmãos e amigos para se construir uma relação fraternal saudável.

Queremos oferecer um ambiente saudável, amável, benigno para que as pessoas possam construir relacionamentos saudáveis e duradouros. Todo ser humano precisa amar e ser amado. As pessoas buscam um lugar para serem acolhidas e não julgadas. Um lugar que as ajudem a consertarem suas vidas e não as oprimirem por seus erros.

Nosso desejo é ajudar famílias e pessoas que estão sofrendo, que se encontram desejosas de alcançarem cura para seu casamento, para a relação com seus filhos, com seus pais e irmãos.

Queremos investir no ministério de casais com o fim de ajudarmos os casais a construírem uma relação saudável. Da mesma forma queremos investir nos GPs com o fim de proporcionarmos um lugar onde você possa construir relações fraternais verdadeiras, que te ajudem a viver amizades profundas, em meio a sociedade liquida que vivemos.

 

CONCLUSÃO

Nossa missão só alcançará êxito se você se engajar em um dos nossos ministérios e nos ajudar por meio deles a conectar todas as pessoas a Deus. Cada letra do nosso acróstico SERVIR é importante para alcançarmos nossa visão. Através do SERVIR pretendemos atuar em todas as dimensões da vida do ser humano, ajudando as pessoas a reconhecerem Jesus Cristo como Senhor e Salvador de todas as dimensões de suas vidas.

Nós evangelizamos quando pregamos a Palavra de Deus, mas também evangelizamos quando ajudamos pessoas a se reconciliarem com a vida, com seu cônjuge, com os filhos; evangelizamos quando ajudamos pessoas no aprendizado acadêmico e profissional; evangelizamos quando suprimos pessoas em suas necessidades emergenciais, evangelizamos quando invadimos a vida das pessoas com o amor de Deus.

Eu convido você a se engajar conosco neste projeto. Não apenas assista aos cultos, entre em um ministério e comece a trabalhar, se torne membro de um de nossos grupos pequenos.

Você é importante para nós! Deus te trouxe a esta igreja para que através dela você possa servi-Lo, portanto seja voluntário em um de nossos ministérios e nos ajude a cumprir nossa missão. Venha junto conosco conectar todas as pessoas a Deus. Deus te abençoe!

 

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

14/11/2021 (noite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário