Translate

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

REFLEXÃO 2 - SALMO 23 - 1

REFLEXÃO – SALMO 23 – 1

INTRODUÇÃO: O Salmo 23 é um belo cântico que retrata a confiança de Davi em Deus. Neste Salmo Davi apresenta Deus como o grande Pastor que prove as necessidades de suas ovelhas e as protege (vv.1-4) e como um bondoso Hospedeiro que protege e prove abundantemente seus hóspedes (vv.5-6).

1 – Uma declaração de fé (v.1)
Ao declarar que o Senhor é o seu Pastor e que nada lhe faltaria, Davi, estava expressando sua confiança em Deus. A figura do pastor retrata o Senhor como guia, protetor e companheiro constante.
Davi entendia que Deus era Deus em sua vida em todos os momentos dela. Não importava a situação, não importava a necessidade, não importava se em períodos de guerra ou paz. O Senhor era o seu pastor e nada lhe faltaria em tempo algum.
Há um dito no exército que afirma que: “todo soldado, numa trincheira, crê em Deus”. Mas a fé no Divino é necessária a todos, não apenas aos que enfrentam perigo de morte.
Precisamos de fé em nosso dia-a-dia. Davi reconhecia a soberania e a graça de Deus nos tempos de normalidade, isto é, no dia-a-dia de sua vida.
Você e eu devemos fazer o mesmo. Hoje mesmo devemos fazer confissão contínua do senhorio de Jesus Cristo sobre nossas vidas, devemos estar constantemente afirmando nossa fé. Declare todos os dias sua fé em Jesus Cristo e em Sua Palavra e você verá que sua vida mudará. Você se tornará mais autoconfiante uma vez que sua fé o encorajará a realizar coisas que anteriormente você temia.

2 – Como Deus cuidava de sua vida (vv.2-3)
2.1 – Pastos verdejantes – nos falam de necessidades físicas. Quando as ovelhas são colocadas em pastos verdejantes? Quando possuem necessidades físicas, isto é, precisam se alimentar. Quando elas se deitam em pastos verdejantes? Quando estão satisfeitas. Nosso Deus prove para nós o que precisamos. Jesus disse que não precisaríamos nos preocupar com o que vestir e nem com o que comer (Mt 6:25,26,31,32) que nosso Pai celestial proveria isto para nós. Precisamos crer nas palavras de Jesus.
Então não fique murmurando, falando palavras negativas. Declare sua fé em Jesus e em Sua palavra, agradecendo pela provisão que seus olhos ainda não contemplaram. Fé é a certeza de coisas que se esperam (Hb 11:1), e não daquilo que se tem.
2.2 – Águas de descanso, refrigério da alma – nos falam de necessidades espirituais. Só de ler estas palavras já podemos sentir a paz que provém destas águas. Esta frase tipifica a inteireza abençoada do Espírito Santo, uma plenitude adequadamente simbolizada pela linda figura de “águas de descanso”.
Quando a pessoa confessa os pecados a Deus ela é purificada pelo sangue de Jesus Cristo. Então a Jesus Cristo a fonte da vida, derrama sobre esta pessoa o Espírito Santo, e esta passa a experimentar uma paz indescritível, passa a experimentar a vida de Deus fluindo em seu interior. Davi pecou e experimentou o renovo que o Senhor dá a aqueles que perdem perdão de seus pecados (Sl 32:3-7).
Jesus quer que estas águas transbordem em nossas vidas (Jo 7:37-39), isto é, Ele deseja que todos nós tenhamos de Sua vida em abundância. Jesus mesmos disse: “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10:10). Todos que crerem Nele poderão beber destas águas, poderão receber do Espírito Santo, e terem descanso eterno para suas almas. 
2.3 – Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome – nos falam de orientação para as lutas do dia-a-dia. Em meio às lutas do dia-a-dia, em meio à competição que vivemos todos os dias, nossos corações muitas vezes ficam perturbados e não sabemos muitas vezes como nos portarmos diante determinadas situações. Davi compreendia que Deus era Senhor em todas as coisas e Dele esperava orientações (Sl 32:8). Devemos nos lembrar que Davi era rei em Israel e como rei tinha que tomar muitas decisões difíceis, entretanto ele confiava em Deus como seu guia e instrutor.
Nós também devemos ter esta compreensão e entendermos que Deus tem prazer em nos orientar e em nos instruir. Não devemos nos precipitar em fazer negócios ou tomar decisões em nossos lares sem estar colocando tudo nas mãos de nosso Deus.
Creia Deus entende de seus negócios melhor do que você; confie Nele ore a Ele, peça orientação e confie em sua resposta.

CONCLUSÃO: Declare que Jesus Cristo é Senhor de sua vida hoje. Não espere os tempos de guerras, de luta para crer que Jesus é o Sumo Pastor.
Davi nos ensina nos versos que estudamos hoje que devemos confiar em nosso Grande Pastor todos os dias e não apenas nos momentos difíceis da vida. Se você crer, Jesus, estará sempre provendo para você o que necessita não importa se é físico, espiritual. Jesus cuidará de suas necessidades e te orientará no dia-a-dia de sua vida. Tão somente creia.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

3 comentários: