Translate

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

REFLEXÃO 3 - SALMO 23 - 2

REFLEXÃO – SALMO 23 – 2

INTRODUÇÃO: Hoje vamos continuar nossa reflexão sobre o Salmo 23. Estudaremos o verso 4.

            1 – Em tempos de perigo
Ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte – Esta frase nos mostra que Davi se referia nos versos anteriores a um tempo de vida normal, sem grandes dificuldades. Entretanto, ele introduz agora uma declaração de fé, que está se referindo a momentos que poderiam vir em sua vida, momentos estes de grandes dificuldades, momentos de grande perigo.
Todos estamos sujeitos a estes momentos. O perigo resulta de muitas razões: pecado, fraqueza, tentação, temor da morte, frustrações, etc.
Esta frase também nos faz perceber que Davi, assim como nós, estava sujeito a momentos de crise, de perigo, de dificuldades. Deus não havia dito a Davi que se ele fosse fiel jamais passaria pelo vale da sombra e da morte. O Salmo 22 mostra Davi passando por sofrimento, perseguição e pedindo a Deus auxilio. Sl 22:1-2 – Davi se sente sozinho, parece estar no deserto. Não consegue ouvir a voz de Deus. Você já não se sentiu assim também? Sl 22:20-21 – Davi esta sendo perseguido por seus inimigos e estes tentam contra sua vida. Quantas vezes não somos perseguidos em nossas vidas por causa de nossa fé em Cristo Jesus. Se você não está sendo perseguido, caçoado é porque talvez algo esteja errado em sua vida.
Ao entregar sua vida a Jesus Cristo você não estará isento de sofrimento, de lutas, de dores. Jesus mesmo disse que seriamos perseguidos e odiados por causa de Seu nome.
É na continuidade deste verso que poderemos perceber o quanto Davi era um homem de fé. Sua fé o fortalecia mesmo nos tempos de perigo e de crise.

2 – Afirme a presença do Senhor mesmo durante o perigo
Não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo – Davi não disse que nenhum mal lhe atingiria. Entretanto afirmou que não temeria mal nenhum, porque Deus estava com ele.
Davi não via sinal algum da presença de Deus, nem ouvia o cicio suave de sua voz. Contudo, mesmo nesta situação ele se recusou a aceitar o assalto das ameaças circunstanciais e dos perigos do vale escuro como o da morte. Ele simplesmente afirmou a presença de Deus.
Você e eu podemos fazer o mesmo durante nossas épocas de perigo. Quando você andar por um vale tão escuro quanto o da morte, não olhe para a situação e circunstâncias ao seu redor. São enganosas. Se você der ouvidos aos seus sentimentos, será derrotado.
A confiança de Davi contra o mal estava no fato de que o Senhor era presente em sua vida. O que levou Davi a derrotar o gigante Golias, sua confiança em Deus (1 Sm 17:45) e não em armas humanas. Ao dizer que ele iria em nome do Senhor, estava afirmando que confiava na presença do Senhor naquela luta. Como você derrotará os gigantes que se levantarem contra sua vida? Confiando na presença de Deus.
Jesus prometeu que estaria conosco até a consumação do século (Mt 28:20). Devemos crer nessas palavras, embora você não sinta a presença de Jesus com você todos os dias, Ele está com você! Jesus não mente, Amém.
Declare todos os dias que levantar diga a você mesmo: Jesus está comigo e tudo posso naquele que me fortalece.

3 – Reconheça a proteção de Deus
Davi reconheceu a proteção de Deus, dizendo: A tua vara e o teu cajado me consolam. Os pastores, na época de Davi, usavam a vara para repelir os animais que ameaçassem a segurança do rebanho. Quando animais selvagens tentavam atacar as ovelhas, o pastor usava sua poderosa e forte vara a fim de afugentá-los.
Davi usou esta analogia em seu relacionamento com Deus. Ele comparou Deus a um pastor, dizendo, com efeito: “Deus leva uma vara a fim de proteger-me”. Davi como pastor sabia que Deus estaria pronto a dar sua vida por ele se necessário.
Em vez de permitir que a conscientização do perigo ao seu redor aumentasse, ele afirmava que Deus o cercava e o guardava.
Muitas pessoas ficam sofrendo porque não conseguem visualizar Deus as protegendo. Estas pessoas não conseguem descansar em Deus, embora no fundo gostariam muito de conseguir faze-lo. Isto se deve porque não aprenderam a crer. Não temos o habito de exercitar nossa fé.
Por isso te digo: declare sua fé todos os dias no Senhor. Fale em voz alta o que Deus é para você todos os dias. Você verá que sua fé irá se fortalecer. As palavras fazem grande diferença em nossas vidas.
 Davi tendo aprendido a linguagem da fé, encontrava-se seguro no meio das guerras e conflitos da vida. Em vez de ficar pensando nas dificuldades, no inimigo, nas lutas do dia-a-dia, Davi sonhava com a proteção de Deus; Davi visualizava Deus com seu cajado o guardando e o protegendo de seus inimigos.

4 – Reconheça a liderança de Deus
Em meio ao perigo Davi declarou a liderança de Deus: Tua vara (proteção) e teu cajado me consolam. O cajado é uma vara longa com uma extremidade curva como um anzol. O pastor leva consigo o cajado o tempo todo. Quando uma ovelha sai do caminho, o pastor estende o cajado, engancha-o em torno do pescoço dela e, gentilmente, a leva para a direção certa. Da mesma forma, Deus, pelo poder do Espírito Santo, guia-nos no caminho direito. Com a proximidade do perigo, Davi aprendeu a linguagem da fé que declara a liderança de Deus.
Quando tudo parecer escuro e sem esperança, e você sentir-se perdido, a vaguear pela estrada da vida, não fique confundido nem preocupado. Antes, se lance com fé nos braços do Senhor e deixe Ele te guiar.
Declare a liderança do Senhor Jesus em sua vida e Ele endireitará as suas veredas (Sl 32:8).

CONCLUSÃO: Você e eu não precisamos ter medo dos dias maus, não precisamos ter medo do perigo, porque o Deus Todo-poderoso estará sempre conosco e Sua vara e Seu cajado sempre nos consolará.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário