Translate

sábado, 29 de janeiro de 2011

REFLEXÃO 4 - SALMO 23 - 3

REFLEXÃO – SALMO 23 – 3

INTRODUÇÃO: Hoje estudaremos os dois últimos versículos do Salmo 23, encerrando com estes versos nossa reflexão sobre este salmo.

1 – Preparas-me uma mesa (v.5)
Estas palavras iniciais do verso nos mostram que Davi, agora está falando com Deus, não mais o tratando como um Pastor e sim como um bom hospedeiro.
Davi sabe que Deus tem grandes bênçãos para dar aos seus filhos, àqueles que Nele confiam. Diante deste conhecimento, ele pede a Deus que este prepare a ele uma mesa, isto é, uma refeição. Davi necessitava de ter forças para continuar seu trabalho, seu ministério, para continuar a viver de forma agradável a Deus. Por isso recorre ao Senhor como fonte de alimento para sua alma.
Todos nós precisamos nos alimentar de Deus. Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Mt 4:4). Jesus também disse que era necessário que comêssemos de sua carne. Ele estava dizendo que era necessário que recebêssemos de sua vida, e isto, acontece quando cremos que Ele é o único Senhor.
            A mesa já está preparada, o Cordeiro já foi imolado, coma de sua carne para que vivais. Jesus é o Cordeiro de Deus, creia Nele, se alimente Dele pela fé e terás a vida eterna.

2 – Na presença dos meus adversários (v.5)
           Muitos são os nossos adversários. Lutamos contra Satanás e suas hostes malignas que muitas vezes nos atacam com ousadia e algumas vezes de forma camuflada; lutamos contra o mundo que está debaixo do governo de principados e potestades, que tenta por meio da mídia ou de leis impedirem nossa verdadeira adoração a Deus; lutamos contra nossa carne que vive tentamos nos desviar dos propósitos de Deus, dizendo a nós mesmos que o melhor da vida esta em satisfazer suas paixões.
O interessante é que diante de tudo isso, Davi pede a Deus que lhe preparasse uma mesa diante seus adversários. O que Davi estava pedindo a Deus, é que este lhe concedesse provisão, forças, para vencer seus adversários. Davi estava buscando a bênção de Deus para poder vencer seus adversários.
            Devemos fazer o mesmo. Deus é quem prove para nós forças, para vencermos todos os nossos adversários. Devemos clamar a Ele para que sejamos vencedores diante as lutas do nosso dia-a-dia. Muitas são as tentações que nos cercam, entretanto com a provisão de Deus, podemos vencer a todas elas.
Lembre-se o alimento está colocado diante de nós e de nossos adversários. Jesus Cristo é o pão da vida, alimente-se de Cristo por meio de Sua Palavra e será vencedor.

3 – Unges-me a cabeça óleo (v.5)
Ungir o hóspede durante um banquete era uma prova de cortesia. Ser ungido pelo anfitrião significava honra.
A Bíblia registra que Deus ungiu a Jesus Cristo, e fê-lo superior aos anjos (Hb 1:1-9). Na presença dos adversários ser ungido com óleo é colocar a pessoa ungida acima dos adversários.
Também fomos ungidos pelo Pai, por meio de Jesus Cristo, portanto fomos colocados acima de nossos adversários (2 Co 1:21). O apóstolo João afirma que a unção está em nós (1 Jo 2:27), isto é, fomos ungidos com o Espírito Santo.
Portanto Satanás e suas hostes estão debaixo de nossos pés; o mundo não pode nos vencer, pois os principados e potestades que governam sobre este mundo, estão debaixo de nossos pés; nossa carne não pode nos vencer, pois ao nos alimentarmos do banquete de Deus, ao reconhecermos Jesus como Senhor, somos ungidos com o óleo do Espírito, e nosso velho homem que foi sepultado juntamente com Cristo em sua morte, já não tem poder mais sobre nós.
Se levantarmos nossas cabeças veremos que não há inimigo para temer, pois o Senhor é conosco. Se Deus é por nós, quem será contra nós.

4 – O meu cálice transborda (v.5)
Diante o conhecimento dessa verdade, Davi expressa sua declaração de fé com grande alegria. Seu coração está jubiloso pelo fato de conseguir ver pela fé que Deus é aquele que prove e que o honra diante dos inimigos.

5 – Davi declara sua fé para além dos limites físicos e temporais (6)
Esta também deve ser nossa declaração de fé.
           Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei para sempre na casa do Senhor para todo o sempre.
          Temos a promessa de que o Senhor estará sempre ao nosso lado (Mt 28:20), e esta promessa esta sendo cumprida através do Espírito Santo que vem habitar em todos que reconhecer a Jesus como único Salvador e Senhor. Jesus, também nos prometeu preparar um novo lar (Jo 14:1-3; Apc 21:1-8).

CONCLUSÃO: Nós os que cremos em Cristo devemos olhar para além dos limites físicos e temporais, e viver gratos porque certamente bondade e misericórdia nos acompanharão todos os dias de nossas vidas. Que Deus os abençoe ricamente.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário