Translate

quinta-feira, 24 de março de 2011

VIDA CRISTÃ 6 - QUAIS SÃO OS SEUS PROJETOS DE VIDA?

QUAIS SÃO OS SEUS PROJETOS DE VIDA?
                              
INTRODUÇÃO: Muitas pessoas têm o habito de falar consigo mesmo. Certa vez, perguntaram para uma pessoa que possuía este habito: “Por que você fala consigo mesmo?” Ele respondeu: “Por dois motivos – Primeiro: gosto de ouvir um homem inteligente. Segundo: Gosto de falar com um homem inteligente!”
            Quando falamos com nossos próprios pensamentos nossos desejos profundos, nossos sonhos, nosso projeto ainda não realizado vem à luz.
Hoje gostaria de analisar dois homens que conversavam consigo mesmo e através de seus diálogos descobrirmos juntos que tipo de pensamentos, de projetos agrada a Deus.

1o Homem (Lc 12:16-23)
a)      Um homem rico. Estava com seu coração escravizado pela riqueza (Mt 6:19-21,24).
b)      Pensava apenas em si mesmo. Em momento algum ele pensou em dividir com os necessitados. Seus pensamentos eram aumentar os celeiros para que ele tivesse onde guardar. Não somos assim também? Quanto mais ganhamos, mas queremos guardar e usar somente para nosso desfrute. A palavra de Deus nos chama para dividir o que temos (Tg 1:27; Ef 4:28).
c)      Pensava apenas nessa vida terrena. Este homem se esqueceu que um dia terá que prestar contas para Deus. A vida é mais do que apenas conseguimos enxergar.
d)      Este homem não tinha feito nada por Deus, tudo que fez era para si mesmo. Quando sua vida fosse colocada na balança diante de Deus, não teria valor algum. Sua vida foi infrutífera diante de Deus, embora possa ter conseguido muitos bens, muito dinheiro. Seu destino é a segunda morte, porque não honrou a Deus.
e)      O CORAÇÃO DESTE HOMEM REVELAVA QUE SEUS PROJETOS SÃO TODOS VOLTADOS PARA SI MESMO, PARA SEU BEL PRAZER.
f)        Jesus não se agradou destes projetos, pois demonstravam um coração orgulhoso, soberbo e egoísta.

2o Homem (Lc 15:11-24)
a)      O filho perdido conversa consigo mesmo e reconheceu que errou (vv.17-18). Primeiro: pediu sua herança fora de hora, o que pode ser considerado uma ofensa ao pai que estava vivo (v.12). Segundo: gastou toda herança em festas, orgias (vv.13,30). Desperdiçou todo o trabalho do pai. Terceiro: desonrou o nome de seu pai (v.19).
b)      Em seu retorno ele não buscava riquezas, não buscava honra; mas tão somente o perdão de seu pai e uma oportunidade para que pudesse trabalhar e desta forma viver com dignidade.
c)      O CORAÇÃO DESTE HOMEM REVELAVA QUE SEUS PROJETOS ERAM TÃO SOMENTE RECONCILIAR COM SEU PAI E VIVER COM DIGNIDADE DEBAIXO DE SUA AUTORIDADE.
d)      Jesus se agradou destes projetos e isso está revelado pelo fato do Pai ter aceitado o filho, pois estes projetos revelaram um coração quebrantado, humilde e pronto para obedecer à vontade do Pai.

CONCLUSÃO: Gostaria de perguntar hoje a você: “Quais são os seus projetos de vida? O que você tem conversado consigo mesmo?” Não faça projetos que não incluam a salvação do próximo. Não faça projetos que não incluam submissão total a Deus. Deixa Jesus reinar sua vida.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário