NÃO HÁ OUTRO JEITO
Mc 8:27-33
INTRODUÇÃO: Uma certa mulher, chinesa, que tentava fugir do poder comunista que imperava de forma déspota em seu país, decidiu pegar seu filho e partir em direção das montanhas do Tibet, depois que seu marido fora assassinado pelo regime comunista. Quanto mais ela subia as montanhas, mais intenso era o frio que ela enfrentava, já não suportando o peso de seu filho de cinco anos, decidiu tirar suas roupas, vesti-las em seu filho e depois deitou sobre ele. Dois dias depois passava por aquele lugar um grupo de viajantes da região, que a encontrou congelada, mas seu filho ainda estava vivo, aquecido por seu corpo e pelas vestes. A mãe conseguiu o que desejava, salvou seu filho; não havia outro jeito ela precisava renunciar a sua própria vida.
TRANSIÇÃO: Jesus nesta passagem consulta os seus discípulos para saber deles o que o povo e o que eles pensavam a respeito dele. Eles disseram que o povo dizia ser ele: João Batista, Elias ou algum outro profeta. Contudo Pedro deu a resposta correta dizendo que ele era o Messias, o enviado de Deus. Entretanto Pedro demonstrou não compreender bem as profecias a respeito do Messias.
1 – Não há outro jeito – o messias teria que sofrer e morrer (Mc 8:31)
Jesus após dizer a Pedro que ele havia falado por ter recebido uma revelação do Pai, ele começa a descrever o sofrimento que viria e que culminaria em sua morte (v.31). Você imagina a cena – Pedro o chama à parte e o repreende: “O mestre para com isso, você não precisa sofrer nada, desse jeito todos aqui irão se desanimar, nós acreditamos que você conseguirá triunfar sobre os romanos, você é o Messias que todos esperam”. Pedro como sempre, cheio da certeza diz para Jesus parar com aquela conversa desanimadora, pessimista, carregada de negatividade.
Como resposta Jesus repreende Pedro dizendo que aquela palavra era expressão satânica. Porque ia contra o propósito de sua existência como homem.
Jesus sabia que não havia outro jeito, para que como autor da vida, pudesse dar vida a todos os homens era necessário que Ele doasse a sua vida na cruz. Para que o pecado da humanidade fosse perdoado era necessário que Ele pagasse o castigo que estava imposto sobre os homens (Is 53:5).
Próximo de sua morte, o próprio Jesus pediu ao Pai que se houvesse outro jeito, o poupasse da dor que enfrentaria (Mt 26:39, 42). No entanto, Ele sabia que não havia outro jeito, por isso disse faça-se a tua vontade. E pouco tempo depois Jesus estava pendurado numa cruz para que você recebesse a vida eterna, para que você se tornasse bendito do Pai.
2 – Não há outro jeito – só Jesus salva (Jo 14:6)
Muitas pessoas estão buscando salvação em religiões e acreditam que por fazerem parte de uma religião são salvos. Muitos acreditam que são salvos por causa de suas obras meritórias, isto é, pensam que fazendo o bem a outros, alcançaram a salvação (Ef 2:8-9). Muitos oram aos mortos para que estes possam interceder em favor deles, sendo que estes não podem interceder nem em favor deles mesmos. Outros oram para imagens de barro, choram diante delas, clamam para que elas os livrem da morte eterna, os livrem dos problemas que enfrentam no mundo, mas se esquecem que não passam de barro, madeira ou gesso (Sl 115:4-8). Dizem que as imagens são apenas para lembra-los dos santos que viveram em outras épocas, contudo pecam porque nenhuns destes santos homens que morreram podem fazer-lhes coisa alguma (At 4:12). Outros acreditam que sendo bons, e passando pelo processo da reencarnação alcançaram um estagio de iluminados e serão libertos deste ciclo de reencarnações para desfrutar da vida no céu (Hb 9:27). Há muitos caminhos que levam ao céu dizem por aí. Todas estas coisas não passam de mentiras, não passam de ensinos de demônios.
A Bíblia afirma claramente que Jesus é o único caminho. O artigo “o” é um artigo definido que demonstra que não há mais caminhos. Apenas um: Jesus. Portanto só Jesus salva, só Ele salva porque só Ele morreu na cruz para nos dar vida, pois só Ele tem a vida em si mesmo para nos dar. Ninguém o gerou, ele existia desde o princípio de Tudo, Ele é o Alfa e o Omega. Maria não o gerou como Deus, porque ela não existia no principio, mas apenas foi um instrumento para que Deus se fizesse homem. Maria era uma mulher santa que foi criada pelo próprio Jesus, que já existia antes dela, pois deles todas as coisas foram criadas.
A Bíblia nos diz (1 Tm 2:5) que há um só mediador: Jesus Cristo. Orar para que outro medie/interceda em nosso favor ou favor de outros é pecado, pois estamos falando dessa forma que a Bíblia é mentirosa. A Bíblia diz que há um só e não que Jesus é um dos mediadores, mas o único. Portanto não há outro jeito a salvação só existe em Jesus. Não há outro jeito que ir para o céu: clame por Jesus. Entregue sua vida a Ele.
CONCLUSÃO: Busque a Jesus, pois ele morreu por você, não busque religiões, não busque merecer a salvação, aceite o sacrifício de Jesus como suficiente e viva para Ele.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário