Translate

sexta-feira, 29 de abril de 2011

MEDITAÇÕES 10 - MANTENHA O CURSO

MANTENHA O CURSO
Fp 3:12-14

INTRODUÇÃO: Ao navegar em alto-mar, você precisa saber três coisas importantes: sua localização, seu destino e o seu curso. Usando um mapa como referência e uma bússola, você consegue chegar aonde quer.
            A parte mais difícil é determinar onde você está num certo momento. Intempéries (ventanias, ondas altas e pouca visibilidade) criam condições que às vezes confundem os navegadores. Ouvi uma história de um homem que queria atravessar o lago Michigan de Milwaukee para Grand Haven. Após navegar por duas horas, confiando no seu senso de direção, ele avistou uma grande cidade no horizonte – Milwaukee! De alguma forma, achando que estava indo para o leste, ele percorreu um grande círculo.
Em nossa vida espiritual também precisamos manter firme o nosso curso, temos que cuidar para não desviarmos do nosso alvo em Cristo Jesus. Como disse Paulo devemos prosseguir para o alvo.

1 - Mantendo-se firme na doutrina (At 2:42)

Muitos perdem a direção da caminhada com Cristo, porque não sabem ler o mapa ou não tem interesse de aprender a ler o mapa da nossa vida espiritual. Deus nos deixou a Bíblia como o mapa para não nos perdermos na estrada da fé.
Rm 6:17 – “obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues,...”.
Ef 4:14 // 1 Tm 6:3-5

2 - Mantendo o coração e a mente em Cristo (Fp 4:7)
Manter o coração e a mente em Cristo significa viver como Cristo viveu. Para não perdermos o curso de nossas vidas, precisamos andar como Jesus. Jesus é nossa bússola.
Jesus possuía um coração apaixonado pelos pecadores, pelos doentes, pelos pobres. Diversas vezes lemos que Ele sentiu compaixão. Temos sentido compaixão. A dor, o sofrimento daqueles que estão ao meu redor doe em mim.
Muitas vezes nos tornamos medíocres, insensíveis porque pensamos que em nossas igrejas ou cidades existam departamentos de assistência social e com isso não precisamos mais ajudar a ninguém. Nos sentimos justificados ao dar uma contribuição para alguma instituição e não ajudamos aquele que esta a nossa frente. Ajudar instituições é bom e necessário, mas nunca devemos deixar de olhar para aqueles que estão ao nosso lado, a nossa frente.
Possuir a mente de Cristo é viver em função da missão. Cristo nunca deixou sua mente desviar-se da missão. Ele sabia que estava aqui para cumprir a missão que o Pai lhe havia outorgado. Por isso algumas vezes ele disse eu vim para os meus, contudo ele sabia que chegaria a hora dos gentios também serem salvos. Onde está sua mente? Na missão que Deus lhe deu?
Aquele que possui um coração como de Cristo e a mente de Cristo vive inteiramente para a missão. Seus lucros são para o Reino de Deus, seus bens são usados para o Reino de Deus, sua vida é para o Reino de Deus. Essa pessoa pode dizer já não vivo eu, mas Cristo vive em mim.

3 - Não vos conformando com o mundo (Rm 12:2)
Se tem uma coisa que acontece com muita facilidade é exatamente isso, nos conformamos com o mundo, com o nosso século. Afinal crescemos dentro do mundo. Somos homens do mundo e trazemos os conceitos do nosso mundo da vida. Estudamos em escolas que propagam o conceito de vida do mundo. A mídia propaga os conceitos de vida do mundo, do nosso século.
Contudo devemos propagar os conceitos do mundo de Deus, do Reino de Deus: justiça, alegria, paz, misericórdia, e tudo que produza vida, pois o projeto de Deus é que tenhamos vida.

CONCLUSÃO: Para se manter no curso, confie no mapa que é a Palavra de Deus, fique atento a bússola que é Cristo Jesus, e, não se deixe contaminar pelo sistema, pelos ensinos que este mundo lhe oferece.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário