Translate

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MISSÕES 6 - QUEM JESUS ESTÁ CHAMANDO?

QUEM JESUS ESTÁ CHAMANDO PARA TRABALHAR NA SEARA?

Mt 4:18-22


Este texto nos reporta ao inicio do ministério de Jesus, neste mesmo capítulo de Mateus vemos Jesus sendo tentado pelo diabo e triunfando sobre a tentação. E ouvindo Jesus que João havia sido preso, Ele da inicio ao seu ministério indo para Região da Galiléia cumprindo assim a palavra profética de Isaías. Trazendo luz e salvação para a pequena Galiléia.
Jesus passa então a pregar e a dizer “arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.”
E caminhando junto ao mar da Galiléia Jesus viu dois irmãos e os chamou para segui-lo, mais adiante viu outros dois irmãos e também os chamou para segui-lo.
Jesus hoje esta caminhando em nosso meio por meio do Espírito Santo e seu chamado ainda ecoa forte “vinde após mim e vos farei pescadores de homens".
Hoje quero falar sobre o tema: Quem Jesus está chamando para trabalhar na seara?

1)      Homens Trabalhadores (vs.18, 21) v.18 “...Pedro e André que lançavam rede ao mar...”   v.21 “...Tiago, filho de Zebedeu e seu irmão, ...consertando as redes, ...”
Deus não chama pessoas que estão atoa na vida, que não querem ou não tem disposição para trabalhar.
Pedro, André, Tiago e João tinham recursos, eram pescadores, viviam da pesca, eram homens que tinham uma vida normal, estruturada, assentada, tinham seus próprios barcos e foi estes que Jesus escolheu para sua seara.
I Sm 16:11 – Davi estava apascentando as ovelhas de seu pai
Jz 6:11 – Gideão estava malhando (debulhando) o trigo
Você colocaria na sua empresa um preguiçoso? Você faria sociedade com uma pessoa preguiçosa?
Pv 24:30-34 “Passei pelo campo do preguiçoso, e junto à vinha do homem falto de entendimento; Eis que tudo estava cheio de espinhos, a sua superfície coberta de urtigas, e o seu muro de pedras em ruínas. Tendo-o visto, considerei, vi, e recebi a instrução...”
Este é o fim que tem um projeto colocado nas mãos de um preguiçoso.

2)      Homens Simples (v.18 “...,porque eram pescadores.”)
Pedro, André, Tiago e João eram pescadores, não eram homens estudados como os escribas, os fariseus, eles eram homens do povo. Não eram homens notórios como os profetas, não tinham o poder nas mãos como os sacerdotes, não exerciam nenhum poder sobre o povo, eram homens simples (humildes).
Mateus chamava-se Levi, era publicano, isto é, cobrador de impostos (Mt 10:3), ele era um funcionário público. Homem simples ou humilde.
Neemias era copeiro do rei Artaxerxes I (Pérsia) Babilônia. Homem simples ou humilde.
Davi era pastor de ovelhas (I Sm 16:11) homem simples ou humilde.
I Co 1:26-28 “Irmãos, reparai, pois na vossa vocação, visto que não foram chamados muitos sábios, segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento.
Pelo contrário, Deus escolheu as cousas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as cousas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as cousas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;”
Não foram chamados muitos sábios – porque se acham o dono da verdade, pensam ter a resposta para tudo, e aquilo que eles não conseguem provar pela razão, eles descartam, não crêem, por isso não podem agradar a Deus.
Nem muitos poderosos - pois estes tendem a confiar em seu próprio poder, na sua força. Se acham dono do mundo.
Nem muitos de nobre nascimento – pois estes confiam na influência que eles tem na sociedade, no valor do seu próprio nome, na riqueza que adquiriu como herança, isto é, confiam na sua herança, na sua linhagem.
Contudo gostaria de ressaltar que homem simples não significa pobre. Simples esta ligado com a idéia de humildade. Simples é aquele que é capaz de se colocar abaixo ou no mesmo nível que outro para com ela cultivar um bom relacionamento.
Jesus não escolhe muitos sábios, poderosos e nem de nobre nascimento para que ninguém se vanglorie na presença de Deus. I Co 1:29.

3)      Homens desprendidos (vs.20, 22) v.20 “Então eles deixaram imediatamente as                 
redes, e o seguiram”  v.22 “Então eles, no mesmo instante, deixando o barco e          seu    pai, o seguiram.”
A resposta de Pedro, André, Tiago e João é imediata, no mesmo instante eles largaram o que estavam fazendo e deram prioridade a palavra de Jesus, ao chamado de Jesus.
Eles estavam trabalhando cuidando do sustento das suas casas, levantando o dinheiro para viverem. Contudo os quatros entendem que o mais importante na vida não é o sustento do corpo, mas o sustento da alma e que só seguindo a Jesus eles teriam vida no sentido real desta palavra. Só em Jesus teriam a vida eterna.
Num determinado momento da caminhada deles com Jesus. O mestre se volta para eles e diz “Porventura quereis também vós outros retirar-vos? “ A resposta de Pedro é “tu tens as palavras da vida eterna e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.”
Pedro, André, Tiago e João não estavam presos a laços familiares, não estavam presos ao dinheiro, aos seus próprios negócios, eram homens desprendidos. Deixaram tudo para seguir a Jesus e aprender com Jesus.
I Rs 19:19-21 – Eliseu deixou tudo para seguir o chamado de Deus.
Mt 10:37-38 “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma sua cruz, e vem após mim não é digno de mim.”
Deus procura homens desprendidos que colocam o reino de Deus em primeiro lugar nas suas vidas. Homens que amam mais a Ele (Jesus) do que a própria família, que amem mais a Ele do que o dinheiro, do que o bem-estar, do que uma posição social, do que reconhecimento dos homens, do que as tradições, do que a sua própria vida.

Conclusão: Jesus está chamando homens e mulheres que estão dispostos a trabalharem e por a mão no arado e não olhar para trás.
Jesus está chamando homens e mulheres simples, humildes que o reconheça como único Senhor de suas vidas e da Igreja, que busquem Nele a sabedoria, os recursos que necessitam para a expansão do seu reino.
      Jesus está chamando homens e mulheres desprendidos que o amem acima de todas as coisas. Que Ele (Jesus) seja o primeiro nas suas vida. 


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário