Translate

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

UNÇÃO 1 - A UNÇÃO EM NOSSOS DIAS

A UNÇÃO EM NOSSOS DIAS

Introdução: Você é um(a) abençoado(a) por viver nesses dias, por viver neste período da história após Cristo. Você é um(a) abençoado(a) por viver depois do derramamento do Espírito.
No tempo anterior a ressurreição de Cristo, nos tempos do Antigo Testamento, o leigo comum (hoje o chamamos de “crente”) não tinha unção dentro dele ou sobre ele. A presença de Deus era mantida fechada no Santo dos Santos, no Templo.
Deus, porém, ungia algumas pessoas para ocupar determinados cargos e desta forma conduzir seu povo a realização de sua vontade. Alguns homens eram ungidos reis, outros sacerdotes e outros ainda profetas. Essa unção indicava que o Espírito de Deus estava sobre essas pessoas para exercerem os cargos a que foram ungidos. Isso significa dizer que elas possuíam autoridade e poder concedidos por Deus para exercerem esses cargos e todas as tarefas que estes cargos exigissem deles.
Diante tal fato é que Davi se sentia impedido de tocar em Saul, pois compreendia que Saul era ungido de Deus, embora estivesse andando na carne e seguindo sua própria vontade, Sal era o ungido de Deus. Esta verdade fez com que Davi por temer a Deus esperasse que o próprio Deus o retirasse dessa posição, antes que ele viesse a se tornar rei.
Hoje as pessoas falam mal dos homens e mulheres de Deus sem temor, trazem para si mesmo condenação e o peso da mão de Deus.
A unção é coisa séria, pois trata da própria pessoa do Espírito Santo, do seu agir em nós. Vejamos como a unção do Espírito de Deus opera em nós hoje.

1 – O agir da unção no AT
No AT os ministérios se dividiam nestes três serviços: rei, profeta e sacerdote. Estes ministérios continuam existindo em nossos dias.
O profeta era ungido para ser o porta-voz de Deus, aquele que falava por Deus. O cargo profético incluía o ver e conhecer as coisas de modo sobrenatural, por isso era muitas vezes chamado de “vidente”, mas também incluía o ato de ensinar e de pregar – neste sentido os pastores são profetas de hoje, contudo o ministério profético não está preso somente à pessoa do pastor, o profeta também era aquele que exortava em Nome de Deus e que possuía palavras de profética ou de revelação, de conhecimento e de sabedoria conforme descrito em 1 Co 12:8,10. Deus ainda está ungindo as pessoas para pregar, para testificar e até mesmo para cantar de forma profética.
O sacerdote era ungido para representar as outras pessoas diante de Deus. Ele era o intercessor do povo diante de Deus. Deus ainda hoje está ungindo intercessores. Nós pastores também exercermos a função sacerdotal, devemos interceder diante de Deus pela vida de nossas ovelhas. Mas a intercessão não é tarefa única do pastor (1 Tm 2:1-2), muitos irmãos e irmãs são levantados, ungidos por Deus para a intercessão. Estas pessoas são apaixonadas pela intercessão.
A unção para reinar continua sendo derramada sobre todos. O rei era aquele que tinha recebido de Deus poder para governar sobre a terra. Este governo deveria ser feito de forma serviçal e responsável. Cabia ao rei proteger a terra dos seus serviçais e garantir a paz sobre eles e entre eles.
Todos nós somos reis. Glória a Deus! Rm 5:17 – “... reinaremos em vida...”. Ef 2:6 – “... nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”. Nós reinamos no mundo espiritual juntamente com Cristo. Os principados e potestades sabem disso, por isso se curvam diante de você quando você se levanta em Nome de Jesus, porque você reina juntamente com Cristo. Aleluia! Jesus é o Rei dos reis. Ele é o Rei maior e nós somos reis a SEU serviço.
Você deve proteger seu lar e procurar manter a paz em seu território. Para isso lute em oração e exerça a autoridade que lhe foi conferido como rei e filho de Deus (Mc 16:17-18).

2 – O agir da unção em nossos dias
Jesus exerceu todos estes ministérios e outros durante sua vida terrena (Hb 3:1; Lc 4:24; Jo 4:19; Jo 10:14; 1 Pe 5:4, Mt 9:35 (ensinando/mestre ou pastor – pregando/profeta ou evangelista – curando/cura ou rei soberano sobre todas as coisas). E ao subir deixou a nós a continuação de tudo o que fez. Para isso nos ungiu com o Santo Espírito distribuindo a nós dons para exercermos o serviço a qual fomos chamados (Ef 4:8-12).
Não podemos nunca nos esquecer de que sem a unção do Espírito jamais poderemos ser apóstolos, profetas, evangelistas, pastores ou mestres. Podemos receber títulos, mas sem unção nossos ministérios não são reconhecidos por Deus, e, portanto não produzem nada para eternidade.
Zc 4:6 – “Prosseguiu ele e me disse: Está é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas PELO MEU ESPÍRITO, diz o SENHOR dos Exércitos”.
Deus estava dizendo a Zorobabel: “Não é pelo força de um exército, mas é pelo meu Espírito que a batalha será ganha”. É pelo Espírito de Deus que vem as vitórias e não pelo mão do homem. Aqueles que confiam em si próprio um dia cairão diante de Deus.
Is 10:27 - “E acontecerá naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu julgo do teu pescoço: e o jugo será despedaçado POR CAUSA DA UNÇÃO”.
O jugo será despedaçado por causa da unção. A mesma coisa se aplica a nossa vida e ministério hoje: o jugo da enfermidade, da miséria ou de qualquer coisa que o diabo procura impor sobre nós será destruído por causa da unção.

3 – Os cincos ministérios para o aperfeiçoamento dos santos ( Ef 4:11)
Entretanto Jesus deixou 5 ministérios a serviço do aperfeiçoamento dos santos.
Estes ministérios têm um destaque maior na comunidade cristã por estarem no exercício principal da vida da igreja, sua edificação, isto é, estes ministério são responsáveis pelo crescimento e continuação da igreja de Cristo.
Cabe a estes homens ensinar e proteger a igreja de heresias, como também conduzir a igreja a exercer seu propósito na terra.
Nem todos são chamados para estes ministérios; nem todos possuem o dom apostólico, profético, pastoral, evangelístico ou de mestre. Talvez você não se encontre nesta lista de dons, mas Deus tem um dom para você e a Bíblia menciona muitos outros dons que são concedidos aos filhos de Deus para ajudarem na edificação de Sua Igreja (1 Co 12:28; Rm 12:6-8).

4 – A unção está em mim
Contudo o que quero hoje é dizer a você que a UNÇÃO de Deus está sobre você. Quero que você saia daqui hoje com a certeza de que é um ungido de Deus (2 Co 1:21,22). Você pode até não saber neste momento qual é o seu dom, mas a unção que está sobre ti, ela te conduzirá a exercício do ministério a que foi chamado ( 1 Jo 2:20,27).
Todo crente tem unção, isto significa,que todo crente tem o Espírito de Deus operando Nele.
Portanto tende bom animo:
• Quando você não souber como orar – Rm 8:26,27 – “Ele intercede por nós...”.
• Quando você se sentir perdido – Rm 8:14 – Ele te guiará. Confie naquela voz interior – é seu espírito falando o que ouviu do Espírito Santo.
• Quando você se sentir só – Rm 8:17 – Ele estará dizendo a você: “que és filho de Deus e que nunca estará só”.
• Ele te recordará tudo que Jesus ensinou para que você não venha tropeçar – Jo 14:26.
• Ele te revelará coisas que o homem desconhece – 1 Co 2:9 – Minha experiência no jardim...

5 – O amor não substitui o poder do Espírito para realização da obra
Paulo orienta a Igreja de Corinto quanto aos dons. Esta igreja passava por sérios problemas. Ela possuía todos os dons em ação em sua comunidade, entretanto estava agindo de forma desorganizada e não cuidando uns dos outros. O pecado se fazia presente no meio deles e escandalizava até mesmo os sem Cristos.
Diante dessa realidade que Paulo escreve esta carta e ocupa varias linhas para orientá-los quanto ao uso dos dons. O apóstolo após explicar que os dons sem amor não possuíam valor, se preocupa em mostrar que os dons não deveriam ser ignorados como o amor também não deve ser ignorado.
Em momento algum Paulo diz para eles substituírem os dons pelo amor. O amor devia caminhar com os dons e autenticá-los. Diversas vezes ele pede para a igreja procurar com zelo os melhores dons (1 Co 12:31; 14:1, 39).

Conclusão: Se alguém não tem a unção, é porque ainda não entregou sua vida a Jesus Cristo. Somente quando você reconhecer a Jesus como Senhor e Salvador, você será ungido por Deus e receberá o Espírito Santo em você.
Você pode aceitar Jesus agora, não deixe para amanhã, Ele que te ensinar, quer mudar sua vida para melhor, quer te dar paz e vida eterna.
Se você já é um cristão e não tem sentido a presença de Deus em sua vida, quero orar por você, para que a vida do Espírito de Deus, sua unção possa ser abundante em sua vida. Mas lembre-se ela só continuará abundante se você continuar a buscando a Deus em orações e jejuns.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário