Translate

terça-feira, 16 de março de 2010

CHAMADO 1 - CHAMADO PARA PRODUZIR AZEITE

CHAMADO PARA PRODUZIR AZEITE

“Mas eu sou como a oliveira verde na Casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente.” (Salmo 52.8)

“Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles, e te tornaste participante da raiz da seiva da oliveira” (Rm 11:17)

Nessa mensagem, o pastor Silas Malafaia confessa aos presentes que sinceramente nunca entendeu porque Davi disse que queria ser como uma azeitona. Ele só conseguiu entender essa expressão quando foi a Tantur, Israel, num conceituado Instituto de Pesquisas Cristãs, onde lhe explicaram que a azeitona no tempo em que o Rei Davi viveu servia para produzir quatro tipos de azeite. O pastor esclareceu então o porquê de Davi querer servir para isso.
O azeite era feito em uma grande prensa, composta por uma tora de madeira maciça e quatro pedras. Nela eram depositadas as azeitonas e, em seguida, a primeira pedra espremia as azeitonas. Assim era extraído o primeiro azeite, o mais especial.

Primeiro Azeite: Ele servia para ser usado no templo, na unção e na adoração ao Senhor.
Você quer ser um instrumento de adoração a Deus? Quatro condições caracterizam esse modo de viver. São elas:
1ª - Devemos oferecer o melhor para Deus. Devemos aprender a entregar ao Senhor o melhor dos nossos bens e primícias, e não aquilo que nos resta! (Gn 4:3-4).
2ª - Nossas atitudes e atos devem ter como objetivo principal a glorificação a Deus! Em I Co 10:31 diz que: “Quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” Como poderemos ser um instrumento de adoração se nossos corações abrigarem ódio, rancor, desconfiança e falta de perdão?
3ª - Nossa maneira de viver deve fazer com que outras pessoas glorifiquem a Deus, conforme está escrito no Evangelho de Mateus 5:16: “Assim, resplandeça a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus.”
4ª - Devemos abrir nossos lábios em adoração ao Senhor. O Rei Davi declara nas sagradas escrituras que “Louvarei ao Senhor em todo tempo, e o seu louvor estará continuamente em minha boca”. Em Salmos 71:8 está escrito: “Encha-se a minha boca do teu louvor e da tua glória todo o dia!” Um instrumento de adoração abre a sua boca para enchê-la de louvores ao Senhor! Saiba que todos procuram a Deus, mas há um grupo a quem Deus está buscando constantemente: os verdadeiros adoradores; que adoram ao Pai em espírito e em Verdade.

Segundo azeite: Com o peso de uma segunda pedra na prensa era extraído o segundo azeite.
Este servia para alimentar. Como o povo está faminto de Deus! Jesus disse: "Dai-lhes de comer”, conforme Mateus 14:16! Se você quer ser um instrumento que alimente o mundo, evangelize, pois só quem pode alimentar os famintos é a Igreja! Que tipo de comida estamos dando para o nosso povo mergulhado na crendice, no umbandismo, na idolatria e na feitiçaria? Comida nenhuma? A Igreja já está obesa! Temos nos entupido de alimentos espirituais, mas não os dividimos com ninguém! Ficamos só enchendo a barriga na igreja sem nos amadurecermos em tempo algum! Infelizmente, há também muita comida falsificada em nossas igrejas. Tem gente dando comida estragada para os pecadores famintos, fazendo com que estes fiquem intoxicados! Aquela “teologia” que diz que “Deus é amor, por isso você não precisa mudar de vida!"; "Nada de busca por santificação..." ou "Você acha que Deus, que é tão bom, vai jogar alguém no inferno?”são contrárias ao que o está escrito em II Co. 5:17: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas se passaram; eis que tudo se fez novo!” Cada vez mais as pessoas têm vindo para Deus não pelo o que Ele é e sim pelo que Ele pode fazer. Isso é um evangelho falsificado! O apóstolo Paulo declara em I Co 15:19 que “Se esperarmos em Cristo só nessa vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” Jesus é o Pão Vivo que desceu do céu! Quem comer desse pão jamais morrerá!

Terceiro azeite: Com o peso de uma terceira pedra na prensa era extraído o terceiro azeite.
Esse servia para iluminar. Eram depositados em lâmpadas e essas eram o principal instrumento de iluminação daquela época. Você também deve ser um instrumento para iluminação. Em Mt 5:14 Jesus declara: “Vós sois a luz do mundo...” Você foi feito para tirar o mundo das trevas, para que as pessoas vejam que o seu estilo de vida é superior e queiram o seguir, conforme nos é declarado em Fl. 2.15 - “para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”, e em Ef. 5:13 - “Mas todas essas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.” Quando temos uma vida cheia da luz de Jesus, influenciamos tudo ao nosso redor.

Quarto azeite: Com o peso de uma quarta pedra na prensa era extraído o quarto azeite. Ele já vinha com um certo farelo da azeitona e servia para fazer sabão.
Sabão aponta à LIMPEZA, PURIFICAÇÃO. Como pode alguém fedido mandar alguém tomar banho? Para que você possa limpar um ambiente, precisa estar limpo. Esta é a primeira condição. E a segunda condição é ter autoridade para limpar. O sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado (I Jo. 1:9), e é essa a Palavra que nos dá o poder de purificar todos os ambientes em que estivermos presentes!

Conclusão: Para sermos como oliveiras na casa de Deus precisamos estar dispostos a sermos moídos por Ele, para que possamos produzir um azeite, ou melhor, quatro azeites de qualidade! "Também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência...”(Rm 15.3). Devemos reconhecer que nossos irmãos muitas vezes são pedras para nos levar a produzir azeite novo. Que Deus nos capacite a produzirmos azeite na casa do Senhor. Aleluia!

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Baseado na mensagem do Pr. Silas Malafaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário