Translate

sexta-feira, 26 de março de 2010

RELACIONAMENTOS 1 - COMO LIDARMOS COM RELACIONAMENTOS DIFÍCEIS

COMO LIDARMOS COM RELACIONAMENTOS DIFÍCEIS?
Mateus 5:43-48

INTRODUÇÃO: Você já se sentiu um vaso quebrado? E quebrado por outra pessoa? Alguns relacionamentos só nos trazem dor e precisamos da graça de Deus para caminhar ao lado de pessoas que só nos ferem ou que vivem nos trazendo lembranças de um passado que tentamos esquecer.
Você tem uma história de alguém que lhe quebrou de alguma forma e que até hoje você luta com os sentimentos que surgem dentro de você quando você lembra do episódio ou da pessoa?
Creio que todos temos, num passado para trás ou mesmo recente, uma experiência de ter sido quebrado (humilhado, enganado, tratado como se não tivesse valor) por alguém.
Como lidamos com estas experiências determina o fracasso ou o sucesso de nossa vida espiritual e relacional.
COMO ENTÃO LIDAR COM ESTES RELACIONAMENTOS DIFÍCIEIS QUE DE UMA CERTA FORMA MARCARAM NOSSAS VIDAS?

TRANSIÇÃO: Estamos baseando nossa mensagem no chamado sermão do Monte.
O Senhor Jesus estava pregando para uma audiência profundamente machucada pela vida.
• Alguns extremamente pobres (extorquidos pelos ricos, muitos deles a ponto de terem de dar a própria roupa para pagar dívidas).
• Outros marcados pela dor da humilhação do domínio do império romano (os soldados na rua podia parar qualquer um e obrigar que carregassem qualquer peso para eles).
• Outros se sentiam abusados religiosamente pelos chamados escribas e fariseus que se colocavam acima de todos com uma vida hipócrita e humilhavam os que não eram religiosamente como eles.
DÁ PARA VOCE SE ACHAR OU SE IDENTIFICAR COMO PARTE DESTA MULTIDÃO? Todos que ouviam a Jesus ou a grande maioria eram anônimos, como alguns de nós aqui, com nossas dores e lutas escondidas; mas reais e doloridas.
O QUE JESUS DISSE AQUELA MULTIDÃO QUE TINHA MARCAS DE RELACIONAMENTOS DIFÍCIEIS EM SUAS VIDAS serve para nós ainda hoje. Vejamos COMO LIDARMOS COM RELACIONAMENTOS DIFÍCEIS através do ensino de Jesus.

1 – NÃO AJA COMO O SISTEMA DESTE MUNDO
“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem” (Mt 5:43).
Chamamos de inimigo aquele a quem não desejamos bem, que nos ofendeu, traiu, robou, humilhou, isto é, que de alguma forma nos quebrou.
Nas Leis dadas por Moisés havia várias condenações e muitas vezes de morte para aqueles que adulteravam, roubavam, e geravam danos físicos e materiais ao seu próximo.
Baseado nestas leis, a nação israelita começou a ensinar ao seu povo que o inimigo deveria ser odiado. Contudo esta nunca foi a intenção de Deus. O que houve foi uma interpretação deturpada da Lei de Deus.
JESUS ESTÁ REVOLUCIONANDO O ENSINO RELIGIOSO DA ÉPOCA - Os rabinos gostavam de ensinar que o inimigo era qualquer pessoa que não era judia. O que eles estavam ensinando não estava na lei – foi uma deturpação – “Ouvistes o que foi dito..” não se refere à lei mas ao ensino dos rabinos.
A lei mandava tratar bem o estrangeiro, conforme Lv. 19:33-36.
JESUS ESTAVA ENCORAJANDO O POVO A FAZER ALGO TOTALMENTE SOBRENATURAL - AMAR O INIMIGO EM VEZ DE ODIAR. – QUEM ERA O INIMIGO?
A palavra usada por Jesus se refere a alguém que tem sentimentos hostis contra nós ou a alguém contra quem temos sentimos hostis – ALGUÉM QUE SE EU PUDESSE, E EU NÃO TEMESSE A DEUS, EU DARIA CABO DA VIDA DELE PORQUE EM ALGUM MOMENTO NA MINHA VIDA ELE ME PREJUDICOU, OU QUEBROU MEU “VASO”.
Temos dificuldade com o verbo amar porque a princípio sempre imaginamos que amar é sentir algo positivo de doce por alguém. Não, o sentido primário de amar tem a ver com uma ação bondosa e não com um sentimento bondoso.
Como podemos agir de forma a manifestar o amor pelo nosso inimigo?
1.1 – ORAR EM VEZ AMALDIÇOAR – Orai pelos vossos inimigos.
1.2 – PRESTANDO SOCORRO AO NOSSO INIMIGO – O sistema deste mundo nos encoraja a fazer o bem àqueles que nos fazem o bem.
Isto não reflete o amor de Deus e apenas nos assegura um porto para guardarmos ressentimentos.
APLICAÇÃO - Você tem um inimigo em sua vida? Alguém para com o qual você tem sentimentos hostis? Ao lidar com esta pessoa quem você acha que está refletindo? Que ensino você está refletindo? (o ensino de Jesus ou o sistema de ensino deste mundo?).

2 – ESCOLHA TRATAR BEM TANTO OS AMIGOS QUANTOS OS INIMIGOS
“Para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso!” (Mt 5:44-46).
O texto nos diz que Deus dá chuva tanto para o justo como para o impio, dá o sol tanto para o justo como para o impio. Deus não trata bem somente os filhos, Ele trata bem a todos. Mesmo aqueles que vivem em pecado e O ignoram.
Jesus está dizendo que devemos nos portar da mesma forma. Aquilo que faríamos por um amigo devemos fazer por nosso inimigo.
Somente o amor é capaz de nos levar a atitudes como essa e transformar um inimigo em amigo.
Nós somos tendenciosos a fazer o bem para aqueles que nos fazem bem, mas Jesus nos ensina que isto até os ímpios fazem. O que Jesus está dizendo é que Ele espera muito mais de nós seus seguidores, e deixa isso bem evidente ao colocar a maneira como Deus lida com aqueles que não o servem, como referencial para nós.
A RAZÃO PARA AMAR E ORAR É QUE ESTAS ATITUDES REFLETEM O AMOR DE DEUS
Deus faz chover sobre maus e bons – a graça universal. Deus nos perdoou quando merecíamos o inferno. Deus deu o único filho dele como resgate para nos livrar da condenação do pecado e nos dar um relacionamento com ele.
O que Deus espera de nós? Que amemos cada ser humano como Ele ama – QUANDO NÃO AMAMOS E NÃO ORAMOS PELOS NOSSOS INIMIGOS NÃO ESTAMOS SENDO DIFERENTES DAQUELES QUE NOS OFENDERAM OU QUEBRARAM NOSSOS VASOS.
Os fariseus somente cumprimentavam quem os cumprimentavam. Os fariseus amavam somente os que os amavam – PARA ISTO NÃO SE PRECISA DE GRAÇA.
REFLETIR DEUS NOS RELACIONAMENTOS DIFÍCEIS É UMA ESCOLHA QUE TEMOS QUE FAZER – OU REFLETIMOS DEUS OU REFLETIREMOS OS PADRÕES DO MUNDO – QUE É DOMINADO PELO DIABO.
APLICAÇÃO: Você é amigável e gentil mesmo com aqueles com os quais você tem um sentimento hostil?
Você é amigável para aquele que lhe deve alguma coisa? Aquele que lhe deve dinheiro, aquele que lhe humilhou, aquele que prometeu casar com você e de repente disse que estava confuso e encontrou outra pessoa e casou com ela? Aquele que lhe trocou por outro? Ou o seu ex-sócio que lhe levou a falência?
Se você perguntasse para um “inimigo” seu quem você reflete para ele, o que você acha que ele responderia?

Algumas dicas para que você não aja como o mundo e possa tratar a todos da mesma forma:
A. ADMITA SEUS SENTIMENTOS – Não tem como negar o que sentimos por dentro quando somos ofendidos, abandonados, trocados, mal falados ou traídos.
Não negue uma realidade – ESTOU COM RAIVA, SEU EU PUDESSE EU ME VINGARIA.
Não tenha vergonha de admitir que se sentiu magoado ou com raiva da pessoa que você mais ama - É POSSIVEL AMAR E AO MESMO TEMPO TER RAIVA DA PESSOA QUE MAIS AMAMOS.
Admitir é saudável para suas emoções e é o primeiro passo no processo de cura.
Confesse a Deus o que você tem sentido – sua raiva, sua amargura, sua decepção, até mesmo seu desapontamento com Deus.
B. LIBERE O PERDÃO QUE SOMENTE DEUS PODE LHE CAPACITAR PARA DAR – Quando você guarda rancor, você se torna escravo daquele que lhe ofendeu. Quando você guarda rancor você se torna infeliz enquanto que o ofensor parece estar vivendo livre.
Guardar amargura reflete a atitude deste mundo e não a atitude de Deus. Guardar amargura lhe faz adoecer – Livros tratando de problemas emocionais acentuam que ressentimento e culpa são os maiores provadores de dores e doenças psicossomáticas. – “NÃO É O QUE VOCE COME, MAS AQUILO QUE ESTÁ COMENDO VOCE”.
GUARDAR RANCOR NÃO VAI APAGAR O PASSADO, GUARDAR RANCOR APENAS VAI ENVENENAR SEU FUTURO.
RESOLVER PERDOAR É DAR PARA VOCE MESMO A LIBERDADE DE DEIXAR DEUS TRABALHAR SEU INTERIOR PARA FAZÊ-LO COMO CRISTO É POR DENTRO.
QUANDO PERDOAMOS ABRIMOS POSSBILIDADE DE SERMOS TRATADOS E RESTAURADOS COMO EXPERIENCIA DE GRAÇA EM NOSSO INTERIOR.
Um exercício: Faça uma carta e não envie pelo correio – Fale em voz alta de uma vez por todas.
EM CERTO MOMENTO COM DEUS, FALE PARA ELE - Senhor, neste momento, estou resolvendo perdoar fulano por tudo que ele me fez. Estou cofiando em ti para poder ver isto acontecendo em minha vida e ser curado do meu passado.
ISTO VAI CURAR DE UMA VEZ OU NUNCA MAIS VOCE SENTIR RAIVA? Não! Então como agir?
C. RENOVE SEU PERDÃO TANTAS VEZES FOREM NECESSÁRIAS - Mateus 18:21 - Pedro perguntou a Jesus quantas vezes se deve perdoar um irmão... Jesus respondeu 70 vezes 7.
Você acha que você pode ser ofendido pela mesma pessoa 490 vezes sem revidar ou retaliar?
Ao mesmo tempo em que o Senhor está usando uma figura de linguagem, ele está acentuando, PERDÃO É ALGO CONTINUO QUE PRECISA SER RENOVADO.
Quando a dor voltar, admita seus sentimentos e diga, senhor estou perdoando fulano novamente.
D. PROCURE PEDIR PERDÃO A QUEM VOCE SABE QUE OFENDEU OU CAUSOU DANO – Mateus 5:23 – Antes de entregar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te.
Você pode ter se tornado um inimigo de alguém – VOCE JÁ ACERTOU?
Acertou com sua ex-esposa? Com a ex-namorada? Com o ex-patrão ou ex-empregado?
PRECAUÇÃO - Avalie se sua procura pode causar mais dano que benefício. E. COMECE A ORAR PELO SEU INIMIGO. É uma forma de manter o perdão. Não podemos orar e odiar ao mesmo tempo.
Foi a atitude de Jesus na hora da morte – PAI PERDOA-LHE PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM.

CONCLUSÃO: SOMENTE QUEM EXPERIMENTOU GRAÇA E PERDÃO PODE OFERECER GRAÇA E PERDÃO.
APLICAÇÃO FINAL: VOCE TEM ALGUÉM QUE QUEBROU O VASO DE SUA VIDA E ATÉ HOJE VOCE TENTA EMENDAR O VASO, MAS O FANTASMA DE QUEM QUEBROU O VASO RONDA VOCE?
O que você decide fazer hoje? REFLETIR DEUS PARA ELE OU SER COMO O MUNDO É?
QUERO ENCORAJAR VOCE AGORA A FAZER DUAS COISAS – BAIXAR A CABEÇA E ORAR.
1. Traga o nome da pessoa que quebrou você.
2. Confesse seus sentimentos
3. Ore por ele e diga, Senhor , POR MIM MESMO EU NÃO CONSIGO PERDOAR, MAS QUERO DEPENDER DE TI FAZER ISTO. QUERO COMO UMA OBRA DE TUA GRAÇÃ EM MINHA VIDA SER RESTAURADO E QUE TAMBÉM O RESTAURES NAQUILO QUE FOR NECESSÁRIO.
4. SE VOCE É A PESSOA QUE QUEBROU ALGUÉM – Ore agora, pedindo que Deus lhe de coragem e sabedoria para ir acertar com quem você tem causado dor. Sai deste culto resolvido procurar a pessoa e admitir o seu erro e pedir-lhe perdão.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário