Translate

segunda-feira, 17 de maio de 2010

TEMOR 1 - TEMOR A DEUS: A BASE DE UMA VIDA BEM-SUCEDIDA

TEMOR A DEUS: A BASE DE UMA VIDA BEM-SUCEDIDA
Sl 112:1-10

As marcas de quem teme são alistadas neste salmo; vejamos estas marcas:

1 – Ama a Palavra de Deus (v.1)
A Bíblia diz que aquele que guarda a Palavra de Deus e aplica a sua vida será bem sucedido (Js 1:8; Sl 1:1-3).

2 – Sua descendência será poderosa, abençoada (v.2)
É maravilhoso saber que a benção de Deus não só nos alcança como também a nossa descendência. Sua fidelidade a Deus redundará em proteção sobre a seus filhos e netos.
Isso não significa que serão salvos, mas que terão a proteção de Deus sobre suas vidas.

3 – É justo (vv. 3-4)
Piedade, misericórdia e justiça devem andar juntos. Só misericórdia transforma o homem em boneco nas mãos das pessoas. Só justiça transforma o homem em legalista, impiedoso e maligno.
O homem que teme a Deus sempre tenta agir sem acepção de pessoa, sem partidarismo, mas sempre luta pela verdade e pela vida.

4 – É misericordioso (v.4)
Não guarda rancor, posterga, perdoa. Não vive atacando os que lhe devem. Não vive cobrando. Não vive procurando se vingar – Olho por olho, dente por dente.
Quem teme a Deus sabe que o perdão não é uma escolha, mas um dever. Esta sempre pronto a perdoar e dar uma nova chance àqueles que erraram.

5 – É piedoso (v.5)
Isso significa que sente compaixão daqueles que estão em grandes lutas ou dificuldades.
O homem que teme a Deus não fica assistindo o sofrimentos do próximo, ele luta para de alguma forma ajudar o seu próximo.
Quem sabe o que tem que fazer e não faz está pecando (Tg 4:17). Quem teme a Deus não vive de forma egoísta.

6 – Tem um coração (mente) bem firmado (vv.6-8)
Quem possui temor a Deus não se abala diante as dificuldades da vida. A Bíblia não quer dizer que ás vezes não passaremos por momentos desesperadores e mesmo aqueles que teme a Deus acabam por desejar muitas vezes a própria morte. Elias, um homem cheio de fé, que ao ser confrontado por Jezabel procurou uma caverna para se esconder e desejou a morte. O apostolo Paulo também diz que diante as muitas dificuldades e perseguição que enfrentou desejou a morte. Entretanto estes homens de Deus logo se recuperaram, por saber que Deus é fiel para guardá-los e livrá-los das mãos de seus inimigos.
Quem teme a Deus de verdade não vive na derrota, no desanimo, porque confia em Deus.
Jó 1:1 - Jó era temente a Deus e se desviava do mal e mesmo diante todas as dificuldades que viveu, jamais se desviou do caminho de Deus, isto é, ter o coração bem firmado.

7 – Ele é liberal (v. 9)
A Bíblia diz melhor “dar do que receber”. Em nossos tempos todos preferem receber. Mas Deus ama aquele que é desprendido financeiramente, capaz de emprestar por amor, fiel nos dízimos, amante da obra de Deus.
At 10:1-2 – Cornélio era temente a Deus e dava esmolas ao povo.

Conclusão: Quero concluir dizendo que vale a pena servir a Jesus Cristo. Vale a pensa ser temente a Deus. Deus tem planos maravilhosos para você que ultrapassa tudo aquilo que podemos imaginar. Deus te ama e deseja tê-lo ao Seu lado para sempre.
Vale a pena viver com temor a Deus, pois um dia você receberá a coroa da vida e reinará para sempre com Jesus.
As lutas de hoje não são nada diante a glória celestial que Jesus guarda para você. Não desista de sua fé, não desista diante as tribulações, louve ao Senhor, adore-o, Ele te ama.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário