Translate

terça-feira, 18 de maio de 2010

ÂNIMO 1 - TENDE BOM ÂNIMO

TENDE BOM ÂNIMO
Jo 16:33

Introdução: Quando estamos vivendo dias de adversidades, lutas, tribulações, é muito difícil mantermos a paz e ânimo. Quando a paz e ânimo se vão, ficamos perdidos, sem saber o que fazer, que decisão tomar, acabamos sem rumo.
Neste momento as pequenas chuvas do dia-a-dia se transformam em grandes tempestades, impedindo-nos de ver a luz do dia; uma pequena pedra se torna um grande rochedo, difícil de ser removido.

“Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” Jo 16:33.

Este verso nos ensina duas coisas:
1°) Jesus está dizendo que sua vontade para nós e que tenhamos paz – NELE. Ele pode nos proporcionar paz.
2°) Jesus está afirmando que o “mundo” nos proporcionará aflições.

O que Jesus está dizendo é que Ele espera que tenhamos paz Nele, mesmo diante as aflições que o mundo proporcionará a nós.
Jesus está nos ensinando que é possível termos paz (tranqüilidade de alma, ausência de conflitos íntimos) mesmo no meio das muitas lutas que passamos todos os dias. Para aqueles que crêem em Deus, o mundo pode estar ruindo, mas a sua paz não pode ser abalada, pois sabe que o Senhor é infinitamente poderoso para transformar as adversidades em bênçãos, sejam elas para este tempo finito ou mesmo em bênçãos que só serão recebidas na eternidade.
Veja as próximas palavras de Jesus neste verso: “tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
Jesus espera que encontremos Nele paz, e nos mostra que isto só pode acontecer, se nos apropriarmos da Sua vitória, isso significa, vivermos como Ele viveu, olhando sempre para as promessas do Pai e nos apropriando delas.
Para termos bom ânimo:
1) Devemos rejeitar o desânimo
O desânimo é algo terrível para a nossa vida. Ele gera o abatimento, a falta de vontade de realizar, de conquistar, de vencer. O desanimado não consegue enxergar graça em absolutamente nada, nem na vida. A pessoa só é capaz de ver o lado negativo das situações. Todas as tarefas a serem realizadas se tornam um grande fardo.
Em casos mais crônicos, como a depressão, o desânimo é assustador. O deprimido sente-se triste a maior parte do tempo e muitas vezes deseja tirar a própria vida.
O que produz o desânimo:
1.1 – Palavras negativas – Uma palavra má, peversa e pessimista, que machuca, pode levar você ao desânimo. Ex.1: O profeta Elias (1 Rs 19:1-4).
Não aceite palavras de derrota, pessimistas, de miséria. Caso contrário, você ficará paralisado, sem disposição para viver, para lutar por seus sonhos, seus projetos e seus objetivos.
Ex.2: Números 12 – Os espias que Moisés enviou a terra de Canaã. 10 espias retornaram com um relatório pessimista e geraram um grande desânimo sobre todo o povo. Somente Josué e Calebe voltaram confiantes na vitória, pois olharam para Deus e não para o tamanho de seus inimigos.
Cuidado para não se deixar influenciar negativamente com o que falam para você! E fique atento para não proferir mensagens de fracasso para você e para os outros.
1.2 – Adversidades – A maneira como você encara as adversidades determinará o grau do seu desânimo. Pv 24:10 – “Se te mostrares fraco (frouxo) no dia da angustia, a tua força será pequena”.
Todos nós passamos por momentos ruins na vida, mesmo quando estamos na vontade de Deus.
Vejamos o apóstolo Paulo: 2 Co 1:8 – neste Paulo estava tão desanimado das terríveis lutas da vida que desejou morrer. Em meio a esta tribulação Paulo recebeu conforto, conforme está escrito em 2 Co 7:5,6.
As verdadeiras amizades são preciosas nos momentos de angústia. Os amigos e as amigas sempre têm uma mensagem de ânimo, uma palavra de conforto.
1.3 – Visão distorcida da vida – Como você vê a vida? Só enxerga desgraça, miséria? Há pessoas assim. Só conseguem enxergar a desgraça e vivem sempre com pensamento pessimista.
Pessoas deste tipo não podem nem assistir ao jornal. Se ouve que tem gripe aviária na Ásia, ela já começa a viver com medo de que o vírus da gripe peque ela. Se ouve dizer no noticiário que aumentou o número de desempregados, já pensa o meu patrão vai me mandar embora. Se alguém conta para ela que e empresa X faliu, ela já pensa que vai falir também.
Se você vive assim, muda sua visão! Pare de enxergar desgraça em tudo. Pare de achar que toda desgraça vai te alcançar, que todas as coisas são ruins e que ninguém presta.
Pare com isso, porque quando você fala que nada presta, que na sua vida só acontece desgraça, que nada vai dar certo; esta profetizando para sua vida somente coisas negativas, ruins e gerando em sua alma desanimo.
A Bíblia diz: “... o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” Sl 30:5b.
Não deixe o desânimo tomar conta de sua vida. Anime-se! Todo ser humano está sujeito a circunstâncias ruins. Mantenha-se firme! Tende bom ânimo, disse Jesus.
Não fique cabisbaixo, chorando. Essa luta não vai durar o tempo todo. Deus fará cessar a tempestade. Acredite! Há uma vitória de Deus para você.
Diga assim: “sai desânimo! Estou firmado no Senhor e Nele sou mais que vencedor! Aleluia!”

Para termos ânimo:
2) Ter fé – “Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hb 11:1). A fé é um elemento ativador do ânimo. O cristão é chamado a viver pela fé. “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6).
A fé nos faz vencer obstáculos que nos parecem instransponíveis. Em Mc 5:25-34 lemos sobre uma mulher que sofria de um fluxo de sangue há 12 anos, e que alcançou a cura, por causa de sua fé. Sim foi a fé dela que a fez superar todos os obstáculos que lhe pareciam instransponíveis. Ela venceu o medo de encarar as pessoas; venceu o medo de quebrar as leis de Moisés tocando em alguém sendo ela impura; venceu a multidão que a impedia de aproximar-se de Jesus. A fé deu-lhe energia, impulso, força, até conseguir tocas nas vestes de Jesus. A fé produz ânimo. A pessoa que tem fé em Deus consegue prosseguir, tirando forças de onde não existe. A fé impulsiona o homem para a vida.
3) Ter o Reino de Deus como norte (vivia em busca das coisas celestiais) – “Pensai nas cousas lá do alto, não nas que são aqui da terra” (Cl 3:2). Paulo foi um homem que enfrentou inúmeras tribulações, mas não perdeu a coragem, o ânimo, a disposição, a fé. Sabe por que? Ele era um homem que sonhava com o Reino de Deus, que tinha sua vida direcionada para o Reino de Deus.
O apóstolo descreve um pouco deste sofrimento em 2 Co 11:23-28.
Você tem reclamado de alguma coisa, de algum problema? Paulo enfrentou inúmeras lutas, mas continuou voltado para o Reino de Deus. Suas lutas não era porque ele estava fora da vontade de Deus, pelo contrário, era porque Ele estava fazendo a vontade de Deus, levando o evangelho a toda criatura.
Ele orava, jejuava, servia a Deus e tinha intimidade com Ele. Paulo encontrava força porque ele sempre caminhava tendo o Reino de Deus como seu norte, a bussula que orientava seus sonhos. Ele podia perder tudo, até mesmo a vida, mas sabia que iria receber de Deus galardões, que iria vestir vestes brancas, que no fim receberia a coroa da vida.
4) Ter bons pensamentos – (Fp 4:8). O apóstolo Paulo nos ensina que devemos pensar em coisas boas, puras e verdadeiras. Quando enchemos nossas mentes com coisas boas, teremos bons pensamentos. Isso não significa que não estaremos sujeitos a momentos dificeis, mas estaremos prontos a enfrentá-los com bom ânimo.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário