Translate

domingo, 23 de maio de 2010

VIDA 1 - TRINTA DIAS PARA VIVER

TRINTA DIAS PARA VIVER

Introdução: Estou lendo junto com o GP (grupos pequenos) o livro “Trinta Dias Para Viver”. O autor, do livro, nos chama para pensarmos no que faríamos se soubéssemos que teríamos apenas 30 dias de vida.
Gostaria que você pensasse por um pouco de tempo, no que você faria se descobrisse que tem apenas 30 dias de vida.
Nestes dias tenho pensado bastante sobre isso. Confesso que realmente não sei bem o que faria em meus últimos 30 dias, mas após ler o livro, acredito que sei bem no que eu investiria o meu tempo em meu último mês de vida.
Vou destacar três áreas em que eu investiria meu tempo e que gostaria que você pudesse considerar comigo:

1 – Em primeiro lugar eu investiria tempo em Deus
Eu não tenho medo da morte, porque entendo que a morte é apenas um ritual que tenho que passar para poder viver ao lado de Jesus, meu Senhor, eternamente; isto é, a morte é uma passagem para que eu possa viver eternamente no céu.
Contudo eu gostaria de viver meus últimos 30 dias mais próximos do que nunca de Deus. Gostaria de estar bem sintonizado com Ele, mais do que estive durante toda minha vida. Não porque dúvido de minha salvação, mas porque Jesus é o meu melhor amigo e reconheço que tenho a sensação de não ter desfrutado de tudo o que Ele tem para mim e de nem ter dado a Ele tudo o que Ele merece de mim.
Se eu tivesse apenas 30 dias de vida eu diria a Deus o que quero: “Senhor Deus meu! Quero encerrar minha vida dedicando-a totalmente a Ti, quero viver intensamente contigo, quero acertar nas minhas escolhas para alegrar o Teu coração e não perder mais tempo, contudo sei que sou pecador e é de minha natureza errar; mas quando eu errar, não quero nada te ocultar; porque sei que me amas e que estará sempre pronto a me ajudar a recomeçar. Sim! Uma coisa eu quero: quero te amar como nunca o amei antes, quero ir a um lugar onde eu possa ouvir Tua voz. Quero ir a um lugar onde eu possa gritar: “Jesus te amo! Te amo! Te amo muito, meu Senhor”.
É isso que Deus espera de nós. Foi isso que Jesus disse quando o interrogaram a respeito do que era mais importante nos mandamentos. “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força” (Mc 12.30). Foi para isso que Deus nos fez para amá-lo intensamente.
Você que está me ouvindo neste momento, ou que está lendo estas palavras, pare e pense um pouco e me responda a esta pergunta: “Você deseja ir para o inferno?”. Acredito que não. Não conheço ninguém que queira ir para o inferno.
Então você precisa tomar uma decisão em sua vida. Você precisa se render a Jesus Cristo. Só entrará no Reino de Deus aquele que reconhecer a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.
Talvez você não acredite no inferno. Talvez esteja dizendo: “inferno não existe”. Gostaria que você pensasse em uma coisa. Se o inferno não existe, eu não vou perder nada, pois creio em Deus e viverei para sempre ao Seu lado. Mas se o inferno existe, você vai perder muito se não se arrepender de sua atitude incrédula e entregar sua vida a Deus.
Se você tivesse apenas 30 dias de vida, você apostaria o seu futuro eterno na sua falta de fé em Deus? Não seja louco, entregue hoje sua vida a Cristo e viva a partir de hoje intensamente com Deus.
Eu investiria meu tempo em primeiro lugar em Deus, pois somente com Ele eu poderia viver de maneira sábia e fazer as escolhas corretas para as demais dimensões de minha vida. Somente cheio do amor de Deus, cheio da vida de Deus em mim eu com certeza poderei investir melhor nas outras áreas de minha vida.
Então decida-se hoje a viver com Deus plenamente.

2 – Em segundo lugar eu investiria tempo nos meus relacionamentos
“O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Mc 12.31).
Se eu tivesse 30 dias somente de vida, eu me esforçaria para me despedir de minha família, dos meus amigos, irmãos, em fim de todas as pessoas de meu relacionamento na maior paz possível; quero partir numa boa com todo mundo.
Eu não gostaria de partir para um encontro com Deus, deixando para trás relacionamentos em pendências, sem acertos.
Mais do que isso, eu abriria mão de meu egoísmo, orgulho e de meus desejos em busca de ter um momento significativo com as pessoas que amo. Eu estaria pronto a me humilhar, pedir perdão, para simplesmente no final poder abraçar e chorar junto com aqueles que ha muito tempo eu já não abraçava mais.
Quando não se tem mais tempo para viver, nós descobrimos que o tempo é valioso de mais para vivermos preocupados com nosso orgulho, com nossa vaidade e com nossos sonhos consumistas. Ao olhar para o fim da vida percebemos que o mais importante legado que podemos deixar para as pessoas é o amor. Mas este legado não tem sentido se for apenas palavras, por isso João diz que devemos amar de fato e de verdade.
As palavras de Jesus elas fazem sentido para nós, porque Ele nos amou de verdade e de fato, e a prova do seu amor é que deu sua própria vida por nós. Ele morreu por mim e por você. Ele investiu tudo para que pudéssemos viver para sempre ao Seu lado.
O que fazemos por aqueles que amamos? Maridos, que marcas deixaremos para nossas esposas? Esposas, que marcas vocês deixarão para seus maridos? Pais, quais são as lembranças que vossos filhos terão a seu respeito depois que se forem deste mundo?
As memórias que permanecerão, quando partirmos, serão os momentos que vivemos sentimentos intensos: quando saímos juntos e conversarmos coisas do coração, quando tomamos um sorvete e nos lambuzamos com nossos filhos. Os momentos que serão lembrados são os momentos que nos fizeram perder o fôlego como a conquista do diploma tão desejado ou quando escapamos ilesos de um acidente pela graça de nosso Deus. Quando choramos juntos pela perda do ente querido.
Viver é se lançar em amor de maneira completa, sem medo e experimentar tudo o que o amor pode proporcionar. O amor tudo espera, tudo sofre, tudo suporta, o amor jamais acaba.
Amar completamente significa assumirmos o risco de sofrermos em nossos relacionamentos. Mas no fim descobrimos que isso é viver.
Ilustração: Em Curitiba conheci um jovem, seu nome era João... O João partiu para a glória, mas nós vivemos porque o amamos até o fim. Quando não amamos morremos, porque a culpa e o remorso de não termos amado enquanto era tempo nos consumirá dia após dia. Então ame sua esposa, seu marido, seu filho, sua mãe, seu pai enquanto é tempo. Porque é isto que Deus quer. Ame o teu próximo!

3 – Em terceiro lugar eu investiria tempo em mim
“O segundo é: Amarás o próximo como a ti mesmo” (Mc 12.31).
Gostaria de destacar que Jesus nos ensina neste verso que só é possível amar o próximo quando nos amamos. Eu amo a partir de mim... eu sou o referencial para a dedicação ao meu próximo. Você consegue entender isto? Eu gosto que me tratem bem, portanto devo tratar bem o meu próximo; gosto que me respeitem, portanto devo respeitar o meu próximo; gosto de comer boa comida, portanto devo desejar que meu próximo possa comer uma boa comida; gosto de dormir no frio com uma boa coberta, portanto devo desejar que meu próximo durma em uma boa coberta; gosto de me divertir, gosto de ter um bom salário, portanto também quero que meu próximo se divirta e tenha um bom salário.
Existem pessoas que não se amam e consequentemente elas têm muita dificuldade em amar outras pessoas, porque está com o referencial danificado.
Estas pessoas não conseguem desfrutar da vida. Não conseguem descobrir a beleza que há nas pequenas coisas como: um passeio num parque, num bosque, ir a praia e caminhar na areia, desfrutar de um abraço, se deliciar em um simples aroma de café, se alegrar ao ouvir o filho dizer pai, mãe, etc.
Precisamos descobrir o prazer de viver. O prazer de desfrutar da vida que Deus nos deu. Essa vida é única. Não existe reencarnação. Viva a vida com amor, com prazer, com alegria.
O autor de Eclesiastes escreve: “Sei que nada há melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada; e também que é dom de Deus que o homem possa comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho” (Ec 3.12-13).
Entendo que uma pessoa que de maneira equilibrada desfrute o bem de seu trabalho, está desfrutando do dom que Deus lhe deu. Essa pessoa se ama. Porque ela não vive para o trabalho, mas trabalha para viver bem a vida que Deus lhe deu. Ela não vive para ganhar dinheiro, para comprar compulsivamente tudo que lançam no mercado, mas vive de maneira sábia, adquirindo aquilo que deseja sem se esquecer que tudo que tem e possui provém de Deus e a Ele prestará conta. Ela se alegra quando compra a TV plasma que deseja, mas também se alegra quando oferta na casa de Deus e na vida de missionários. Ela se ama e por isso desfruta do seu trabalho, e por amar a si mesma ela investe em outras vidas e na obra do Reino de Deus para que outros também possam se alegrar como ela.
Acredito que uma pessoa que se ama, não vive bem enquanto não descobrir qual o sentido da vida. Com certeza ela logo descobrirá que a vida aqui é passageira e que vivemos para glorificar a Deus. E nós o glorificamos quando vivemos apaixonadamente a vida que Ele nos deu. Quando desfrutamos com temor a Deus de tudo que a vida nos oferece, ao mesmo tempo em que intencionalmente usamos os dons e talentos que Deus nos deu para honrar Seu amor por nós e por aqueles que estão próximos a nós.
Seu eu tivesse apenas 30 dias eu investiria em minha vida, ainda que ela fosse curta. Eu viajaria para onde desejasse, me deliciaria com um bom estrogonofe, correria atrás de uma bola de futebol sem me preocupar com meus joelhos, pularia e gritaria ao fazer um gol, mas também investiria em igrejas produtivas e em missionários compromissados com Deus.
O que você faria? Comece a fazer hoje! Não espere sua vida acabar para começar a viver. Viva já!

Conclusão: Hoje é o tempo de você começar a viver. Não espere um médico lhe dizer que sua vida está por um fio para se decidir a viver. Contudo lembre-se de que tudo neste mundo é passageiro e que a melhor coisa a se fazer é viver intensamente com Deus. Não existe vida plena fora de Jesus Cristo. Se deseja viver eternamente, entregue-se hoje a Jesus.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
22/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário