Translate

quinta-feira, 24 de junho de 2010

AVIVAMENTO 1 - AVIVAMENTO NÃO É DE GRAÇA

AVIVAMENTO NÃO É DE GRAÇA
2 Sm 6:1-23

INTRODUÇÃO:
Cristãos em todo o mundo estão dizendo: “Queremos avivamento. Queremos o mover de Deus”. Avivamento significa presença real de Deus em nosso meio. Eu quero dizer hoje a você meu irmão, minha irmã, avivamento não surge sem sacrifícios. Avivamento não é de graça, exige de nós suor, sacrifícios.
Jesus nos deu a salvação pagando um alto preço, morrendo a nossa morte, sofrendo dores terríveis em nosso lugar. Através do sacrifício de Jesus nós podemos ter acesso ao Pai, isto nós dizemos que é graça de Deus. As portas do céu foram abertas para nós sem que merecêssemos. Contudo quero dizer a você: se quiser experimentar Deus hoje em sua vida, se quiser ter intimidade com Deus, se quiser ver a glória de Deus, você terá que pagar um alto preço.
As manifestações de Deus são privilégios para aqueles que O buscam de todo coração (Dt 4:29; Jr 29:13). A intimidade de Deus é privilégio para aqueles que o temem (Sl 25:14). Deus se manifesta para aqueles que tem fome Dele, que tem sede Dele. Que pagam o preço para entrar no Santo dos Santos. O véu foi rasgado, mas é preciso entrar lá com sacrifícios de adoração e de louvor. Não se sacrificam mais animais como oferta a Deus. Também não temos necessidade de sacrificarmos nossa carne carregando cruz, andando de joelho, açoitando nosso corpo para agradar a Deus, pelo contrario isto causará em Deus abominação, uma vez que Deus nunca desejou este tipo de sofrimento ao homem.
A Bíblia nos ensina que Jesus foi o Cordeiro oferecido para todo o sempre, portanto nada mais de derramar sangue. Contudo a Bíblia também nos ensina que Deus se agrada de sacrifícios de louvores, de adoração e, isso fazemos ofertando nosso tempo, nossa vida, nossa voz, nosso dinheiro, nosso suor a Deus.
Você não provará avivamento em sua vida, em sua igreja se não tiver disposto a pagar o preço.
Vejamos o que podemos aprender com Davi ao trazer a Arca de Deus que simbolizava a presença de Deus para Israel.

1 – O erro na primeira tentativa: Transportaram a Arca num carro (vv.1-9)
A Arca do Senhor, era feita de madeira de acácia, mas ela era totalmente revestida por ouro puro, tanto externamente, quanto internamente. Media aproximadamente 1,15 m X 69 cm. Com certeza ela não era leve; todos nós sabemos que o ouro não é um metal leve. Tinha uma tampa que se chamava propiciatório, tudo em ouro puro, sobre esta tampa tinha a imagem de dois querubins. Deus havia mandado fazer dois varais, que passavam por dentro de duas argolas e dessa forma a Arca deveria ser transportada pelos levitas.
Preste atenção: a ordem de Deus é que a Arca deveria ser transportada pelos levitas. Eles deveriam carregá-la. Por que Deus não permitia que a Arca fosse carregada em carros? Acredito que é porque, Ele desejava ensinar que para tê-lo sempre perto é necessário sacrificar-se.
Jesus disse: Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo (Lc 14:33).
Para ser discípulo de Jesus, para ter intimidade com Deus é preciso renunciar muitas vezes o conforto, a segurança, a família, tudo. Renunciar é sacrificar-se, é render-se totalmente à vontade de Deus.
Davi errou ao transportar a Arca num carro de boi. Davi tinha uma boa intenção, mas tentou trazer o avivamento para Israel de forma rápida, sem ter que suar, sem ter que se sacrificar, sem pagar o preço necessário.
Muitos de nós estamos agindo como Davi em sua primeira tentativa de trazer a glória de Deus para nossas vidas, para nossa igreja. Gritamos que queremos avivamento, mas não pagamos o preço para tê-lo. Dizemos ao Senhor que Ele é o Maximo, o Poderoso, Senhor, mas não nos esforçamos para viver plenamente dentro de Sua vontade.
Queremos um avivamento que venha num carro, se possível, numa Ferrari, sem que tenhamos que pagar preço algum. Queremos beber da água viva que Deus está derramando sobre a vida de algum outro irmão ou de outra igreja, que se dispôs a pagar o preço. Entretanto não percebemos que o maximo que conseguimos é beber algumas gotas e logo nos encontramos no nosso velho estado espiritual. Deus dá em abundancia para aqueles que tem sede e fome Dele. Quem tem sede e fome de verdade não descansa enquanto não encontra alimento.
Tudo que Davi e seus homens queriam era dançar e cantar na presença de Deus, sem ter que pegar no pesado, sem ter que suar a camisa, sem tem que abrir mão de suas vidas.
E nós? Só estamos querendo dançar e pular na presença de Deus, sem suar, sem pagar o preço?

2 – A conseqüência do erro: morte de Uzá (vv.6-7)
Aquela adoração sem vida, sem suor, sem sacrifício não agradou a Deus. O problema não estava na música (ritmo dela: hino, gospel, etc...), nem na ausência do sacrifício de animais (como era costume daquela época), mas na falta de santidade para com Deus. A Arca estava sendo transportada sem reverência a Deus, sem submissão a Sua ordem. Davi agiu de forma negligente quanto ao transporte da Arca.
Você acha que agrada a Deus só porque canta hinos ou rock evangélico ou qualquer outro ritmo para Ele? Não. Você agrada a Deus quando age com santidade, com reverência com temor. Deus se agrada de você quando você o adora com todo coração através da musica, mas também o adora em seu modo de viver o dia a dia. Quando você leva Deus a sério em sua vida, com certeza o agradará.
Você não pode viver de forma negligente, sem santidade no trabalho, na escola, em casa, mentindo, desobedecendo aos pais, roubando de seus funcionários ou de seu patrão, vivendo de forma lasciva; e achar que Deus se agrada de você só porque aos domingos você vem aqui na igreja e canta e dança para Ele. Deus quer muito mais de você,
O erro de Davi e seus homens fizeram com que Uzá se tornasse uma vitima na presença de Deus (2 Sm 6:6-7). Uzá morreu porque tocou na glória de Deus e ira de Deus se ascendeu contra Ele. Isto se deveu ao fato da Arca estar sendo carregada de forma negligente.
Não fique esperando Deus dar uma sacudida na sua vida, não espere passar pela eira de Nacom, não espere a ira de Deus se manifestar contra você.
Sansão foi um homem que negligenciou demais a Deus, desobedeceu-o diversas vezes, até que chegou num determinado dia Deus permitiu que os seus inimigos o ferissem. Sansão teve sua vista perfurada e se tornou o palhaço nas mãos dos inimigos. Sansão se arrepende ora a Deus. Por causa de seu arrependimento Deus lhe devolve a força e Sansão acaba por destruiu todos os inimigos.
Deus se agrada de um coração quebrantado, contrito. Deus não rejeita a quem se arrepende. Volta os teus olhos a Deus e recomece sua vida de adoração com ele. Pare de andar no limite da ira de Deus. Não faça como Davi e seus homens, nem como Sansão.

3 – O sucesso da segunda tentativa: A Arca é trazida de forma correta (vv.12-15)
Davi descobriu o valor do sacrifício. Não digo isso, porque a cada seis passos, ele sacrificava bois e carneiros cevados ao Senhor. Mas porque ele compreendeu que para trazer Deus até ele era necessário santidade, reverencia, temor de Deus. Ele entendeu que não se pode carregar a Arca de qualquer maneira, que não se pode fazer a obra de Deus da forma que se bem entender, ainda que pareça humanamente ser a melhor forma.
Se você deseja que o céu se abra sobre sua vida, sobre sua igreja é necessário você compreender esta verdade: tem que se pagar um alto preço para isso.
Quem trabalha na obra de Deus sabe do que estou falando, quem tem sede de Deus sabe o que estou dizendo. Avivamento não vem de graça, é necessário várias horas de oração, muitos vezes jejuns, muita dedicação, muito suor.
Os levitas suaram para carregar a Arca. Nós temos que suar espiritualmente para trazer a glória de Deus entre nós. A Arca era pesada e eles andaram com ela 16 Km.
Pergunte a Juliana responsável pelo ministério infantil. É preciso orar pelas crianças, preparar aulas, cuidar do material infantil, preparar musicas para cada faixa de idade, etc. Pergunte a Simone responsável pelo ministério de louvor. Não e fácil vir aqui a frente e conduzir a igreja a uma verdadeira adoração. É preciso que ela seja adoradora, Pergunte ao pastor da igreja, pergunte a qualquer um que está envolvido com a igreja. Não é fácil lidar com a pressão da humanidade faminta dia após dia, e semana após semana. Pergunte a Sônia intercessora que ora, que busca se colocar nas brechas por causa da minha vida e da sua vida. Avivamento custa caro, não nasce de uma ora para outra; é fruto de paixão por Deus, de forme por Deus. Avivamento brota quando há temor, quando há seriedade com as coisas de Deus. Quando se faz as coisas da forma correta.
Avivamento será realidade quando nossos diáconos, ministério de louvor e demais ministérios agirem com temor, fizeram seu trabalho para Deus com grande paixão e santidade.
Só desta forma que nossa dança se tornará agradável a Deus, como se tornou a dança de Davi (2 Sm 6:14). Quando se adora a Deus com os princípios corretos as portas dos céus se abrem para nós.



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário