Translate

terça-feira, 1 de junho de 2010

FAMÍLIA 8 - A FAMÍLIA E A IMAGEM DE DEUS

A FAMÍLIA E A IMAGEM DE DEUS
Gn 1:26-31

Introdução: Os ataques do diabo contra a família tem levado as famílias a: perda da sinceridade; quebra do diálogo; inimizade entre os membros (Caim e Abel); abuso sexual e violência; abusos com relação ao divórcio; tirania masculina e desvalorização da mulher. Tudo isso é fruto do pecado.

Contexto: Nosso texto de hoje trata da criação do homem e da mulher: a obra prima de Deus.
Qual é o plano de Deus para a família? Vamos entender hoje a família a partir do projeto da criação.

1) Ambos são a imagem de Deus (Gn 1:27) – podem se comunicar um com o outro, respeitando seus sentimentos e valorizando o que o outro é e pensa. Homem e mulher se respeitam.
Isto implica dizer que Deus deu ao homem e a mulher alguns característica que os demais animais não possuem. Por exemplo: (1) Aspecto moral – capacidade de discernir entre bem e mal; (2) Alma – Inteligência; (3) Unicidade humana – igualdade entre os sexos; (4) Sexualidade – diferença que se completa com amor, liberdade e dignidade.
Deus não vê um ou outro como superiores: ambos tem em si as mesmas qualidades e, apesar das diferenças, ambos se completam.

2) Vocação – ambos recebem uma missão(Gn 1:28): dominar a terra. Homem e mulher necessitam um do outro. O homem foi a única criatura a quem Deus deu poder sobre os demais animais e vegetais.

3) Satisfação (Gn 1:31) – "era muito bom". Deus se alegra com a aceitação mútua. Homem e mulher se aceitam e se completam.
A sexualidade humana leva homem a mulher a se completarem em suas diferenças, além de levá-los a desfrutar da intimidade física que os ajuda a vencer as lutas da vida, através do prazer que Deus proporciona aos dois. Além do mais, ambos se completam (Gênesis 2:18-25).

4) Companheirismo (Gn 2:18) – companheira e ajudadora.

5) Cumplicidade (Gn 2:24) – Ambos se tornam uma só carne. Passam a trabalhar juntos em busca dos mesmos sonhos para a família.

6) Sinceridade (Gn 2:25) – não se envergonhavam um do outro.

As diferenças entre homem e mulher devem ajudar e não atrapalhar os relacionamentos familiares. Ambos devem entender que, se Deus os fez diferentes é justamente para que aprendam a respeitar um ao outro e a perceber que a vida sem o outro não tem valor.
A igualdade gera a idoneidade que elimina a competitividade.

A respeiro de Colossenses 3:18-21
v.18 – o homem lê e entende: cabresto, subjugação. A mulher lê e pensa: Não vou ser capacho de ninguém. Deus lê e diz: para que haja unidade, é necessário haver respeito pela autoridade que Ele instituiu dentro do lar. A submissão gera proteção para a mulher.

v.19 – o homem lê e entende: minha mulher tem que fazer tudo o que quero, mas não tenho que fazer nada, pois sou macho (o homem não compreende direito o sentindo de amar). Quem é macho não demonstra seus sentimentos. A mulher lê e pensa: "Agora ele está nas minhas mãos. Deus lê e diz: quando o homem ama de verdade a esposa, esta com certeza irá responder com amor e respeito.

v.20 – os pais lêem e pensam: nossos filhos não podem questionar o que fazemos. Os filhos lêem e pensam: meus pais são quadrados. Deus lê e diz: os filhos tem que aprender a respeitar os pais como autoridades instituídas por ele.

v.21 – os pais lêem e entendem: meus filhos vão abusar de nós. Os filhos lêem e entendem: agora é a nossa vez de estarmos por cima. Deus lê e diz: os pais não podem usar de dois pesos e duas medidas com os filhos e também não devem abusar de sua autoridade, pois os filhos também merecem respeito.

Somente na compreensão de que somos todos a imagem de Deus, de que somos todos criados para ter um relacionamento com Deus em mesmo nível e igualdade, poderemos respeitar um ao outro. Devemos compreender que todos os membros de nossa família foi gerado por Deus para ELE, portanto devemos honrar-nos uns aos outros.

Conclusão: Você é chamado seja homem ou mulher para fazer o melhor para Deus, para viver um relacionamento profundo com Deus. Você possui um papel diferente do seu cônjuge dentro do lar, mas diante de Deus somos todos iguais, somos todos amados da mesma forma. Deus espera que respeitemos uns aos outros.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário