Translate

terça-feira, 3 de setembro de 2024

SERMÕES 232 - ATOS DE TRANSFORMAÇÃO: BARJESUS

 BARJESUS (Atos 13.4-12)

Série: Atos de Transformação

 

Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo te alcance onde você estiver. Hoje iremos continuar nossa reflexão do capítulo treze do livro “Atos dos Apóstolos”. Estamos dando continuidade a série “Atos de Transformação” e o tema de hoje é “Barjesus”.

Precisamos enfatizar que esta primeira viagem missionária de Paulo é a primeira viagem missionária intencional registrada no Novo Testamento, isto significa que ela não ocorreu porque estavam sendo perseguidos ou como fruto de um testemunho individual, também é a primeira viagem missionária de Barnabé e João Marcos, sobrinho de Barnabé, conforme nos apresenta o texto bíblico. Quero convidá-los a leitura do texto de Atos 13.4-12.

Enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. Chegando em Salamina, proclamaram a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. João estava com eles como auxiliar. Viajaram por toda a ilha, até que chegaram a Pafos. Ali encontraram um judeu, chamado Barjesus, que praticava magia e era falso profeta. Ele era assessor do procônsul Sérgio Paulo. O procônsul, sendo homem culto, mandou chamar Barnabé e Saulo, porque queria ouvir a palavra de Deus. Mas Elimas, o mágico (esse é o significado do seu nome) opôs-se a eles e tentava desviar da fé o procônsul. Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse: 10 "Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor? 11 Saiba agora que a mão do Senhor está contra você, e você ficará cego e incapaz de ver a luz do sol durante algum tempo". Imediatamente vieram sobre ele névoa e escuridão, e ele, tateando, procurava quem o guiasse pela mão. 12 O procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, profundamente impressionado com o ensino do Senhor. (Atos 13.4-12)

O texto bíblico começa nos informando que Paulo e seus companheiros de viagem desceram a cidade de Selêucia, um porto-marítimo de Antioquia, perto da foz dos Orontes.

Ø  Mapa de Selêucia

Paulo e seus companheiros partiram deste porto para Chipre, cidade natal de Barnabé, dando início a primeira viagem missionária deles.

Chegando em Salamina, cidade onde desembarcaram, proclamaram a Palavra de Deus nas sinagogas judaicas. Esta cidade ficava na extremidade oriental de Chipre. Segundo o texto bíblico, eles viajaram por toda ilha até que chegaram na cidade de Pafos. Parece que o texto quer nos dizer que eles viajaram de cidade em cidade pregando o Evangelho de Cristo Jesus até que chegaram na cidade de Pafos.

Em Pafos, conheceram um judeu, chamado Barjesus, que praticava magia e era falso profeta. Aqui precisamos parar e refletirmos na representatividade deste homem dentro desta história. Portanto o nosso primeiro ponto de hoje é “Barjesus Praticante de Magia e Falso Profeta”.

 

1 – BARJESUS PRATICANTE DE MAGIA E FALSO PROFETA

Nós vamos analisar cada versículo a respeito dos acontecimentos que envolveram Barjesus, para compreendermos sua representatividade em nossos dias atuais.

Viajaram por toda a ilha, até que chegaram a Pafos. Ali encontraram um judeu, chamado Barjesus, que praticava magia e era falso profeta. (Atos 13.6)

O verso seis nos deixa claro três coisas a respeito de Barjesus. Primeira ele era judeu, a segunda que ele praticava magia e a terceira que ele era um falso profeta.

Seu nome “Barjesus” é muito emblemático, pois significa “filho de Jesus”. Entretanto, Paulo afirma no verso dez que ele era filho do diabo. Barjesus é alguém que se diz filho de Jesus, mas espiritualmente é filho do diabo, segundo Paulo.

Barjesus representa figuradamente muitos que se dizem filhos de Deus ou filhos de Jesus, mas suas obras indicam que são filhos do diabo. Pessoas capazes de fazerem uso das ferramentas do diabo, como mentira, manipulação, fofoca, violência psicológica e até física e outras ferramentas as quais a bíblia chama de obras da carne para dividirem igrejas, jogarem pessoas umas contra as outras, lançarem falsas doutrinas, em fim ações que acabam por dificultar a evangelização e o desenvolvimento dos novos cristãos. São pessoas que lutam contra Deus, mas se julgam filhos de Deus, ou no caso de Barjesus, filhos de Jesus.

Ele era um judeu, entretanto praticava magias. Esta era uma pratica abominável a Deus e qualquer judeu tinha este conhecimento. Está escrito claramente em Deuteronômio 18.9-14.

Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. 10 Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria 11 ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos. 12 O Senhor têm repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. 13 Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus. 14 As nações que vocês vão expulsar dão ouvidos aos que praticam magia e adivinhação. Mas, a vocês, o Senhor, o seu Deus, não permitiu tais práticas. (Deuteronômio 18.9-14)

Este texto de Deuteronômio coloca todas as religiões espiritas como abominação a Deus. O Evangelho Segundo Allan Kardec é abominação a Deus. A invocação de espíritos desencarnados, de pessoas que já morreram é abominação a Deus. Toda obra de feitiçaria, de magias são abominações a Deus e aqueles que as praticam não entrarão no Reino de Deus. Portanto se você consulta espíritos, frequenta religiões onde se invocam espíritos, fazem obras de feitiçaria, dobre seus joelhos diante o Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, e peça perdão a Ele por estas práticas abomináveis, abandone cada uma destas praticas e siga a Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador. 

O termo mágico citado neste texto está ligado a várias interpretações. No contexto bíblico pode designar àqueles que interpretam sonhos, que estudam astronomia, mas também podem ser grandes ilusionistas, capazes de enganar as pessoas com seus truques e até estarem envolvidos com a feitiçaria.

Muitos pregadores que assistimos hoje são como Barjesus, grandes ilusionistas, usam do carisma para manipularem as pessoas, também usam da mentira ou distorcem as verdades com o fim de levarem as pessoas a acreditarem em suas mentiras. Algumas chegam ao poder derrubando aqueles a quem Deus levantou, pois assim como Barjesus buscam usufruir do que podem conquistar através dos homens e de suas instituições.

Estas pessoas normalmente não conseguem compreender a realidade existencial de Deus, para elas Deus é distante, é só um tema de estudo ou de debates filosóficos, ou muitas vezes apenas um meio para se ganhar dinheiro, por isso agem baseados somente na compreensão humana que tem do mundo, agem sem temor a Deus. Estão cegas espiritualmente e incapazes de perceberem sua cegueira espiritual.

Barjesus ou Elimas como também era conhecido, por ser mágico, não era só um ilusionista manipulador de pessoas, mas também era um falso profeta. Isto significa que era alguém que ousava dizer que falava em nome de Deus. Ele fazia coisas abomináveis a Deus e se julgava um porta voz de Deus. Quantos Barjesus não temos hoje liderando igrejas?

Homens que manipulam a Palavra de Deus, pregam sobre perdão com o fim de conciliarem as pessoas a suas mentiras. Tentam assim fazerem as pessoas se sentirem culpadas por lutar pela verdade. Falam de amor, mas são capazes de agredir com palavras aqueles que não se deixam ser manipuladas por elas. Dizem falar em nome de Deus, mas não falam.

Estas pessoas chamam a si mesmas de Barjesus, filho de Jesus, mas se encontram lutando contra Deus, conforme veremos em nosso segundo ponto.

 

2 – BARJESUS SE OPÕE A OBRA DE DEUS

Ele era assessor do procônsul Sérgio Paulo. O procônsul, sendo homem culto, mandou chamar Barnabé e Saulo, porque queria ouvir a palavra de Deus. Mas Elimas, o mágico (esse é o significado do seu nome) opôs-se a eles e tentava desviar da fé o procônsul. Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse: 10 "Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor? 11 Saiba agora que a mão do Senhor está contra você, e você ficará cego e incapaz de ver a luz do sol durante algum tempo". Imediatamente vieram sobre ele névoa e escuridão, e ele, tateando, procurava quem o guiasse pela mão. 12 O procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, profundamente impressionado com o ensino do Senhor. (Atos 13.7-12)

Barjesus era assessor do procônsul Sérgio Paulo. Isto significa que ele tinha uma grande influência sobre o procônsul, por isso se colocou contra Paulo, pois tinha medo de perder seu domínio sobre o procônsul Sérgio Paulo, a quem ele manipulava com suas mentiras e certamente usufruía de grande prestígio devido ao cargo que possuía junto ao procônsul.

Certamente que a pregação do Evangelho de Cristo libertaria o procônsul das mentiras produzidas por este mágico e falso profeta.  

Sérgio Paulo, era procônsul, isto significava que ele era o homem mais poderoso de Chipre, um governador de uma das províncias do Império Romano, escolhido pelos senadores para exercer este governo. O texto nos informa que ele era um homem culto e penso que podemos concluir que também era hábil para liderar, entretanto era manipulado por um falso profeta.

Isto nos ensina que não são apenas homens com falta de cultura que são facilmente manipuláveis pelos mágicos, feiticeiros e falsos profetas. Todas as pessoas estão sujeitas a estas manipulações. Somente o Evangelho de Cristo liberta o homem para ser verdadeiramente livre.

Sérgio Paulo, o procônsul, sendo um homem culto desejava ouvir o que Paulo estava ensinando em nome de Deus. Ele tinha sede pelo saber. O texto não nos diz que ele tinha um apreço pelo judaísmo ou cristianismo, mas apenas que queria ouvir a Palavra de Deus pregada por Paulo e seus companheiros.

O mágico, que era uma espécie de guia espiritual de Sérgio Paulo, tenta impedir que este tenha um encontro com os missionários, Barnabé e Saulo, porém não consegue. O procônsul ao encontrar os homens de Deus e ouvir o Evangelho de Jesus Cristo é tocado pelo Evangelho. Cheio de fé, ele se maravilha com os ensinamentos dos homens de Deus, mas Elimas tenta de todas as formas afastá-lo da fé.

Neste momento Saulo revela quem realmente é este tal Barjesus, ou seja, ele não é filho de Jesus, mas filho do diabo, daquele que é o pai da mentira, que engana e busca desviar do caminho do Senhor aqueles que são chamados por Deus à salvação.

Hoje em dia se dissermos isto para alguém “vós sois filhos do diabo” somos considerados blasfemos, podemos ser levados ao tribunal, ou sermos julgados por outros irmãos como pecadores por sermos firmes na leitura que fazemos de suas obras, mas Jesus disse isso para alguns judeus, que se consideravam eleitos de Deus e agora Paulo está dizendo isto para um homem cujo o significado de seu nome é “filho de Jesus”. As obras que praticamos dizem a quem de fato servimos. Não podemos julgar uma pessoa por um erro, mas quando os diversos frutos dela são ruins significa que ela é uma árvore ruim.

Barjesus estava espiritualmente cego e acredito que ele não tinha consciência disso. Dificilmente alguém que vive espiritualmente cego reconhece sua cegueira. O apóstolo Paulo era um homem que também vivia aprisionado a uma cegueira espiritual e como Barjesus lutava contra Deus e sua obra, até que um dia teve um encontro com Jesus e ficou cego fisicamente. Sua cegueira física o fez descobrir que era cego espiritualmente. Ele foi curado por Jesus e estava agora diante um homem chamado filho de Jesus, mas que não conhecia Jesus o salvador.

Paulo o repreendeu severamente e como sinal do juízo de Deus, recaiu sobre Barjesus uma cegueira e ele passou a viver na escuridão. A mesma escuridão em que ele aprisionava as pessoas com suas mentiras, manipulações e falsos ensinos.

Elimas ou Barjesus, se dizia filho de Jesus mas era filho do Diabo, porque não ensinava a verdade que conduz as pessoas ao Senhor, sua vida não revelava a verdade, somente mentiras, a começar por seu pseudônimo, bem como o propósito intrínseco em suas ações, ou seja, enganava para manter seus seguidores ligados a ele, e, assim os mantinham presos na escuridão da ignorância e entorpecidos por suas artimanhas.

Elimas dominava Sérgio Paulo com suas mágicas e o mantinha dominado e dependente de sua suposta espiritualidade. O procônsul foi libertado pela mensagem da cruz e pela manifestação do poder de Deus através da vida de homens cheios do Espírito Santo. A bíblia diz que ele creu e ficou maravilhado com a doutrina do Senhor.

Quanto a Barjesus, seu nome não é mais mencionado na bíblia, não sabemos o que lhe aconteceu depois. Acredito, falando hipoteticamente, que ele viveu o resto de sua vida cego.

Diferentemente de Paulo, que tinha um desejo verdadeiro em servir a Deus enquanto lutava contra Deus, Barjesus demonstrava ter um desejo egoísta enquanto lutava contra Deus. Paulo estava preocupado em defender Deus, Barjesus estava preocupado em manter seu prestígio, status e ganhos financeiros.

Pessoas como Barjesus têm dificuldades de perceber quando a mão de Deus os fere. Mesmo sendo feridos por Deus, pensam que é o diabo que está lutando contra elas ou que são homens que estão lutando contra elas, isto porque, como já disse anteriormente, elas têm dificuldade de reconhecerem Deus presente e real em nosso mundo.

 

REFLEXÃO FINAL

Eu quero concluir esta mensagem tratando de algo muito sério. Eu tenho consciência que estou pregando as pessoas das mais diversas denominações e com histórias únicas, às vezes semelhantes, mas únicas.

Acredito que muitas pessoas hoje estão desigrejadas por causa dos Barjesus. Eles estão espalhados nas mais diversas denominações, estão dentro das igrejas dos homens, estão nos púlpitos pregando a Palavra de Deus, nos corais das igrejas, liderando ministérios, usando de seus carismas para manipularem pessoas. Entretanto elas não encontram lugar na igreja de Jesus Cristo, pois esta é espiritual e só fazem parte dela aqueles que foram lavados pelo sangue do Cordeiro, selados com o Espírito Santo e que permanecem fiéis a Palavra de Jesus até o fim.

Se você já foi confrontado, perseguido, blasfemado por um Barjesus em sua igreja, não se desanime, não se deixe ser manipulado por eles, não assuma sobre você uma culpa que não lhe cabe por causa das palavras deles, não se sinta derrotado diante deles, pois Deus um dia trará a luz toda a verdade.

Aqueles que hoje se vangloriam através de suas mentiras, usando da Palavra de Deus para manipular vidas e se sustentarem no poder, um dia estarão frente a frente com Deus. Um dia o joio e o trigo será separado, os filhos de Deus serão separados dos filhos do diabo.

Não se canse de fazer o bem. Não pague com mal o mal que te fizerem. Não fale mal daqueles que falam mal de você. Dá vontade, mas lembre-se no fim o amor e a verdade triunfará. Não se associe com o mal e nem com aqueles que praticam o mal. Não deixe seu coração ser vencido pelo mal. Entrega a Deus a sua causa e Ele fará justiça por você. Ele é o seu vingador. Ele trará o juízo sobre aqueles que se colocarem contra Ele e seus filhos.

Faça como Paulo e Barnabé, no verso treze veremos que eles seguiram adiante. A experiência com Barjesus não os desanimaram ao ponto de abandonarem a obra para os quais foram chamados. Não permita que as experiências negativas vividas dentro de uma denominação o leve a abandonar a obra que Jesus tem para você. Levante a cabeça e siga em frente. Há muitos lugares para você servir, a muitas vidas para você pregar o Evangelho, a muitas pessoas sedentas como Sérgio Paulo, o procônsul, pela verdade de que Cristo Jesus nos reconciliou com Deus Pai. Há muitos esperando que alguém diga a eles que estão perdoados de seus pecados e que Deus está de mãos estendidas para recebê-los por meio de seu Filho Cristo Jesus.

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

29/08/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário