Translate

sábado, 28 de setembro de 2024

SERMÕES 234 - AS AVENTURAS DO VIVER COM CRISTO (parte 1)

 AS AVENTURAS DO VIVER COM CRISTO (parte 1)

Série: Atos de Transformação (Atos 16.1-15)

 

Hoje iremos refletir nos acontecimentos descritos no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo dezesseis (Atos 16). Estamos na série “Atos de Transformação” e o tema de nossa mensagem de hoje é “As Aventuras do Viver Com Cristo”.

Escolhi este tema, pois veremos que viver com Cristo é viver uma grande aventura, onde somos acolhidos por cristãos mais maduros, mas também somos desafiados a acolhermos novos discípulos, somos direcionados e redirecionados pelo Espírito Santo em nossa caminhada, experimentaremos o poder libertador de Deus e aprenderemos a valorizar mais a vida do outro do que a nossa própria vida.   

Neste capítulo dezesseis, somos apresentados à segunda viagem missionária de Paulo, não mais em companhia de Barnabé e João Marcos, mas em companhia de Silas e Timóteo, sendo este último recrutado por Paulo na cidade de Listra.

Um evento notável neste capítulo é a conversão em Filipos de uma mulher chamada Lídia, uma vendedora de tecidos de púrpura. Também em Filipos Paulo e Silas expulsaram um demônio de uma escrava, o que os levou à prisão. No entanto, por meio de um terremoto milagroso, eles e todos os demais prisioneiros são libertados de suas correntes, mas ao invés de fugirem, eles compartilham o evangelho com o carcereiro e sua família.

Para nossa meditação de hoje eu vou dividir este capitulo dezesseis de Atos dos Apóstolos em cinco partes, dando foco em cada uma das partes em um dos personagens citados neste capítulo.

·      Primeira parte: Atos 16.1-5 – Timóteo.

·      Segunda parte: Atos 16.6-12 – Espírito Santo de Deus.

·      Terceira parte: Atos 16.13-15 – Lídia.

·      Quarta parte: Atos 16.16-22 – Escrava possessa de um espírito adivinhador.

·      Quinta parte: Atos 16.24-36 – O carcereiro.

Hoje iremos refletir somente nas três primeiras divisões de nosso estudo. Uma vez feito a introdução deste capítulo dezesseis vamos iniciar nossa reflexão. Primeira parte:

 

1 – TIMÓTEO UM JOVEM DE BOM TESTEMUNHO (vs. 1-5)

Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego. Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho dele. Paulo, querendo levá-lo na viagem, circuncidou-o por causa dos judeus que viviam naquela região, pois todos sabiam que seu pai era grego. Nas cidades por onde passavam, transmitiam as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros em Jerusalém, para que fossem obedecidas. Assim as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número cada dia. (Atos 16.1-5)

No verso um lemos: “onde vivia um discípulo chamado Timóteo”. Essa afirmação não é suficiente para sabermos se Timóteo havia se tornado discípulo de Jesus pelo testemunho direto do próprio apóstolo Paulo em sua primeira passagem em Listra ou se tornou discípulo pelo testemunho de sua mãe Eunice e de sua avó Lóide (2 Timóteo 1.5).

Paulo em 1 Timóteo 1.2 o denomina “seu próprio filho na fé”, o que leva alguns estudiosos a pensarem que Timóteo deve ter sido alcançado por Cristo na primeira visita do apóstolo a cidade de Listra. Mas essa afirmação também não é suficiente para afirmarmos com convicção que Timóteo é fruto direto do testemunho de Paulo. O apóstolo pode tê-lo adotado como seu filho na fé, não significando que Timóteo tenha sido alcançado por ele, mas abraçado por ele como seu discípulo. Paulo que havia sido acolhido por Barnabé, agora já experiente em missões e na pregação acolhe Timóteo, um jovem cristão como seu discípulo.

O verso dois afirma que os irmãos em Cristo da cidade de Listra e Icônio davam bom testemunho a respeito de Timóteo. Antes de Paulo chamar Timóteo para segui-lo, o testemunho de Timóteo já o qualificava para a tarefa que Paulo agora o chamava. Certamente durante o intervalo que decorreu entre a primeira e a segunda visita de Paulo a Listra, o jovem Timóteo, sem dúvida, trabalhou bem e fervorosamente pela causa de Cristo, e ganhou para si o “bom relatório” entregue pelos irmãos de Listra e Icônio.

No verso três lemos que Paulo circuncidou Timóteo por causa dos judeus que moravam naquela região. Como Timóteo era filho de um casamento misto, seu pai era grego e sua mãe judia, o mesmo não havia sido circuncidado conforme o costume dos judeus.

Paulo acabará de voltar de Jerusalém e ainda tinha em suas mãos a carta entregue pela liderança da igreja de Jerusalém, escrita com o fim de apaziguar os ânimos entre os cristãos judeus e os cristãos gentios, leva o apóstolo a tomar essa decisão para não causar um conflito naquele momento. É o que parece dizer o texto a nós.

A princípio, este ato parece inconsistente com a conduta de Paulo, como podemos ver em relação a Tito, a quem ele se recusou a circuncidar. Entretanto precisamos levar em consideração alguns pontos diferentes entre Timóteo e Tito.

·      Primeiro ponto: A nacionalidade deles. Timóteo era filho de um casamento misto. Tito era totalmente gentio. Paulo pode ter considerado isto na tomada de suas decisões.

·      Segundo ponto: O momento histórico. No caso de Timóteo, Paulo está tentando manter a paz logo após o encontro com os irmãos em Jerusalém. No caso de Tito, Paulo está mais preocupado em defender a salvação como ato único da graça de Deus e não da guarda da lei.

·      Terceiro ponto: Estratégia paulina. No caso de Timóteo, Paulo está se fazendo de fraco para os fracos, de judeu para os judeus. No caso de Tito, Paulo está fortalecendo o ensino dado aos gentios, combatendo assim toda forma de distorção com relação a salvação. A circuncisão e a guarda da Lei de Moisés não era um pré-requisito para a salvação.

 

Aplicação 1: Dentro deste primeiro quadro de nossa reflexão, onde o personagem Timóteo é o nosso objeto de estudo acredito que temos duas grandes lições que devemos considerar.

Primeira lição: Ao escolhermos alguém para andar conosco e nos ajudar no ministério devemos verificar de forma minuciosa o seu testemunho. Timóteo se tornou um grande pastor e grande amigo de Paulo. Muitos ministérios terminaram por causa de falhas na escolha de um parceiro ministerial. Não podemos escolher alguém apenas por sua capacidade... e quase sempre somos atraídos por isso, desconsiderando o principal, o caráter.

Segunda lição: Precisamos ser sábios para tomarmos decisões corretas nas diferentes circunstâncias em que somos colocados. Precisamos avaliar o que desejamos alcançar em cada momento de nossa história e o que estamos tentando deixar de marcas em cada um destes momentos.

Há lutas que não vale a pena comprar. Entrega a Deus e confia Nele de todo coração. Há lutas que não podemos abrir mão por amor a Cristo. Neste caso devemos estar prontos se necessário for para sofrermos e até morreremos neste combate. Ainda que sejamos caluniados, rejeitados, perseguidos e até mesmo mortos por amor a Cristo, não podemos perder a esperança que um dia seremos recompensados por Jesus, vivendo para sempre em sua habitação.

Vamos entrar agora na segunda parte de nossa reflexão de hoje, seguindo a nossa divisão para este texto.

 

2 – O ESPÍRITO SANTO DE DEUS NOS GUIANDO AOS PROJETOS DE CRISTO (vs. 6-12)

Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. Então, contornaram a Mísia e desceram a Trôade. Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: "Passe à Macedônia e ajude-nos". 10 Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho. 11 Partindo de Trôade, navegamos diretamente para Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis. 12 Dali partimos para Filipos, na Macedônia, que é colônia romana e a principal cidade daquele distrito. Ali ficamos vários dias. (Atos 16.6-12)

Este texto é de uma preciosidade inigualável para nós cristãos. Como crentes imediatistas que somos e voltados completamente para uma mensagem de sucesso e de grandes realizações, não concebemos a ideia de termos os “nossos” planos ministeriais impedidos por quem quer se seja! Aliás, qualquer resistência, ao nosso ver, é coisa do inimigo, que não quer que avancemos rumo aos nossos grandes projetos.

Paulo desde sua conversão ao Evangelho de Jesus Cristo era um cristão inteiramente dedicado a obra de Deus. Ele sofreu muitas perseguições e esteve à beira da morte por causa do evangelho muitas vezes. Ele tinha certeza absoluta que a vontade de Deus era que todos os homens chegassem à salvação através do conhecimento da verdade a respeito de Jesus Cristo e de sua obra de redenção. Ele escreve isso em sua carta a Timóteo (1 Timóteo 2.3,4). Sendo assim ele se sentia devedor do Evangelho, não podendo deixar de anunciar que Jesus era o Filho de Deus e que na cruz morreu para que todos os homens fossem perdoados e reconciliados com Deus mediante a fé. Ele desejava intensamente que todos soubessem dessa verdade.

Desde que Paulo foi enviando de Antioquia juntamente com Barnabé por orientação do Espírito Santo, ele estava indo de cidade em cidade pregando o Evangelho de Jesus Cristo. Certamente ele estava fazendo a vontade de Deus e sua pregação era confirmada através dos muitos sinais e prodígios. Mas de repente ele é impedido pelo Espírito Santo de Deus de continuar sua viagem a província da Ásia. Estaria Paulo fazendo algo errado? Estaria ele fora do projeto de Deus? Deus não desejava que a província da Ásia recebesse as boas novas do Evangelho?

Antes de prosseguir quero que você saiba que não se trata do grande continente asiático, nem mesmo da rica península chamada Ásia Menor (eles já tinham trabalho e colhido muitos frutos na região da Ásia Menor), o texto se refere a faixa da costa ocidental que constituía a província romana da Ásia, geralmente chamada de Ásia Proconsular. Contudo Deus não deixou esta parte da província romana sem a oportunidade de receberem o evangelho. Pedro mais tarde prega o evangelho nesta região impedida por Paulo.

Voltemos ao nosso raciocínio anterior, Paulo fora impedido pelo Espírito Santo de Deus de prosseguir em direção a província da Ásia. O apóstolo juntamente com Silas e Timóteo não foram impedidos porque estavam em pecado ou buscando realizar algo fora da vontade de Deus. Eles estavam fazendo a vontade de Deus, vontade esta que foi entregue a todos os homens. Eles estavam trabalhando numa dimensão geral dentro da vontade de Deus. Mas os planos de seguirem para a província da Ásia é impedida pelo Espírito Santo porque Jesus tinha uma tarefa especifica para eles na Macedônia.

Aplicação 2: Neste segundo quadro de nossa reflexão onde o Espírito Santo é o nosso personagem central, aprendemos que há momentos em nossas histórias que Deus requer de nós coisas especificas, coisas que ele deseja realizar somente através de nós ou que ele deseja entregar somente a nós. Este é o momento quando Deus nos vê no meio da multidão e diz “filho eu preciso de você naquele lugar” ou ele diz “filho eu preciso que você faça isso”.

Todos somos chamados para pregar o Evangelho a todas as pessoas. Você pode fazer isso aonde você está agora, como também pode tomar a decisão de ir para outro país e pregar o evangelho lá. Certamente aqui ou lá você estará realizando a vontade de Deus.  Assim se dá na escolha de um emprego, de seu cônjuge... Deus te dá liberdade para escolher e te dá orientações claras para você saber escolher de maneira que Ele se agrade.

Entretanto às vezes Deus tem chamados específicos para alguns de nós, diferente da maioria das pessoas. Nem todas as pessoas são chamadas para o ministério pastoral, assim como nem todas são chamadas para pregar aos povos indígenas de forma específica. Mas todos nós somos chamados para pregar o evangelho em tempo e fora de tempo, assim como todos nós somos chamados para cuidarmos, aconselharmos, exortarmos e ensinarmos uns aos outros.  

Esta experiência de Paulo nos mostra que às vezes Deus nos impede de continuarmos em determinadas tarefas com o fim de nos redirecionar para outro lugar ou para outra tarefa. Nem toda porta que se fecha é o inimigo te impedindo de continuar; às vezes pode ser Deus te redirecionando, por isso abra o coração para novas oportunidades e novos sonhos.

Depois de ser impedido pelo Espírito Santo de Deus, na cidade de Trôade, Paulo teve uma visão durante a noite, onde um homem da Macedônia lhe pedia ajuda. Então ele entendeu que o Espírito Santo o estava impedindo com o fim de guiá-lo para um desafio que não estava em sua agenda. Paulo junto com seus companheiros se dirigiu para Macedônia.

Ø Mapa da Primeira Viagem Missionária de Paulo.

De Trôade eles navegaram para Samotrácia, no dia seguinte para Neápolis e dali partiram para Filipos onde viveram aventuras maravilhosas com Cristo. Em Filipos conheceram Lídia, uma escrava possessa de um espirito adivinhador e um carcereiro.

Agora vamos mergulhar na terceira parte de nossa reflexão de hoje, Lídia uma mulher temente a Deus.

 

3 – LÍDIA UMA MULHER TEMENTE A DEUS (vs. 13-16)

13 No sábado saímos da cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres que se haviam reunido ali. 14 Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo. 15 Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: "Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham ficar em minha casa". E nos convenceu. (Atos 16.13-15)

Algumas cidades romanas proibiam a construção de sinagogas obrigando os judeus a se reunirem em áreas abertas como em um bosque, debaixo de uma grande árvore ou a beira de um rio. Este lugar de encontro dos judeus era chamado “lugar de oração” ou “proseuchas”.

Paulo chegando a este lugar de reunião dos judeus, uma sinagoga aberta, sem teto, sem paredes, ele encontrou um grupo de mulheres reunidas naquele local. Entre estas mulheres estava Lídia que ouvia atentamente o ensino a respeito do Deus de Israel. A informação importante deste texto está na afirmação que ela era temente a Deus.

Lídia me lembra o centurião romano Cornélio. Ela assim como ele era temente a Deus, entretanto não conhecia a respeito de Jesus, o Cristo de Deus. Isto significa dizer que eles não precisavam passar por uma conversão de 180 graus, eles não eram religiosos. Eles já temiam a Deus, eram seguidores do Deus de Israel, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, estavam numa relação correta e verdadeira com Deus dentro do que conheciam a respeito de Deus.

Contudo este conhecimento não era suficiente para que eles desfrutassem da graça de Deus. Creio que Deus vendo a sinceridade da adoração e do desejo de Lídia em agradá-Lo, envia Paulo que desejava ir para a província da Ásia, assim como enviou Pedro a casa de Cornélio, para que eles pudessem desfrutar da graça oferecida na cruz por meio de Jesus Cristo. Faltava a eles o conhecimento que o Deus de Israel, a quem eles serviam, já havia providenciado o perdão dos seus pecados em seu Filho Jesus Cristo. Eles não precisavam mais se apoiar na Lei de Moisés ou continuarem oferecendo sacrifícios a Deus, pois Jesus foi o sacrifício que o próprio Deus de Israel ofertou em prol dos homens, para tirar o pecado do mundo definitivamente. Agora Lídia, assim como Cornélio apenas deveriam receber pela fé a salvação por meio de Jesus Cristo.

O batismo nas águas de Lídia é o sinal de que a mensagem da cruz foi compreendida e abraçada por ela e sua casa. Lídia se torna discípula de Jesus juntamente com sua casa.

Aplicação 3: O que aprendo com Lídia e também com Cornélio é que onde houver um coração temente a Deus, com um desejo sincero de servi-Lo, ainda que não O conhecendo da maneira correta, pelo nome correto, mas se houver sinceridade neste coração em conhecê-Lo, Deus enviará um mensageiro até esta pessoa com o fim de se apresentar a ela e dizer: “Muito prazer sou Jesus Cristo o Deus a quem você tem buscado”.

 

REFLEXÃO FINAL

Se você ainda não teve um encontro com Jesus Cristo, busque-o e você será encontrado por ele. O próprio Deus disse: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo coração” (Jeremias 29.13).

Deus te abençoe grandemente!

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

27/09/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário