Translate

quarta-feira, 22 de julho de 2009

VIDA VITORIOSA 1 - ALCANÇANDO UMA VIDA CRISTÃ VITORIOSA

ALCANÇANDO UMA VIDA CRISTÃ VITORIOSA
Cl 3:12-14


INTRODUÇÃO: Hoje quero falar para vocês sobre alguns princípios que os farão ter uma vida vitoriosa. Se você aplicar estes princípios em sua vida, você será com certeza um cristão vitorioso.


TRANSIÇÃO: Esta carta do apóstolo Paulo tinha como objetivo corrigir alguns erros que a Igreja de Colossos estava praticando devido aos ensinos trazidos pelos judaizantes (judeus que aceitavam a fé cristã, mas que não abriam mão das leis dadas por Moisés). Não é possível conciliar LEI ESCRITA e GRAÇA. Ou você vive na LEI ou na GRAÇA.
Nesta epistola percebemos que Paulo se preocupa com a pratica da vida cristã. Ele desejava que os irmãos da Igreja de Colossos fossem vitoriosos em sua caminhada cristã.
No capítulo 3 desta carta, Paulo passa a descrever como devemos nos portar como cristãos. Se colocarmos em prática os princípios que Paulo aqui ordena a igreja, seremos vencedores. Portanto vejamos os princípios descritos neste capítulo.

1º Principio: Somos chamados para vivermos acima da dimensão terrena V. 14 – Aqui Paulo fala de sonhos, ideais, objetivos e princípios que dão diretrizes e sustentação para nossas vidas.
Paulo nos coloca em cheque, contra a parede... Ele nos obriga a tomarmos uma posição diante de Deus. "Portanto..." – conjunção (logo, por conseguinte) que realçam as implicações referente ao assunto proposto nos versos anteriores.
Uma vez que temos consciência que entregamos nossa vida a Jesus, não podemos mais viver de qualquer forma. Paulo está dizendo que esta é a conseqüência de quem entrega sua vida nas mãos de Jesus. Nossas vidas não podem mais estar focadas nas coisas terrenas, passageiras, materiais e corruptíveis.

2º Principio: Somos chamados para mortificarmos nossa natureza terrena, nosso velho homem V. 5 – "Fazei morrer a vossa natureza terrena: ...". V. 8 – "Agora, porém, despojai-vos, igualmente de tudo isso: ...".
Paulo agora está falando das lutas que passamos todos os dias. O apóstolo está falando de como lidamos com as paixões de nossa carne, com os desejos de nosso coração. Está falando de como lidamos com a pré-disposição de omitirmos Deus de nossas vidas e ações diárias.
Jesus ao morrer na cruz aniquilou nosso velho homem. Este fato aconteceu no mundo espiritual. Jo 12:32 – "E eu quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo". Rm 6:6 – "sabendo isto, que foi crucificado com Ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos".
Espiritualmente, no tempo chamado "eterno", no Kairós de Deus, Jesus crucificou nosso velho homem, contudo no Kronos, no tempo em que vivemos, somos nós que temos que fazer morrer essa velha natureza terrena e corrupta.

3º Principio: Somos chamados para nos revestirmos do novo homem V. 10 – "e vos revestistes do novo homem...". V. 12 – "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus...".
No verso 12 o apóstolo passa a dizer com que temos que nos revestir:
Ternos afetos de Misericórdia (Entranhas – no grego "splanchna" – de misericórdia) – Nós precisamos estar entranhados pela misericórdia. Ligados um ao outro por meio da misericórdia.
O que é misericórdia? Misericórdia é compaixão despertada pela miséria, luta ou dificuldade do outro; é o sentimento que gera perdão, caridade.
Paulo está dizendo que na igreja devemos ter misericórdia do irmão que está passando por uma luta terrível, por um momento difícil; que devemos perdoar uns aos outros, que devemos socorrer uns aos outros.
Tenho que amar meu irmão, minha irmã independente de qualquer coisa. Não podemos amar somente os que nos ama e nos agrada. Amo você não porque você me ama ou me trata bem. Você me fere, me maltrata, eu o perdoou e continuo te amando. Isto porque estou entranhado com a misericórdia (vestido de misericórdia)
Benignidade (Bondade) – Devemos fazer o bem e ter sempre o bem como alvo. Agir sempre com boas intenções. Gl 6:9 – "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecemos".
Humildade (Modéstia) – Três caracteristicas marcam a vida de uma pessoa humilde: A. Trabalha sem chamar a atenção. Faz para o Senhor e não toca trombeta para que todos saibam o bem que está fazendo. B. Aqueles que possuem riquezas materiais (dinheiro e bens) ou riquezas intelectuais (diplomas) tratam a todos com igualdade, não se julgando superior a ninguém. C. Respeita autoridade daqueles que lhe são superiores, assim como respeita seus liderados.
Mansidão – Agir com cordialidade, gentileza. Tem crente na igreja que não tem mansidão, que não é gentil, cordial com seus irmãos. Em outras palavras são mal educados. Se alguém o contrariar, já sai xingando todo mundo, chutando tudo o que vê, maldizendo a todos. Falta de mansidão. Ainda diz de boca cheia: "Não levo desaforo para casa". Por causa deste pensamento ridículo, fere os outros, não pensa no que vai falar. Crente de verdade entrega tudo a Deus e deixa que Deus faça justiça por Ele. Não precisa ser capacho e nem deve ser, mas não precisa ser grosso para defender sua honra. Melhor ser humilhado e se lançar na poderosa mão de Deus, do que ser exaltado e espremido pela poderosa mão de Deus.
Longanimidade – Habilidade para suportar com paciência toda a desinteligência e oposição que se levantar contra. Essa habilidade te ajudará a ser manso e evitar cometer erros no momento de ira. "Irai-vos, mas não pequeis...".
Aplicação: Quer ser um crente vitorioso? Viva esses princípios anunciados por Paulo. A Igreja de Cristo (é composta por aqueles que nasceram de novo) e não aceita pessoas que gostam de brigas, de rixas, que não perdoam, que alimentam remorsos, que vivem pelos cantos falando do outro... você pode vir para a Igreja com esses defeitos, mas é necessários fazer morrer sua natureza terrena, se despojar destas coisas que pertencem ao velho homem.

4º Principio: Somos chamados a nos relacionarmos em amor uns com os outros vv. 13-17 – "Suportai-vos..., perdoai-vos..., esteja o amor, que é o vinculo da perfeição. (...) instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente... E tudo o que fizerdes seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai". – Somos chamados para nos relacionarmos. Aprenda a se relacionar com os outros. Todos os versos anteriores, tudo que falamos até este momento tem como objetivo nos fazer vitoriosos na comunhão, na prática da convivência, do relacionamento. Não pode existir igreja sem relacionamento, sem comunhão.
O amor tem que ser manifesto, por isso, eu preciso de você e você de mim. Nesse relacionamento, entre nós (pessoas defeituosas, conturbadas, problemáticas e diferente) que o amor é chamado para a perfeição.
Se você cultivar relacionamentos saudáveis nunca estará sozinho. Não importa a situação, sempre terá amigos ao seu lado, companheiros de oração, de lagrimas, de jejuns, pessoas que te amam e que estarão prontas a batalhar por sua vitória.
Quer ser vitorioso? Aprenda a se relacionar com os outros.

CONCLUSÃO: O que Paulo está nos ensinando é como vivermos entranhados uns com os outros. A vida vitoriosa do cristão está na prática do amor. Se não nos armarmos não seremos reconhecidos com discípulos de Cristo. Sem amor não deixaremos marcas do Evangelho de Cristo.
O amor é o vínculo da perfeição – o crente não pode viver com ressentimento do outro, fugindo do outro. Não podemos ser crentes de fachada.
A principal roupa do crente é o amor, não é a gravata, não é o terno, não é o cabelo, saia comprida, mas a principal veste é o amor.
Se houver amor na igreja, haverá paz – A igreja não é lugar de briga. Não é lugar para disputa, não é lugar para guerra fria. Procura a Paz com teu irmão, com tua irmã. Você vai morar no mesmo céu que seu irmão e irmã.
Vale a pena ser cristão. Há algo maravilhoso para se manifestar. Vale a pena se esforçar para viver uma vida cristã vitoriosa, pois chegará o dia que a vida de Cristo se manifestará completamente sobre aqueles que vencerem (1 Jo 3:2 – " Sabemos que quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele...). Você será como Ele! Terá vida eterna, um corpo perfeito, viverá eternamente na presença de Deus, cercado por Seu amor, por Sua luz, por Sua bondade. Não conhecerá mais dor nem morte. Voará nas asas dos querubins, brincará com os serafins.
Vale a pena ser cristão! A vitória virá, permaneça fiel a Palavra de Deus. Combata o bom combate e receberá a coroa de glória. Jesus está voltando. Perdoe agora! Jogue o ressentimento fora. Abandone as obras da carne (prostituição, lascívia, infidelidade, impureza, idolatria, avareza, feitiçaria, ira, dissenções, ciúmes, inimizades, inveja, bebedice, glutonaria, etc.) e se revista com as novas vestes dada pelo Espírito (amor, bondade, mansidão, longanimidade, domínio próprio, fidelidade, humildade, etc.).
Ore ao Senhor agora...

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
28/11/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário