Translate

quinta-feira, 30 de julho de 2009

JOVENS 1 - O JOVEM CRISTÃO NA SOCIEDADE DE HOJE

O JOVEM CRISTÃO NA SOCIEDADE DE HOJE
2 Reis 2.19-22
A escolha deste texto parte de dois pontos relevantes:
Primeiro: Porque Eliseu representa o jovem profeta, o jovem cristão à representa o ínicio de um novo ministério profético, de uma nova fase para a sociedade de sua época. Com o surgimento de Eliseu termina o ministério de Elias. Eliseu representa a continuidade de uma geração profética fiel aos principios de Deus.
Segundo: Porque a ação profética de Eliseu se faz na cidade, onde ele se encontrava.
Partindo destes dois princípios quero destacar duas coisas para você jovem que está aqui nesta noite:
Primeiro: Você representa o início de um novo ministério, de uma nova ação evangelística, de uma nova fase de vida eclesial para a sociedade contemporânea, isto é, para este nosso mundo pós-moderno.
Segundo: Sua ação como cristão se inicia aqui em sua cidade, em seu bairro, em sua rua, em sua faculdade, em seu ambiente social.

Como posso ser relevante para a sociedade de hoje?
Primeiro passo: Preciso compreender a sociedade de hoje.

Movimento Cultural e Religioso:
Modernidade - defende que a RAZÃO explicará cedo ou tarde todas as coisas. Herança do pensamento iluminista. O mundo é marcado pelo determinismo. O mundo é explicado através da razão. (Scoobdu à é o legítimo representante do mundo moderno. Ele pensa que existe fantasma, mas no fim sempre descobre que tudo é explicado pela razão).
Modernidade é naturalista (não existe fantasma). Não existe valorização do mistico, do sobrenatural.
Individualista (Rene Descarte) à mundo construído através do individuo. Criticava todas as tradições, pois o que valia era a razão.

Pós-modernidade - nasce como resposta ao fracasso da modernidade em levar o homem a paz. O mundo moderno levou o homem a duas Guerra Mundiais. O movimento pós-moderno surge como ressaca, como desapontamento do mundo racional proposta pela modernidade A pós-modernidade é o Momento da história em que estamos vivendo. Uma nova cultura, uma nova sociedade e uma nova maneira de ser.
Valorização do mistico, sobrenatural, transcendental. As pessoas crêem em tudo e querem apenas se sentir bem.
vivemos o relativismo (não existe mais certeza de nada). As pessoas estão fragmentadas (É cristã na igreja, no trabalho é somente profissional e não cristã, em casa é pai e marido, fora de casa não é mais pai e nem marido). A sociedade de hoje quer ter experiencia – "emoções" intensas. A verdade é definida pelo grupo (cada grupo define a sua verdade, mesmo que não tenha conhecimento do assunto - mundo pluralista) e não pela razão. (A verdade está na telinha).

Você jovem está vivendo no meio desta transição. Estamos partindo do mundo MODERNO para o PÓS-MODERNO.
Você precisa saber disso para saber qual a estratégia que você irá usar para alcnçar a sociedade que está ao seu redor.
Em meio a estas mudança nós temos dentro da igreja três tipos de pessoas:
1 – Os pré-históricos à Vivem na idade média (querem cantar as músicas da idade média, querem uma igreja mistica que dita as verdades sem questioná-las).
2 – Os modernos à Estes querem aprender tudo de forma racional. Eles iam na igreja para aprender algo. Tudo na Bíblia tem que ser explicado de forma racional. O sentimento é abandonado: chorar, gemer, não é algo bem visto.
3 – Os pós-modernos à Estão na igreja preocupados apenas em sentir um friozinho na barriga, acreditam em tudo (irracionais). Hoje as pessoas vão na igreja para sentir algo diferente.

Voltamos a nossa pergunta: Como posso ser relevante na sociedade pós-moderna de hoje:
Vocês jovens são o ínicio de um novo ministério, de uma nova forma de evangelização, de uma nova forma de viver a igreja.

2 Rs 2:13 e 14 - É preciso romper com o sistema antigo, o sistema tradicional institucional de ser igreja (muda-se a maneira de falar, de agir, etc.), mas não devemos abandonar (2 Rs 2:8) os principios éticos, morais, que foram construídos sobre a Rocha da Verdade.
Devemos cuidar para que ao construirmos uma nova igreja, não deixemos de lado as verdades inegociaveis da Palavra de Deus. A verdade absoluta permanece o que não é absoluto e sim relativo pode ser reavaliada.
O mundo de hoje é multi-cultural à portanto a igreja deve ser multiformica.
Devemos nos lembrar que a Igreja de Cristo é Corpo Vivo à não é tempo; não é clube; não é instituição. É a união de pessoas que vivem a mesma fé em Cristo Jesus.
A Igreja precisa ter zelo pela PALAVRA DE DEUS; Adoração verdadeira; comunhão real; testemunho vivo; santidade; cuidado com necessitados.
A Igreja precisa ser missionária. Precisa ir ao alcance da sociedade.

2 Rs 2:18-22 - Vocês precisam se infiltrar na cidade, precisam amar a cidade e entender que só poderão ser luz para o mundo se brilharem no meio da sociedade que se organiza na "pólis".
A Igreja é a única esperança para a sociedade. Diante desta verdade que devemos:
1. Crer no potencial das pessoas da cidade - 2 Reis 2.19-21 – "A cidade está bem localizada"; "A água não é boa". Este tipo de água causa morte de inocentes. Abortos espontâneos e mortes prematura.
"A terra é improdutiva" Todos nós estamos cercados por "fontes de morte", Dor, Angústia, Agonia. Contudo preciso crer que Deus quer o bem estar da cidade e de sua população.
Em meio a tantas dificuldades que uma cidade possui, Eliseu viu potencial na cidade e nas pessoas
As pessoas e as cidades podem ser transformadas! Só precisam de pessoas que acreditem nelas.
Marcos 10.27 – Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus".
2. É preciso ter compaixão, ter um sentimento de amor para com a cidade e seus moradores. Temos que olhar uma multidão em desespero com o olhar de Jesus (Mateus 9.35-38 – Jesus se compadeceu da multidão porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas sem pastor; Lucas 19 – Zaqueu; João 4 – Mulher Samaritana; João 8 – Mulher adúltera.
3. Temos que ter uma estratégia inteligente - 2 Reis 2.21-22
Para que serve o sal? Temperar e conservar (evita a putrificação).
Mateus 5.13 - "Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens."
Como sal devemos nos opor às injustiças sociais e às corrupções. Devemos agir como agentes transformadores.
Temos uma missão a cumprir. As melhores oportunidades podem estar ao nosso lado.
COMO MEMBROS DO CORPO DE CRISTO E MEMBROS DA IGREJA VISIVEL TEMOS UM GRANDE DESAFIO À NOSSA FRENTE. VAMOS TRANSFORMAR AS FONTES DE MORTE AO NOSSO LADO, EM LUGAR DE VIDA E RESTAURAÇÃO; E PROCLAMARMOS COM AUTORIDADE A SALVAÇÃO QUE VEM DO NOSSO SENHOR COMO FEZ ELISEU.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
23/07/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário