Translate

segunda-feira, 20 de julho de 2009

FAMÍLIA 2 - EU E MINHA FAMÍLIA VIVENDO NA BÊNÇÃO DE DEUS

EU E MINHA FAMÍLIA VIVENDO NA BÊNÇÃO DE DEUS

Eu sei que todos sonhamos com uma família harmoniosa, onde pais, filhos e irmãos são todos bons amigos. Todos se amam, se respeitam, se entendem bem, em fim uma família perfeita.
Não quero desanimá-lo, mas não existe uma família perfeita. Contudo Jesus nos ensinou vários princípios que se aplicarmos dentro de nossa casa, no convívio familiar, com certeza poderemos chegar próximo da perfeição.
A aliança de casamento nos fornece segurança como indivíduos e como casal, enquanto vivemos este processo de transformação, cura e maturidade. Lembre-se que todos nos estamos em construção. Fp 1:6 – “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus”.
Deus está trabalhando nas nossas vidas e devemos colaborar sendo obedientes aos seus ensinos e fiéis a aliança que fizemos no altar.
Veremos alguns princípios ensinados por Jesus. Portanto, vamos analisar ALGUNS PASSOS PARA CONSTRUIRMOS UM LAR ABENÇOADO POR DEUS

1 – EXERCITE A COMUNICAÇÃO COM SUA FAMÍLIA (Amós 3:3 – “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?”) à É sugestivo que as palavras comunicação e comunhão tenham a mesma raiz – Quem se comunica está entrando em comunhão com o outro, está se relacionando para chegar a uma amizade mais profunda e sincera.
Por que estou dizendo para exercitar a comunicação? Porque hoje em dia muitas coisas atrapalham a comunicação da família. Por exemplo: televisão, internet, shopping, etc.
Não deixe o dialogo com sua família morrer – crie oportunidades para se comunicar com seu cônjuge e com seus filhos: passeio, férias, etc..

2 – AME SUA FAMÍLIA (Jo 13:34 – “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros...”) à O amor de Deus deve ser estendido aos outros – O amor deve se manifestar primeiramente ao nosso cônjuge e filhos, pois eles são os outros, mais próximos de nós; e Jesus disse para amar o nosso próximo. Podemos afirmar com certeza que o nosso próximo, mais próximo, é a nossa família.
É impressionante observarmos quantos de nós casados, sabemos ser gentis e educados com os nossos vizinhos, colegas de trabalho, irmãos da igreja e ou pessoas com as quais nos relacionamos, e demonstramos tão pouco disto para com aqueles que estão mais perto de nós, e até, pelo contrário, nos irritamos com facilidade, somos estúpidos e causamos ferimentos profundos na alma de nossos familiares.

3 – HONRE SUA CASA (1 Pe 2:17 – “Tratai a todos com honra,...”) à Tenha disposição para honrar o seu cônjuge – Reconheça que as necessidades dele são superiores às suas, pois ele é alguém designado por Deus para estar ao seu lado, para ser amado e cuidado, isto é o que faz com que o amor entre um casal seja um verdadeiro amor e não apenas uma paixão.
Tenha disposição para honrar seus filhos – Muitos pais esperam ser honrados pelos filhos, mas não os ensinam como honrar. Nossos filhos aprendem mais com nossas atitudes, do que com nossas palavras. Honre seu filho, ame-o mesmo quando ele errar, disciplina quando precisar, mas tudo deve ser feito com amor. Coloque limites para que ele aprenda a respeitar autoridades, estimule-o a ser justo, piedoso, etc. Honre-o praticando os princípios bíblicos no dia-a-dia com ele.
Filhos honrem seus pais (Êx 20:12 – “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolongue os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” – Ef 6:2).


4 – VIVA NO ESPÍRITO E ANDE NO ESPÍRITO (Gl 5:25 – “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito) – Este principio é que dá sustentabilidade para os princípios citados anteriormente.
Somente vivendo no espírito, poderei manifestar o fruto do Espírito (Gl 5:22,23 – “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio...”) à Aplique o Fruto do Espírito Santo em favor do seu lar – O Fruto do Espírito é destinado a relacionamentos, tanto com Deus, como para com os outros, inclusive e especialmente com os de sua casa.
Você deve viver no espírito. Não permita que sua alma dirija as ações de sua vida.
Quando alguém nos tira do sério, se agimos no espírito, manifestaremos longanimidade e domínio próprio. Por outro lado se agimos na carne, manifestaremos ira e acabaremos falando o que não queríamos falar.
Para vivermos no espírito, precisamos viver vigilantes e em oração. Somente desta forma seremos capazes de mantermos nossa carne crucificada.
Obs1.: Os problemas do casamento estão diretamente relacionados com as questões do nosso próprio coração.
Obs2.: Frequentemente procuramos outras fontes buscando melhorar nosso relacionamento com nossa família. O Senhor deseja que olhemos para o nosso próprio coração e não para o coração do nosso cônjuge ou dos nossos filhos ou irmãos.
Ø Precisamos nos render à obra do Espírito Santo.
Ø Um macete: “não existem atalhos”.
Ø O casamento e a vida familiar é o melhor lugar para testar o Fruto do Espírito em nossas vidas.
Ø É fácil caminhar no Fruto do Espírito por períodos curtos, como ocorre em relacionamentos ocasionais, com aqueles que não vemos sempre.
Ø Entretanto, se o Fruto do Espírito não for real em nossas vidas, se nossa busca por Deus for superficial, é impossível caminhar no Espírito por longos períodos com quem melhor nos conhece, nosso cônjuge.

Conclusão: A relação familiar traz à superfície falhas de nosso caráter. Mas é neste lugar que Deus irá te ensinar a se comunicar com as pessoas e com o mundo, criando relacionamentos maduros e sadios; é neste ambiente que Deus irá te ensinar a amar não apenas de palavras, mas de fato e verdade; sim é no lar que Deus o ensinará a honrar a todas as pessoas.
Para isso O Espírito Santo te ajudará manifestando em sua vida o Fruto desejado para cada momento e situação especifica de sua vida. Mas você tem sua parte, sujeitando-se, isto é obedencendo a Palavra de Deus, para que as bênçãos de Deus flua sobre sua casa.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
06/06/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário