Translate

domingo, 15 de novembro de 2009

FRUTO DO ESPÍRITO 2 - MANSIDÃO

MANSIDÃO
Gl 5:22, 23 – “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas cousas não há lei”.

Introdução: Ao estudar um tema específico sempre gosto de começar perguntando: “qual o significado daquilo que estou estudando?” Neste caso, o que significa mansidão? O que é ser manso?
Ao pesquisar no dicionário encontrei as seguintes explicações para o que é ser manso:
• Pessoa de gênio brando ou índole pacifica.
• Pessoa sossegada.
• Pessoa que não faz barulho.

No A.T. a palavra mansidão era usualmente traduzida pelo adjetivo ‘ãnãw que signfica basicamente pobre e aflito, de onde se deriva a qualidade espiritual de submissão e humildade.
No N.T. mansidão aparece traduzida pelo adjetivo praos que se refere a uma atitude interior que se expressa por meio de ações externas, seria traduzida pela idéia de ser gentil.
Gostaria de destacar algumas coisas sobre mansidão:

1 – A Bíblia nos ensina que os grandes homens da fé eram mansos
• Moisés – Nm 12.1-3 – Moisés é considerado o maior líder do A.T. Por causa da mansidão, Moisés, apesar de manter a força da liderança, estava preparado para aceitar injúria pessoa sem ressentimento ou recriminação.
- Mansidão não significa ser saco de pancada, mas é uma qualidade da pessoa que é plenamente submissa a Deus e tem humildade para compreender que todas as coisas no fim cooperam para o seu próprio bem. Isto é, compreende que as injúrias, perseguições, calunias, etc., são no fim instrumentos de Deus para nos manter quebrantados diante Dele. Por isto é capaz de suportar todas estas coisas com sabedoria e se guardar ressentimentos.
• Jesus – Mt 11.29 – Jesus é considerado o maior líder de toda história humana. Acredito que o ponto auge de sua mansidão foi demonstrada quando Ele ficou perante Seus acusadores injustos sem proferir nenhuma palavra de réplica ou de auto-justificação, e o fez por amor a mim e a você.
- Mansidão não significa ser sem posicionamento. Às vezes pensamos que alguém é manso, porque não se posiciona, vive alienado e apático no mundo. Jesus quando precisava ser firme e se posicionar Ele o fazia. Exemplos: Repreendia os fariseus quanto a sua hipocrisia, virou a mesa dos cambistas no templo (Mt 21.12).

2 – A Palavra de Deus nos ensina que devemos ser mansos
Podemos destacar alguns textos que nos convocam a sermos mansos:
Sofonias 2.3 – “Buscai ao Senhor vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo, buscai a justiça, buscai a mansidão...”.
Colossenses 3.12 – “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade”.
1 Timóteo 6.11 – “Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas cousas, antes segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão”.
A Bíblia nos apresenta vários outros textos que nos ordena a sermos mansos.
Você não pode simplesmente dizer que não consegue. Lembre-se que esta é uma característica do Espírito Santo, de Deus, que foi dada a nós na criação, deturpada pelo pecado, mas que somos hoje capacitados a manifesta-la se vivermos no Espírito e andarmos no Espírito.
Moisés, Jesus, e tantos outros homens de Deus eram mansos, portanto também podemos ser.

3 – A Bíblia afirma que os mansos receberam bênçãos por isto
Sl 37.11 – “Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz”.
Mt 5.5 – “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”.
Is 11.4 – “mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra;...”. (Julgar com equidade – dar soluções justas).

Conclusão: Ser manso não é opção para nós, mas um dever. Contudo só seremos mansos se compreendermos que Deus governa sobre nossas vidas e que tudo neste mundo está sob Seu controle. Portanto em submissão a Ele (Deus) lutamos com ousadia pela verdade e justiça, mas sem deixarmos de lado a humildade. Só assim seremos capazes de sermos firmes como Jesus foi e ao mesmo tempo suportarmos as injúrias e calúnias como Jesus suportou. E um dia receberemos de Deus, não de mãos humanas, as bênçãos decorrentes de nossa mansidão.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário