Translate

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

LIDERANÇA 2 - O PERFIL DO NOVO LÍDER - 2

O PERFIL DO NOVO LÍDER - 2
Neemias representa um período de restauração – este é o terceiro grupo que retorna, por volta de 444 a.C.
Neemias é um líder nato (visão e sensibilidade). Era um leigo que movido por uma visão conduziu o povo de volta a Israel.
Um homem que teve sensibilidade para fazer o que Deus queria.
Tinha bons relacionamentos. Ele soube construir bons relacionamentos.

1 - O líder irá enfrentar dificuldades, criticas e oposição (Ne 2.19; 4.1)
Sempre enfrentaremos criticas e oposições. Vocês conhecem a história do Burro, o menino e do velho? As pessoas sempre vão criticar e atacar não tem jeito.
Deus permite oposições para que possamos amadurecer. Deus não livrou Neemias dos conflitos, mas o guardou durante os conflitos.
Há pessoas chamadas para liderar, mas por não ter amadurecimento acabam desistindo do chamado de Deus.
A oposição e as criticas devem ser vistas por você como provas para te aperfeiçoar e não para sufocar o teu ministério.
Deus irá colocar “santas pedras” no seu caminho.
As pessoas que te criticam, que se opõe a você colocam em cheque sua fé, sua perseverança, seu egoísmo, seu domínio próprio, sua capacidade de amar e perdoar. São estas pessoas que te a oportunidade de mostrar ao mundo se você é mesmo crente.
Deus deseja que você cresça e se torne maduro.

2 - O líder precisa saber quando silenciar (Ne 2:12)
Ter conhecimento, informação e capacidade administrativa não necessariamente nos levará ao sucesso se não tivermos bom senso.
Precisamos saber o que falar, quando falar e o que não falar. O líder precisa ter bom senso, saber controlar as emoções e os impulsos.
O líder deve ser inteligente, e um homem inteligente sabe que é no silencio que conseguimos acalmar nossa alma para darmos passos certos.
Paulo em determinado momento é fariseu, em outro é cidadão romano. Paulo usa com sabedoria as circunstancias sociais a seu favor. Fala o que precisa ser falado no momento correto.
Neemias sai a noite (não chama a atenção).
Muitos projetos devem ser feitos com calma e sem muitos anúncios, alardes.
Algumas mudanças que desejamos implantar devem acontecer aos poucos.

3 - O líder precisa ser astuto sem perder o foco (Ne 6:3-4)
Neemias estava enfrentando oposição e precisa saber como enfrentá-la a medida que ela se tornava mais intensa. Neemias recebeu 4 vezes o convite da oposição para participar de uma reunião que tinha por finalidade atacá-lo e desanimá-lo.
Temos que ser astuto para não cairmos nas armadilhas do inimigo. Não perca seu tempo e seus neurônios com coisas desnecessárias. Neemias fugia da confusão. O líder precisa ser astuto para não cair nestas ciladas.
Tem pessoas que até possui uma boa proposta de trabalho, entretanto não suportam as investidas do inimigo, quando isso ocorre, perdem o foco.
Neemias não perdia o foco porque sabia para onde estava caminhando.
Qual é o seu foco? Para onde sua igreja está indo? Você não pode caminhar para lugar algum se não sabe para onde vai, pois corre o risco de estar caminhando de maneira errada e irá perder muito tempo.
As igrejas que estão crescendo sabem para onde estão caminhando.

4 - O líder precisa saber examinar os fatos (Ne 2:13-16)
A pós-modernidade não valoriza o saber, ela valoriza os elementos não racionais. Entretanto só é possível de fato fazer algo quando se conhece a realidade.
Existe uma espiritualidade errada onde o sujeito acredita que para ser mais espiritual é necessário abandonar (se isolar) o mundo, e isto, significa não ler e nem assistir jornais.
Esta não foi a espiritualidade de Jesus. Ele não se isolou do mundo, pelo contrário ele andava de cidade em cidade, conhecia as dificuldades do povo, visitou Zaqueu (publicano), os fariseus, em fim Jesus conversava com todos. Jesus andava e observava o que acontecia a sua volta.
Neemias tinha escutado, mas foi verificar de perto o que tinha ouvido. Foi averiguar e tirar sua próprias conclusões da situação. Um bom líder atualiza-se.
• Ter conhecimento profundo da Palavra de Deus.
• Ter conhecimento da realidade onde se vive.
• Verificar a veracidade do que ouve – não compre as idéias ou noticias sem verificar a veracidade.
Preciso olhar para minha igreja e para minha realidade hoje e agir em direção a alcançar minha missão, como pastor e como igreja de Cristo.
Por exemplo: uma igreja sem estacionamento vai fechar. Primeiro porque é lei, segundo porque hoje todos possuem carro e querem guarda-lo em um lugar seguro. Deus está em todo lugar, portanto as pessoas vão buscá-lo em um lugar onde se sintam mais amadas e saibam que seu carro está seguro.
Precisamos planejar com sabedoria. Quem não se planeja e não busca aprender mais; na verdade demonstra orgulho e soberba. Se acha suficiente.
Não é deixar de orar e buscar a Deus, mas é buscar oferecer a Deus o melhor de você. Planejar e organizar é valorizar a posição que Deus te colocou.

5 – O líder tem de colocar o povo para exercerem seus ministérios e dons
Ne 4:16-21 – Eles trabalhavam, mas ao mesmo tempo estavam pronto para guerrear. Isto é planejamento. A igreja tem que se planejar para continuar viva.
TEM MUITAS COISAS QUE O POVO DE DEUS OFERECE A DEUS QUE NEM O DIABO NÃO QUER DE TÃO MAL PREPARADO, DE TÃO RUIM.
Distribuir tarefa exige planejamento. Qual do dom do irmão? Onde vou colocá-lo?
Planejamento para começar o culto no horário. Você chega atrasado na rodoviária para pegar o ônibus? O jogo no estádio começa mais tarde para dar oportunidade dos torcedores atrasados verem o início da partida?
Iniciar atrasado é desonrar a Deus, é mentir com a palavra que demos.
O líder precisa distribuir tarefas e serviços (Ne 3:1, 3, 6, 13, 14...)
Qual a parte do muro você está construindo? O líder é como um técnico de futebol. Ele orienta o time, faz as mudanças necessárias, mas não é ele que joga.
Muitos cristãos acham que o pastor é que tem organizar e jogar.
O líder tem que trabalhar para unir o povo em torno do projeto (Ne 6:15-16)
A união fez com que um povo que estava abatido, que vinha do exílio, trabalhassem mesmo correndo o risco de terem que lutar e perder suas vidas a reconstruir sua cidade.

Conclusão: Para que Neemias conseguisse conduzir este povo a terminar o muro foi necessário oração, confiança em Deus, mas não somente isto, foi necessário conhecer a realidade em sua volta, se organizar e planejar meios para responder a esta realidade e também acreditar no potencial daqueles que estavam trabalhando com ele.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
11/09/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário