Translate

domingo, 27 de dezembro de 2009

ARREPENDIMENTO 1 - O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES

O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES
Lc 3:1-16

Introdução: A grande cidade de Ninive através do arrependimento e da mudança de vida alcançaram salvação (Jn 3:1-10).

Transição: João Batista era filho de Zacarias e de Isabel, e primo de nosso Senhor Jesus. João Batista foi chamado e consagrado desde seu nascimento para ser o precursor de Cristo.
João principiou a pregar o arrependimento na região do Jordão e empregava o batismo como um sinal de arrependimento.
Vimos que João Batista pregava o arrependimento.
Jesus Cristo ao saber que João fora preso, retirou-se para a Galiléia e deixando Nazaré foi morar em Cafarnaum, daí por diante passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos porque está próximo o Reino dos Céus (Mt 4:17).
Lc 24:47 – Jesus diz para os seus discípulos que em seu nome pregassem arrependimento para remissão dos pecados.
At 2:38 – Pedro convida os judeus e todos os habitantes de Jerusalém ao arrependimento.
At 20:21 – Paulo pede aos presbíteros da Igreja de Éfeso que testificassem tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus cristo.
Toda esta ênfase é dada ao arrependimento, pois sem ele não há salvação.
Minha oração é que o Espírito de Deus possa gerar em você o arrependimento genuíno.
Gostaria antes de falar sobre o verdadeiro arrependimento apenas dizer que existe um pseudo arrependimento.

Pseudo arrependimento (Falso arrependimento) – Mt 27:1-5Judas Iscariotes teve um arrependimento que o levou para a morte, este é um falso arrependimento, este é gerado pelo diabo, que nos faz sentir culpado, mas não nos apresenta esperança nem solução, para podermos levantar. É o diabo que quer nos fazer sentir culpados, cheios de remorsos a ponto de nos levar a loucura e mesmo a um suicídio.
Muitos hoje sofrem da síndrome de Judas – estão cheios de remorsos, de culpas, mas não conseguem ver solução para suas vidas. Não aceite mais este sentimento em sua vida, isto não é arrependimento genuíno, isto é espírito de morte que quer se apoderar de você e te levar a loucura. Repreenda estes sentimentos de sua vida hoje, em Nome de Jesus.
2 Co 7:10 – Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação que a ninguém traz pesar, mas a tristeza do mundo produz morte.
Uma vez esclarecidos os sintomas do falso arrependimento gerado por Satanás, veremos o que realmente caracteriza o verdadeiro arrependimento, aquele que é gerado pelo Espírito Santo.

1 – O verdadeiro arrependimento nos leva para os braços de Jesus
2 Co 7:10 – Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação que a ninguém traz pesar, mas a tristeza do mundo produz morte.
João Batista quando anunciava arrependimento, ele o fazia como precursor de Cristo. João Batista estava preparando o terreno, o coração daquele povo para a vinda do Messias, para a vinda do cordeiro de Deus, aquele que haveria de levar o pecado (do mundo), da humanidade.
João batista pregava arrependimento apontando a salvação para a pessoa de Cristo, o Messias que os profetas anunciavam. A pregação de arrependimento que João Batista proclamava era gerada pelo Espírito Santo, por isso apontava para o Salvador. Ela trazia contrição, mas mostrava um caminho de esperança para aquele que cresse no Cordeiro de Deus.
Jesus é o caminho para nossa salvação. Ele é o único que pode tirar o peso do pecado que carregamos, contudo sem arrependimento não há como chegar a Cristo.
A palavra arrependimento do vem do grego - metanóia – que significa mudança de mente. O arrependimento gerado pelo Espírito de Deus é mais do que um entristecer somente; implica numa mudança de mente, implica numa mudança de posição, onde as pessoas que se encontravam no Império das Trevas, inimigas de Deus são transportada para o Reino do Filho amado, o Reino de Jesus e são adotadas pelo Deus Pai, por isso, Jesus nos ensinou a orar chamando-o de “Pai”.

2 – Obstáculos para o arrependimento
• Apego à árvore genealógica - A fé do povo judeu estava firmada na sua descendência. Consideravam–se salvos por serem descendentes de Abraão (Lc 3:8).
Jesus chegou afirmar aos judeus vós sois do diabo (Jo 8:44) que é o vosso pai, porque as obras deles manifestavam as obras do diabo. Jesus disse se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão (Jo 8:39).
A salvação não depende da descendência carnal de Abraão, mas da descendência espiritual. Abraão foi chamado o pai da fé. Em Gl 3:7 está escrito sabei, pois que os da fé é que são filhos de Abraão.
• Apego à religião – Alguns confiam na sua religiosidade. Acreditam que serão salvos porque foram batizados numa determinada igreja ou porque cumprem todos os rituais estipulados por sua religião.

Não somos salvos porque nosso nome está arrolado como membro desta igreja visível, não somos salvos porque nossos pais são cristãos, não somos salvos porque um dia fomos batizados. Não somos salvos porque fazemos boas obras ou porque praticamos a caridade.
Somos salvos porque Deus nos amou a ponto de dar seu Filho por nós pecadores. Deus deu o seu Filho por mim e por você.
Somos salvos porque Jesus há mais de 2.000 anos levou sobre si as nossas transgressões.
Somos salvos porque Jesus deu sua vida para pagar o salário do pecado que é a morte, isto é, porque Jesus Cristo morreu a nossa morte.
Somo salvos porque Ele (Jesus Cristo) venceu a morte e ressuscitou ao terceiro dia, dando-nos vida juntamente com Ele.

3 – Onde há arrependimento verdadeiro ocorre manifestação da graça de Deus
Jesus esta dizendo hoje arrependei-vos e crede neste evangelho. Jesus disse: Eu vim para que tenhais vida e vida em abundância (Jo 10:10).
Sl 51:17 – Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito não o desprezarás, ó Deus.
Deixa Jesus entrar hoje na sua vida e receba Dele a salvação.
Não importa o que você fez, não importa sua situação atual. Talvez você seja um assassino, homossexual, uma prostituta, um dependente de drogas, alcoólatra, ou um religioso cheio de orgulho, não importa amado quem você seja. A única coisa que Deus quer de você hoje é que você se arrependa e abandone este caminho que o levará ao inferno.
Se você está arrependido do caminho que trilhou até hoje, confesse a Jesus seus pecados, confesse a Ele a tristeza que está te atormentando, Ele está de braços abertos para te abraçar.
Pv 28:13 – O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.
1 Jo 1:9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Manasses foi um rei que fez tudo que era abominável ao Senhor, mandou fechar a casa de Deus, se prostrou a ídolos, mas se arrependeu e Deus o perdoou de toda sua maldade.
Paulo perseguiu a igreja, mandou matar vários cristãos, entre eles Estevão, mas se arrependeu de seus pecados e se tornou um grande líder da Igreja de Jesus Cristo.
Não importa o que você já fez, Deus hoje quer te abençoar e transformar sua vida.

4 – O arrependido deve produzir frutos de arrependimentos (v. 10-14)
Após João Batista ter pregado o arrependimento para a vida, ter apontado a Salvação para Jesus. Aqueles homens tocado pela palavra que João anunciava perguntaram: O que devemos fazer?
Respondeu João: Aquele que tem duas túnicas, reparta com o que não tem nenhuma, e aquele que tem alimentos, faça o mesmo...
Uma vez que estamos arrependidos, uma vez que cremos neste evangelho devemos mudar nossas atitudes erradas. Arrependimento na Bíblia está ligado com mudança de mente, de direção.
Devemos fazer morrer a natureza terrena (Cl 3:5-8).
Abandonar o pecado, abandonar os frutos da carne (Gl 5:19-24).
O machado esta posto a raiz não brinque com Deus, não brinque com sua própria vida (Lc 3:9).
Talvez você está dizendo, mas eu creio em Deus, eu já estou salvo não preciso fazer mais nada. Realmente não precisamos fazer nada para ser salvo, pois Jesus pagou o preço do nosso pecado, levou sobre si as nossas iniqüidades. Contudo irmãos Jesus disse que aquele que está Nele e não produz fruto o Pai corta da videira (Jo 15:2).
A nossa fé tem que ser viva, ativa, se não ela não tem valor algum (Tg 2:17).

Se você ouviu esta palavra e se sente arrependido, saiba que este arrependimento é para vida. Venha hoje para Jesus e deixe o Espírito Santo de Deus te conduzir a uma vida frutívora. Se você já é crente há muito tempo e está se sentido arrependido por não ver na sua vida frutos, deixe o Espírito de Deus tocar na sua vida, deixe Ele entrar e tornar sua fé viva e ativa.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário