JESUS E A RELAÇÃO ENTRE SONHAR, SERVIR E SACRIFICAR
INTRODUÇÃO: Recentemente assisti a imagem do Sr. Martim Luther King Jr. dizendo aos americanos que o ouviam a famosa frase: “Eu tenho um sonho...”. O sonho de Luther King era que os americanos pudessem aceitar os negros em sua sociedade, trata-los com igualdade. Seu sonho era que o racismo deixa-se de existir. Para que este sonho pudesse se tornar realidade, ele lutou por ele, saiu as ruas anunciando este sonho; sacrificou horas de sua vida em defesa deste sonho, até o ponto em que resolveram por fim a sua vida. O resultado do seu sonho, do seu serviço e sacrifício é que hoje os E.U.A elegeu um presidente negro.
TRANSIÇÃO: Ao assistir àquela imagem, comecei a pensar: “Jesus fez muito mais do que o Sr. Martim Luther King; apresentou um sonho muito maior e mais belo. Serviu de maneira extraordinária as pessoas de seu tempo. Seu serviço ainda ecoa em nossos dias. Seu amor foi tão intenso pelo sonho que possuía que não precisaram tirar sua vida, Ele mesmo a entregou por amor a nós”. Entretanto as pessoas parecem não ter compreendido o que Jesus realmente queria e fez por elas.
Hoje gostaria de olhar para Jesus e ver como Ele lidou com seu sonho.
1 – Jesus e Seu sonho (Gn 1.26-28; 3.8; Ap 21.1-3)
Você sabe qual é o sonho de Jesus? O sonho de Jesus nos é apresentado no livro de Gênesis. Pai, Filho e Espírito Santo estavam na eternidade sonhando, isto é, estavam visualizando todas as coisas antes mesmo delas existirem. Antes de criar todas as coisas, Deus sonhava tudo o que pretendia criar.
Acredito que as coisas que desejamos alcançar e ser dependem de sonharmos inicialmente com elas. Os sonhos nos mostram onde queremos chegar. Uma vez que sabemos onde queremos chegar estamos prontos para começarmos a caminhar em direção a este sonho. Quem não sonha, não sabe onde quer chegar.
Deus na criação sonhava com um mundo onde pudesse viver em comunhão com seres semelhantes a Si Mesmo. Deus sonhava em viver em plena comunhão com o homem, a obra prima de Sua criação. Pai, Filho e Espírito Santo sonhavam com homens e mulheres que os amassem e que tivessem prazer Neles.
Deus sonhava com um mundo onde o amor, a paz, alegria, justiça, verdade, pureza fosse a pratica, a essência, a motivação de vida de todas as pessoas.
A Palavra de Deus nos diz que Jesus estava no principio criando todas as coisas, e que todas as coisas foram feitas por Ele e para Ele. Isto significa dizer que existimos porque Jesus sonhou conosco, e, que existimos para Ele.
Entretanto o homem se desviou deste propósito, preferiu viver sem o seu Criador. Em vez de amar a Deus e ao próximo, o homem destrói seu semelhante a cada dia, pratica a idolatria, vive na cobiça, inveja, mentira, etc. Contudo, Deus não desistiu do seu sonho.
Quando leio o livro do Apocalipse vejo que Deus continha sonhando em viver em plena comunhão com o homem.
Mas para que um sonho se torne realidade é necessário investir nele. VOCÊ TEM SONHADO? Não é errado sonhar, é errado deixar de sonhar. Os sonhos nos levam a realizar coisas que dão sentido a nossa existência. Contudo devemos sempre verificar se nossos sonhos estão de acordo com o projeto de Deus para nossas vidas. Precisamos ajustar nossos sonhos aos sonhos de Deus, caso contrário poderemos alcançar nossos sonhos, mas ainda assim nos sentirmos infelizes.
2 – Jesus serviu para que Seu sonho se tornasse realidade (Mc 10.45)
Pai, Filho e Espírito Santo sabiam que se o homem o desprezasse e decidisse viver independente Dele, era necessário seguir com o plano “B”. Contudo Ele, Deus, jamais iria desistir do ser humano e de construir um mundo justo. Mas o plano “B” implicava em serviço. Deus sabia que era necessário trabalhar para que o Seu sonho pudesse se tornar realidade.
Sonhos não são alcançados se não trabalharmos para que eles se tornem realidades.
Para que este sonho se tornasse realidade, Deus, se fez homem e andou entre nós. Jesus é Deus encarnado, por isso, Seu nome é Emanuel, que significa “Deus conosco”. Jesus veio ao mundo para nos salvar, salvar toda humanidade, da condenação que lhe foi imposta quando Adão e Eva, os pais da humanidade, decidiram viver independentes de Deus. Jesus veio servir a humanidade, através de Seus ensinos, mostrando aos homens o caminho da salvação e os valores do Reino de Deus.
Jesus trabalhou, serviu a fim de que o sonho de Deus, o Seu sonho, pudesse se tornar realidade. Você é alvo do sonho de Deus. Jesus sonha em te ver no Novo Céu, na Nova Terra. Ele sonha em viver a eternidade a seu lado, por isso, Ele veio ao mundo.
O que você está fazendo para que seu sonho se torne realidade? Quais são os passos que você está dando para concretizar seu sonho? Estabeleça metas que o ajudem a caminhar em direção ao seu sonho. Você precisa servir, sem serviço você não chegará a lugar nenhum.
3 – Jesus se sacrificou (Is 53; Mt 18.11; Rm 5.7-11; Hb 9.11-14)
Jesus tinha um belo sonho, este sonho o levou a servir a humanidade e este serviço exigiu Dele a própria vida.
Acredito que Jesus não só se sacrificou na cruz, mas toda sua vida foi um constante sacrifício por mim e por você. Jesus abriu mão de muitas coisas para nos ensinar o verdadeiro valor da vida, para nos ensinar a amar.
Jesus não se preocupou em construir uma boa casa onde pudesse repousar, não se preocupou em construir um belo templo para que todos se lembrassem Dele como o fundador de uma grande religião, não se preocupou em namorar, não se preocupou em ter um bom trabalho, não se preocupou com as coisas que todos nós normalmente nos preocupamos. Ele não se preocupou porque viveu abrindo mão de seus direitos, de sua própria justiça, de sua própria vida, para que pudesse cumprir sua missão, alcançar o Seu sonho, que era salvar a humanidade da condenação eterna e viver em comunhão plena com o homem para sempre. Jesus se entregou na cruz, se sacrificou porque sabia que valia a pena morrer daquela forma, pois somente daquele jeito Ele poderia ver o sonho realizado.
Sonhos não podem se tornar realidade se não servirmos a este sonho, isto é, se não trabalharmos em prol dele e se não estivermos dispostos a nos sacrificarmos por ele.
Você precisa abrir mão de você para conseguir alcançar seus sonhos. Jesus nos convidou a renunciar a nossas vidas para que pudéssemos ganha-la. Amar o próximo, construir uma vida a dois e ser feliz, dedicar-me ao meu trabalho e construir um lar saudável, comprar um carro, etc., só é possível se eu estiver disposto a sacrificar-me. Preciso abrir mão de mim para atender a minha esposa, aos meus filhos, aos meus colegas de trabalho, a minha igreja, ao meu ministério. A vida serviço exige de nós sacrifícios.
Conclusão: Jesus sonhou, serviu e sacrificou-se para que Seu sonho se tornasse realidade. Minha pergunta hoje é: “você tem sonhado o mesmo sonho que Jesus?” Espero que sim! Você tem sonhado com um mundo melhor? Você tem sonhado em ver milhares de pessoas salvas? Não posso deixar de fazer outra pergunta: “Você tem trabalhado para que este sonho se torne realidade”? Se você não estiver disposto a servir, milhares de pessoas deixarão experimentar a vida eterna. Você tem que tomar uma decisão. E por fim gostaria de dizer que você deve estar pronto a renunciar sua vida, a sacrificar seus desejos, em prol da luta por este sonho de Jesus.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Este blog foi feito para você que deseja semear a boa semente. Espero através dele proporcionar a você ferramentas que o ajude a pregar a Palavra de Deus. Neste site você encontrará vídeos (diversos fins), imagens bíblicas, mapas bíblicos, mensagens em forma de estudos, apostilas de cunho teológico e muitos mais para que você possa investir em seu ministério e conduzir vidas a Cristo.
Translate
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
HOMENS FORTES EM TEMPOS DE CRISE Juízes – Gideão O que significa o termo “homens fortes”? R.: Homens fortes são àqueles que mesmo ao ...
-
O VALOR DO TRABALHO EM EQUIPE - UNIDADE Gn 11:1-9 Assim como Jesus fazia, queremos lançar mão de algumas parábolas para mostrar a necessi...
-
NOIVADO Estamos reunidos aqui hoje para celebrar o noivado de Rogério Silvestrin e Priscilla Sequalini. Movidos por este sentimento d...
Nenhum comentário:
Postar um comentário