Translate

sábado, 9 de janeiro de 2010

FELICIDADE 1 - PODEMOS SER FELIZES SIM!

PODEMOS SER FELIZES SIM!
(Resumo do livro - POSSO SER FELIZ SIM!)

Encontraremos felicidade quando conseguirmos viver bem conosco e também com nossos semelhantes. Para vivermos bem com nossos semelhantes é necessário que vivamos bem conosco primeiro. Lembre-se das palavras de Jesus: Ame a teu próximo como a ti mesmo.
Quer ser feliz então em primeiro lugar:

1 – Acredite em si mesmo
É interessante que muitos de nós não acreditamos em nós mesmos.
Muitas são as causas para uma auto-estima negativa, palavras proferidas por alguém que possuía autoridade sobre nós: pais, professores, etc.
Em uma das cidades que pastoreei conheci um jovem que estava afastado da Igreja, após insistir para que ele retornasse aos encontros de jovens, ele me disse que não iria mais lá, porque quando mais novo ele era um adolescente muito obeso e todos adolescentes da igreja caçoavam dele por ser gordo. As palavras que lhe foram lançadas se enraizaram neste coração, causando danos em sua auto-estima e o afastando até mesmo de Deus. Devemos cuidar com as brincadeiras que fazemos, pois palavras podem matar ou gerar vida.
Muitas pessoas se vêem prejudicadas e infelizes em virtude de uma baixa auto-estima, vivem com complexo de inferioridade.
Devemos acreditar em nós mesmos. Deus acreditou em nós e por isso deu o Seu Filho unigênito para que nós tivéssemos vida eterna. Deus acreditou em nós a ponto de entregar Seu único Filho para que nós pudéssemos viver para sempre em comunhão com Ele.
Jesus acreditou em Pedro até o fim. Pedro andou ao lado de Jesus, viu tudo quanto Jesus realizará, afirmou crer que Jesus era o Messias, o Filho do Deus vivo, afirmou que morreria por Ele se necessário, entretanto na hora em que Jesus estava para ser crucificado, Pedro, o negou (Jo 18:12-18,24-27).
Depois deste fato, o próprio Pedro já não acreditava em si mesmo, pegou seu barco e resolveu ir pescar, sua vida como pescador de homens havia terminado para ele.
Neste momento crucial de sua vida, Jesus aparece a Pedro e o chama para cuidar de Suas ovelhas, o chama novamente para ser pescador de homens (Jo 21:12-17). Jesus continuou a acreditar em Pedro, quando este já não acreditava em si mesmo.
Vou lhe dizer por que podemos acreditar em nós: “Porque Deus acredita em nós”.
Moisés não acreditava que poderia ser um instrumento para libertar Israel da escravidão. Em sua primeira tentativa de libertar Israel do Egito ele matou um guarda e teve que fugir, depois disso, se tornou um pastor de ovelhas e jamais pensou que um dia poderia libertar seu povo daquela situação. Entretanto, Deus continuou acreditando em Moisés e apareceu-lhe numa sarça ardente e o ordenou ir ao Egito para libertar Israel. Moisés resistiu e tentou convencer a Deus de que ele não poderia fazer aquela obra, mas Deus resistiu a Moisés e o ordenou a ir e Moisés se tornou o maior líder que Israel já teve (Êx 3-4).
Deus acredita em você, portanto acredite em você, baseado no fato de que Deus acredita em você.

2 – Visualize a nova pessoa que você é em Cristo Jesus
É interessante como Deus age por meio de nós. Deus acredita em nós porque Ele não se prende a nos olhar no tempo presente. Deus acredita em nós porque Ele nos vê como nova criatura em Cristo Jesus. Quando Deus olha para você, Ele vê em você o potencial que Jesus tinha quando andou em nosso meio.
O próprio Senhor Jesus Cristo enxergou em nós este potencial, de tal forma que disse: “Que faríamos obras maiores do que Ele fez, se crêssemos Nele” (Jo 14:12). Jesus ao falar estas palavras já estava visualizando o que seríamos Nele e não o que éramos antes de conhecê-lo.
Para que sejamos felizes é necessário que tenhamos uma nova mente. O apóstolo Paulo escreveu as seguintes palavras: “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Eis o segredo para que consigamos a felicidade: sermos transformados a partir da nossa mente. Este é um convite a mudarmos a maneira de nos olharmos.
Deus ao olhar para nós e continuar fazendo projetos, nos ensinou que vale a pena acreditar naquilo que vemos pela fé. Poderíamos citar aqui toda a Bíblia, pois ela é o Livro que nos mostra que Deus jamais desistiu do homem e foi capaz de vê-lo vivendo na cidade Santa para sempre ao Seu lado, como nos descreve o apóstolo João (Ap 21-22). Deus olhava para o escaton, isto é, para a esperança futura como realidade presente e nos faz ver essa realidade através deste livro de esperança que é a Bíblia.
Chegou o momento de você olhar para o escaton como tempo presente. Como? Isto exige de você “fé”. Creia na Palavra de Deus, assuma o que a Palavra de Deus diz a seu respeito. Crie uma nova imagem de si mesmo, por meio da Palavra de Deus. Imagine-se segundo a Palavra de Deus. Sua auto-imagem irá mudar a partir do momento que você comece a se olhar diferente. Faça isso a partir de hoje. Declare o que você é em Cristo Jesus, se olhe a partir da nova criatura que você é em Cristo Jesus. Transforme sua mente e todo seu ser irá se transformar.
Não diga: “não posso”, “sou fraco”, “sou covarde”, “não tenho capacidade para isso”.
Você é uma nova criatura em Cristo Jesus, o Espírito de Deus habita em você agora. Jesus te libertou do império das trevas, para sua maravilhosa luz (Cl 1:13). Você está assentado, juntamente com Cristo, nos lugares celestiais (Ef 2:6). Deus não lhe deu um espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação (2 Tm 1:7). Você possui a mente de Cristo, a sabedoria do Deus criador do universo, o poder deste Deus, esta tudo dentro de você, por meio do Seu Espírito que em nós agora habita.
Se você ainda não orou entregando-se a Jesus Cristo, reconhecendo-se como pecador e O reconhecendo como único Senhor e Salvador – você poderá faze-lo hoje e começar a viver uma nova vida.
Se você fez esta oração com sinceridade e com fé, tenha certeza sua vida se inundará de paz interior.
Voltemos agora ao ponto em que estávamos. Você deve tomar uma posição em sua vida. Decida-se ser o que a Bíblia diz que você é. Amém! Imagine-se cheia do Espírito Santo e será, imagine-se corajoso e será, imagine-se um pregador da Palavra de Deus e será, imagine-se um grande empresário e você será! Porque você irá andar pelo que vê com os olhos da fé e não pelo que vê com os olhos carnais. E você tem uma boa razão para crer nisso que vos falo, porque Deus te deu uma nova posição, porque Deus te deu um novo Espírito, porque Deus agora luta ao seu lado, luta com você as suas lutas. Aleluia!
Ao se imaginar nestas novas situações, você estará gerando em você uma força interior que o moverá a transformar esta imaginação em realidade. Esta força interior é fé, que está calcada na Palavra de Deus e não em nossas forças.
Visualize a nova pessoa que você é em Cristo Jesus e serás feliz.



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário