Translate

segunda-feira, 5 de abril de 2010

ECLESIOLOGIA 2 - CHAMADOS PARA EDIFICAR

CHAMADOS PARA EDIFICAR
“Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor, e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica” 1 Co 3.10.

O que significa edificar? Creio que todos já sabem que edificar significa levantar, construir. A Bíblia é muito clara quanto ao nosso chamado. Somos chamados para edificar! Edificar o que? É claro que Paulo está se referindo a edificação da igreja.
Paulo está dizendo neste texto que ele lançou o fundamento, este fundamento foi lançado sobre a pedra angular, que é Cristo Jesus, e que agora outro edifica.
Este “outro” incluía seus discípulos mais próximos, como também eu e você. Contudo ele nos deixou uma advertência, uma palavra de cuidado: “veja como edifica”.
Diante desta palavra de advertência que os convido a uma reflexão nesse dia. “Como estamos edificando a igreja de Cristo?” Somos chamados para edificar:


Respondendo a pergunta: Sobre o que estamos edificando nossa igreja?
1 – Sobre o fundamento que já foi lançado – “lancei o fundamento...”
Jesus Cristo nos chamou para a edificação de Sua Igreja, quando nos chamou para pregarmos o Evangelho a toda criatura. Ao nos chamar deu aos seus discípulos mais próximos, a incumbência de lançar os fundamentos para a edificação de Sua Igreja. Portanto, não estamos edificando sobre um novo fundamento, mas sobre um fundamento que já foi lançado. Edificamos sobre a doutrina dos apóstolos, sobre a pedra angular, que é Cristo Jesus. Isso significa:
• Não estamos criando uma nova Igreja, embora possamos ter um novo nome na placa da entrada, continuamos filiados a única igreja existente, a Igreja de Jesus Cristo. A Igreja formada por todos aqueles que professam sua fé em Cristo Jesus. A Igreja de Cristo é Una, portanto indivisível.
• Não estamos criando novas doutrinas, embora muitas vezes nos contextualizamos aos novos costumes, a nova linguagem e a nova roupagem que o evangelho faz para alcançar os sem Jesus. Contudo não podemos desvalorizar nosso passado, para não nos perdemos no presente; e acabarmos negociando o que é inegociável na Palavra de Deus. Infelizmente muitas igrejas já têm feito isso por “amor ao dinheiro” ou ao “status qo” alcançado. Há muitas heresias por aí!
• Não estamos criando novos sacramentos na vida da Igreja. Entretanto podemos cria novas tradições, novas festas, etc. Contudo Cristo nos deixou somente duas ordenanças: Batismo e celebração da Santa Ceia. Ainda hoje realizamos estas ordenanças em obediência a Cristo.
Podemos mudar o horário da EBD, do Culto, do Grupo Pequeno, etc. Podemos nos vestir de maneira menos informal, usar uma linguagem mais coloquial, mas é inadmissível que preguemos outro evangelho além daquele que nos foi deixado pelos apóstolos. É inadmissível aceitarmos o pecado na vida da igreja como sendo algo natural.
Precisamos parar e pensar sobre quais fundamentos estamos edificando nossa igreja? E em conseqüência nossas vidas!
Somos chamados para edificar:


Respondendo a pergunta: Como na prática edificamos a igreja?
2 – Na mutualidade
1 Ts 5.11 - Uma coisa está bem claro neste verso devemos nos edificar. O texto nos chama para a responsabilidade de crescermos como igreja, isto é, como um corpo. Eu devo crescer, mas não basta o meu crescer, devo trabalhar para que o corpo do qual faço parte cresça.
Em 1 Co 14.26b, o apóstolo Paulo diz o seguinte: "... e seja tudo feito para a edificação".
Com quem Paulo está falando? Com a igreja. Qual o motivo que o levou a recomendar isso? Para que a igreja aprendesse e entendesse que tudo o que ela faz é para um só propósito: levar ao crescimento e edificação dos seus membros. Em outras palavras: aquilo que não edifica, não serve. Se o que se faz na igreja não leva a uma vida de maior maturidade, não serve.
Toda ação da igreja deve ser planejada para edificação de todo o corpo
• Se não promove a comunhão, a unidade, a paz, não serve.
• Se edifica só a própria pessoa, também não serve, porque o Corpo não recebeu crescimento. É por essa razão que Paulo prefere falar na igreja "cinco palavras" com seu entendimento, "para instruir outros", a falar mil palavras em outras línguas onde ninguém seria edificado (1Co 14.19).
• Se aquilo que se faz num culto só promove "entretenimento", é "gostoso", é "legal", mas não leva a uma maior compreensão de Deus, também não serve, porque perdeu um tempo útil que não levou à edificação.
• Se aquilo que eu faço, é correto em minha opinião pessoal, mas leva à divisão e facções, também não serve, porque ao invés de construir, destrói.
• Se estamos mais avançados em fé e espiritualidade e tentamos incutir nossa forma de ver a outros, sem que estejam preparados para entendê-la, também não serve, porque além de não edificar, cria muros de separação.
• Se a nossa pregação não tem um propósito claro e um objetivo preciso, também não serve, porque a prolixidade não produz edificação na mente.
• A exortação e a correção são coisas boas para a igreja, mas se não são feitas com profunda humildade de quem exorta, não serve, porque a soberba impede que o outro aceite aquilo que você fala.
• Se eu recebo de Deus uma revelação, sonho ou visão, mas a compreensão daquilo não está clara para mim, eu não posso passar adiante enquanto não houver total discernimento, porque Deus não pretende deixar a Sua igreja "confusa" com coisas enigmáticas. Deus não é Deus de confusão.

Enfim, é necessário que a Igreja de Cristo, em todas as suas ações, busque sempre a edificação de seus membros. As orações, as mensagens, os cânticos, as profecias, os testemunhos, e tudo o mais que se faça, precisa ter um só propósito: edificar a Igreja.
Entendo que devemos parar e refletir se estamos caminhando corretamente na edificação de todo o corpo; caso contrário este se torna o momento de corrigirmos alguns caminhos.
Em Ecl 3.3 – “...tempo de derribar, e tempo de edificar”. Precisamos identificar o tempo em que nos encontramos. A Igreja vive de ciclos, de tempos... qual o tempo em que esta igreja se encontra? È preciso saber qual o tempo em que a igreja se encontra para que se possa planejar o seu futuro.
Entretanto seja qual for o tempo em que a igreja se encontre é sempre tempo de buscar a edificação, sendo que o derribar pode ser necessário para o edificar. Muitas vezes é necessário tirar, extirpar o que não serve para que o corpo cresça.
Somos chamados para edificar a igreja:


Respondendo a pergunta: “Para que edificamos a Igreja?”
3 – Para que os sem Cristo vejam Deus sendo glorificado nela e os da fé sejam nutridos através dela
Outro dia eu estava pensando e me perguntando: Por que vou a igreja todos os domingos? Para ouvir mais um sermão? Por que dou meu dízimo a igreja? Por que devo ir a EBD? Grupos pequenos? Se já sei tudo o que acontece lá... já conheço todos as passagens da Bíblia... por que?
Sei que muitos de nós já nos perguntamos isso em algum momento de nossa vida. Creio que existe duas respostas para esta pergunta:
A primeira resposta que encontrei que me satisfez está em Mt 5.16 – “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.
As pessoas sem Cristo, sem Jesus, precisam da igreja. Elas precisam de mim e de você. Elas precisam achar luz em algum lugar para que possam se encontrar com Deus.
Quando nos reunimos aqui, estamos mantendo a luz acesa para que eles possam achar um lugar seguro no momento de desespero, de trevas, de guerra.
Quando você está respondendo a Deus mantendo sua casa ativa, você está ajudando a Igreja de Cristo a continuar cumprindo o seu propósito, que é alcançar vidas com o Evangelho. Através da igreja missionários são sustentados, a Palavra é pregada, as ordenanças são administradas, e desta forma a igreja glorifica a Deus e prove salvação a todo pecador.
A segunda resposta que encontrei e que me move a continuar pastoreando está em Ef 4.11-16. Nestes versos o apóstolo Paulo diz que Jesus Cristo distribui estes cinco ministérios na igreja com vista ao aperfeiçoamento dos santos para que estes possam desempenhar bem o seu serviço até que todos cheguem a maturidade desejada por Deus, isto é, nos tornemos como Cristo.
Portanto o nosso ministério, o nosso serviço na igreja tem o fim de ajudar cada vida a crescer, a se tornar maduro espiritualmente. Por isso que nos reunimos aqui, neste santo lugar.

Conclusão: Gostaria de encerrar minhas palavras motivando-os a continuarem a edificar esta igreja sobre os fundamentos lançados pelos apóstolos, mantendo desta forma a igreja pura e santa, e admoestá-los a trabalhar e a pensar sempre na edificação de todo o corpo, não estejam contente em apenas se edificarem, não se esqueçando nunca que o propósito desta igreja e ser luz para aqueles que não conhecem o evangelho e ao mesmo tempo o lugar que ofereça aos seus membros nutrição para sua fé. Que Deus os abençoe hoje e sempre.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

11 comentários:

  1. PASTOR q DEUS nosso salvador e Senhor abençoe grandemente a vida do senhor e toda a familia,, uma palavra muito boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor por favor me ajude a fazer umtexto sobre a carne mata mais oespirito edifica o ke ker dizer isso ,muito obrigada desde ja que Deus abençoe

      Excluir
    2. Oi Fátima, acredito que você quis dizer: "a letra mata, mas o espírito vivifica". Se essa foi sua dúvida, precisamos entender que a letra é uma referência clara de Paulo a Lei de Moisés. Em 2 Coríntios 3:6 Paulo chama a Lei de Moisés de “letra”, no verso 7, chama de “ministério da morte” e no verso 9 de “ministério da condenação.”
      Com todos esses adjetivos Paulo estava demonstrando em seu argumento que a Lei (Antigo Testamento) tem seu valor (observe que Paulo fala também da glória da Lei – V.7 – ainda que seja uma glória que já não resplandece – V.10), mas não era a prática dos preceitos [desta Lei] que traria a vida eterna as pessoas. Algo muito defendido pelos judeus que não aceitavam a Cristo e impunham a obediência a Lei como uma forma de salvação.

      Excluir
  2. Paz do senhor Jesus Cristo.
    Pastor muito interessante esse texto, muito edificante, que Deus continue lhe dando sabedoria.

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor Pastor, escrevo a partir de Luanda-Angola e fui ricamente abençoado pela linda e maravilhosa mensagem, deixa que Deus te abençoa e que te faça crescer cada vez mais na Graça, conhecimento e Estatura. paz e amor

    ResponderExcluir
  4. Boa é essas palavras parabéns que o senhor Deus bendito te abençoe ricamente em o n de Jesus Cristo creia na Vitória por Cristo

    ResponderExcluir
  5. Gostei ,percebi o quanto é importante sermos edificadores tanto em Cristo na obra quanto ao próximo. E assim a igreja continua criando na terra até que Cristo venha e as vidas possam serem totalmente impactadas com esse fundamento chamado Jesus .

    ResponderExcluir
  6. Aprendendo a ser serva e edificada para edificar .

    ResponderExcluir