Translate

segunda-feira, 5 de abril de 2010

MEDO 1 - ENFRENTENDO O MEDO DO FUTURO

ENFRENTANDO O MEDO DO FUTURO
Jeremias 29:11; Hebreus 13:5

INTRODUÇÃO: Eu confesso que sempre vivi pensando no amanhã. O QUE VAI ACONTECER QUANDO EU CHEGAR AOS 60 ANOS?
De certa forma vivemos inseguros quanto o amanhã. - Estarei ainda trabalhando? Estávamos nos sentindo impotentes - Será que vou conseguir pagar minhas contas? A faculdade de meus filhos? Será que o que o INSS vai me dar será suficiente pelo menos para pagar o plano de saúde? Nosso problema com o amanhã é o SERÁ... Será que vou ter saúde suficiente para manter minha família até os filhos crescerem? Será que vou casar? Será que vou passar no vestibular? Será que vou conseguir um bom emprego?
TODOS NÓS TEMOS MEDO DO FUTURO IMEDIATO E MUITOS TEM MEDO DO FUTURO DEPOIS DA MORTE. Porque em ambos são algo desconhecido para nós, e, também PORQUE NOS SENTIMOS INSEGUROS POR FALTA DE NÃO SABERMOS SE SOMOS AMADOS POR AQUELE QUE TEM O PODER DE CONTROLAR O FUTURO.
Como então, lidar com o medo do futuro? Quando o seu futuro está determinado por uma doença? Vamos procurar na Palavra de Deus algumas respostas...

TRANSIÇÃO: (Jeremias 29:11) - O povo de Israel estava já algum tempo no cativeiro na Babilônia. Todo o sonho de futuro e a expectativa das promessas feitas aos seus antepassados haviam desmoronados. Deus já havia avisado que eles ficariam no cativeiro por 70 anos. Apenas quatro anos haviam se passado até o contexto desta passagem ser escrito. Eles estavam no cativeiro por causa da desobediência a Deus. O povo estava com uma certa expectativa ... POR QUANTO TEMPO FICAREMOS AQUI?
Outras perguntas certamente permeavam a cabeça das pessoas: E os nossos sonhos de cuidarmos de nossos filhos e prepará-los para a vida? E nossa terra que mana leite e mel, quando a veremos de novo? Será que morreremos aqui? E O NOSSO FUTURO?
UM CERTO FALSO PROFETA CHAMADO HANANIAS DISSE QUE EM DOIS ANOS O POVO SERIA LIBERTO (28:3 cf. 27:11,12).
Então, Deus responde a inquietação do povo demonstrando que Hananias estava mentindo. Mas, em vez de simplesmente dizer para o povo que o futuro deles estava sombrio, Deus traz um tremendo encorajamento. Vamos ler Jr 29:1 ao 14.
• O povo estava com medo - COMO SERÁ NOSSO FUTURO?
• O povo estava confuso - Serão realmente 70 anos?
• O povo estava tentado a ouvir o que não era de Deus - Quando estamos com medo somos tentados a receber qualquer coisa que nos leve ao escape.
• O povo estava sob o stress do abandono e da dor da distancia de Jerusalém
• O povo estava solitário - A dor trás solidão e o povo estava longe do local de adoração... Jerusalém.
• O povo precisava de Salvação daquela situação.

COMO ENTÃO LIDAR COM O MEDO DO FUTURO?
À luz desta passagem podemos tirar alguns princípios que vão nos ajudar a lidar com o medo do futuro. Quando estamos lidando com o MEDO DO FUTURO precisamos lembrar que: DEUS É O DEUS DO NOSSO FUTURO ( Jeremias 29:11)
Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.
A partir desta perspectiva posso descansar com relação ao meu futuro, porque sei que:

1)DEUS CONHECE TUDO A MEU RESPEITO E ELE ME AMA
"Nada na criação está escondida dos olhos de Deus. Todas as coisas Ele conhece e estão descobertas perante seus olhos ... "- Hebreus 4:13.
Deus sabe o que me trás medo hoje - Deus sabe o que vou precisar amanhã.
AQUELE QUE ME AMA NÃO ME DEIXARÁ AO LÉO NO MEIO DO MEU MEDO.
Deus sabia das aflições do povo no Cativeiro: Insegurança, Solidão, Falta de recursos, O fato de estarem dominados pelo medo, por falta de perspectiva de um futuro melhor.
Por conhecer o coração do seu povo, Deus sabia a palavra certa que traria esperança no meio do medo. “...plano de paz,e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança”.
Porque Deus conhece tudo a meu respeito e me ama, posso também confiar que Deus:

1.1) ELE TEM UM PLANO PARA O MEU FUTURO - planos de paz ...
Deus trouxe esperança no meio do caos da incerteza - Deus trouxe um plano apesar do contexto da vida do povo - O povo estava no cativeiro por causa da desobediência.
Deus não definiu o plano que ele tinha, mas era um plano baseado na promessa Dele.
O período determinado no cativeiro - 70 anos - fazia parte de Seu plano para conduzir o povo na promessa aos pais da nação - FAZER DE ISRAEL UMA GRANDE NAÇÃO.

Os planos de Deus para minha vida incluem PAZ.
• Paz não significa ausência de conflito.
• Paz necessariamente não significa mudança de condições.
• PAZ SIGNIFICA ESTAR NUM CONTEXTO DE SEGURANÇA POR CAUSA DA PRESENÇA DE QUEM TEM PODER – DEUS.
• PAZ SIGNIFICA TER RELACIONAMENTO COM QUEM PODE ME PROTEGER.
• PAZ SIGNIFICA ESTAR NUM RELACIONAMENTO SEM CULPA.

Os planos de Deus incluem um futuro que me satisfará no final
" ...para vos dar um futuro e uma esperança. " (...) " ... para vos dar o fim que desejais ..."
• Um futuro de acordo com o que Deus quer.
• Um futuro moldado pela vontade de Deus.
• Um futuro no qual as dores do presente são instrumentos para moldar meu interior e ser a pessoa capaz de experimentar aquilo que Deus tem para mim de uma forma que me realize a despeito das durezas da vida.
• Um futuro que pode ser tardio, mas que hoje é alimentado pela esperança - A ESPERANÇA QUE JESUS VIRÁ E HABITAREI NO SEU REINO PARA SEMPRE.

APLICAÇÃO: Você está com medo hoje do seu amanhã? Creia que Deus tem um plano de paz para sua vida que lhe dará satisfação. Creia no novo céu, na nova Terra, na nova Jerusalém e em todas coisas novas que virão com o Reino de Deus. Sonhe com o Reino de Deus, sonhe com as coisas celestiais. Confie no amor de Deus por você e em sua Palavra.

1.2) DEUS COM SEU AMOR GARANTE UM FUTURO: DE PAZ
“...para vos dar um futuro e uma esperança. " (...) " ... para vos dar o fim que desejais ..."
• DIREÇÃO QUANDO ESTIVER CONFUSO - "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio conhecimento. Reconhece-o em teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas" ( Prov 3:5,6).
• ESCAPE QUANDO ESTIVER SENDO TENTADO - "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana. Mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados alem das vossas forças. Pelo contrário, juntamente com a tentação vos dará o livramento de sorte que possais suportar" ( I Co 10:13).
• APOIO QUANDO ESTIVER SOB ESTRESS - "Quando passares pelas águas eu estarei contigo; quando pelos rios eles não te submergirão;quando passares pelo fogo não te queimarás nem a chama arderá em ti. Pois eu o Senhor, teu Deus,, o Santo de Israel, teu salvador" (Isaias 43,2-4).
• PRESENÇA QUANDO ESTIVER SOLITÁRIO - "Deus nos disse, De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.
Assim podemos afirmar com confiança, O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que poderá me fazer o homem”? ( Hebreus 13:5,6).
• SALVAÇÃO EM TODOS OS SENTIDOS - Jeremias 29:12-14 - "Então me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração. Serei achado por vós,
diz o Senhor e farei mudar a vossa sorte"

2 – NÃO PARE DE VIVER POR CAUSA DO MEDO DO AMANHÃ
“Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos exilados, que eu deportei de Jerusalém para a Babilônia: Edificai casas, e habitai nelas; plantai pomares, e comei o seu fruto. Tomais esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos, e daí vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí, e não vos diminuais.
Procurai a paz da cidade, para vos desterrei, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós terei paz” Jr 29:4-7.

APLICAÇÃO: Confie em Deus, Ele é seu Pai agindo para que você possa alcançar o melhor que ELE tem para você. E o melhor que Deus tem para você não está neste mundo, mas há de ser manifestado a nós; e só será dado aos vencedores. Deus está trabalhando para te fazer um vencedor. Mas só vencerão aqueles que são capazes de continuar vivendo e demonstrando que crêem no futuro com ações em prol da vida.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
(Baseado na mensagem do Pr....)

Um comentário:

  1. amém ,eu me considero uma pessoa com medo do futuro ,mais eu não preciso temer porque eu tenho um Deus que cuida de mim.

    ResponderExcluir