Translate

sábado, 8 de maio de 2010

RESPONDENDO AS QUESTÕES BÁSICAS DE NOSSA EXISTÊNCIA - 2

RESPONDENDO AS QUESTÕES BÁSICAS DE NOSSA EXISTÊNCIA - 2

4 - Quem devo ser? Como devo viver aos olhos de Deus?

Gênesis 1:26 – Então disse Deus: façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança.

• Você foi criado para se tornar semelhante a Cristo.
• Desde o principio, o plano de Deus tem sido fazê-lo à semelhança de seu Filho, Jesus. Esse é o seu destino e o terceiro propósito para sua vida.

Efésio 4:11-13 – (11)E ELE mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, (12)com vistas aos aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, (13)até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, `a perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.

• O supremo objetivo de Deus para sua vida na terra não é o conforto, mas o desenvolvimento de seu caráter. Ele quer que você cresça espiritualmente e se torne semelhante a Cristo (Ef 4:11-13).
• O objetivo do Pai celestial é que você amadureça e desenvolva as características de Jesus Cristo.
• Para que eu me torne mais parecido com Jesus preciso me despojar do velho homem e me revestir do novo homem

Efésios 4:22-24 – No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão precedentes da verdade.

• Tornar-se semelhante a Cristo não significa perder a personalidade. O cristianismo ocupa-se da transformação do caráter, não da personalidade.
• É tarefa do Espírito Santo produzir um caráter semelhante ao de Cristo em você.

2 Coríntios 3:18 – E todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito - Conforme o Espírito do Senhor opera em nós, tornamo-nos mais e mais como ELE e refletimos SUA glória cada vez mais.

• O Espírito Santo ou Espírito de Cristo ou ainda o Espírito de Deus, passa a habitar em nós quando reconhecemos Jesus Cristo como Senhor de nossas vidas e entregamos a ele nossas vidas.
• Uma vez que o Espírito de Deus habita em nós, a vida de Cristo passa a operar em nós. Como isso acontece na vida real? Pelas escolhas que fazemos. Nós escolhemos fazer a coisa certa nas diversas situações de nossa vida e confiamos no Espírito Santo de Deus para nos dar força, amor, fé e sabedoria para fazê-la.
• Devemos cooperar com o trabalho do Espírito Santo – (Filipenses 2:12-13) – Desenvolvei a vossa salvação (essa parte cabe a nós – está relacionada com a obediência a voz de comando do Espírito Santo) – Deus efetua tanto o querer quanto o realizar (esta é a parte de Deus – Ele gera em nós o Seu querer e nos ajuda a realizar).
• Ao obedecer somos chamados: 1º) abandonar nossa antiga maneira de agir – Para ser semelhante a Cristo, eu devo mortificar meu velho homem, abandonar a vida pecaminosa e não mais ceder as paixões da carne. 2º) mudar nossa forma de pensar – Para ser semelhante a Cristo, devo desenvolver a mente de Cristo. 3º) adquirir o caráter de Cristo (agir como Cristo agiria) – Não basta apenas abandonar determinados modos de agir e começar a pensar como Cristo, preciso agir como ELE agiria no meu dia a dia.
• Deus usa sua Palavra, as pessoas e as circunstâncias para moldar você – A Palavra de Deus supre a verdade que precisamos para crescer, os filhos de Deus suprem o apoio que precisamos para crescer e as circunstancias suprem o ambiente que precisamos para pôr em prática as características de Cristo.
• Muitas pessoas presumem que tudo de que necessitam para crescer espiritualmente é estudo bíblico e oração. Maturidade espiritual não é medida pela quantidade de informações bíblica e doutrinarias que conhecemos. A vida cristã é muito mais do que credos e convicções; ela inclui conduta e caráter.
• Algumas questões da vida nunca serão transformadas somente por estudo bíblico e oração. Deus usa as pessoas. Ele normalmente prefere operar por meio de pessoas, de forma que dependemos uns dos outros para alcançar comunhão. Ele quer que cresçamos juntos.
• O cristianismo não é uma religião (preso a ritos) ou uma filosofia (conceitos abstratos da vida), mas uma fé viva que se manifesta através dos relacionamentos; é um estilo de vida que se doa a Deus e ao próximo.
• Crescimento espiritual não é algo automático – Você deve decidir se tornar um discípulo de Cristo.
• Tornar-se semelhante a Cristo é um longo processo de crescimento – A maturidade espiritual não é instantânea nem automática; é um desenvolvimento que durará o resto de sua vida.
• O crescimento espiritual é um processo no qual substituímos as mentiras pelas verdades.
• Deus está muito mais interessado em quem você é do que no que você faz. Nós somos seres humanos e não fazeres humanos. Deus se preocupa muito mais com seu caráter do que com sua carreira, porque você levará o caráter para a eternidade, mas não a carreira.
• Jesus não morreu naquela cruz apenas para que pudéssemos levar vidas equilibradas e confortáveis. O seu propósito é muito mais profundo: ELE quer nos tornar como ELE, antes de nos levar para o céu.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário