Translate

quarta-feira, 12 de maio de 2010

CHAMADO 2 - SERÁ QUE EU POSSO SER UM VASO DE BENÇÃO NAS MÃOS DE DEUS?

SERÁ QUE EU POSSO SER UM VASO DE BENÇÃO NAS MÃOS DE DEUS?
Jz 11:1-11

Muitas pessoas se consideram incapazes de realizar qualquer tarefa dada por Deus. Pensam assim, porque olham para trás e vêem em um passado negro, assustador. Acham-se pequenas demais para se tornarem um instrumento nas mãos de Deus. Sentimentos de rejeição, de auto-comisseração, de inferioridade as dominam e as impedem de acreditar que Deus quer usá-las.
Afinal surge a pergunta dentro de nós: Será que eu posso ser um vaso de bênçãos nas mãos de Deus?
Deus chamou Jefté para libertar Israel. Que qualificações este homem possuía?

1 – Jefté era um homem sem linhagem (Jz 11:1)
(v.1) “Era então Jefté, o gileadita, homem valente, porém filho duma prostituta; Gileade gerara a Jefté”.
Jefté era filho de uma prostituta. Homem sem bons antecedentes, de currículo manchado.
Quando você vai procurar um emprego eles querem saber do seu passado (se tem experiência); para as empresas seu passado é mais importante do que seu potencial futuro.
E o verso dois deste capitulo ainda nos diz que ele foi rejeitado por sua família. Jefté possivelmente era um homem que guardava em seu coração um sentimento de desprezo, de rejeição muito grande (v.7).
Jesus foi rejeitado por todos. ELE disse que não tinha onde encostar a cabeça, os religiosos diziam ser ELE um falso profeta. Isaias o profeta disse o seguinte a respeito de Jesus: “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer...” (Is 53:3).
Paulo foi rejeitado no inicio pelos apóstolos, somente Barnabé acreditou nele.
Não importa o que digam de você, de onde você veio, se te desprezam, saiba que Deus deseja te usar. “E Deus escolheu as cousas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são” (1 Co 1:28).

2 – Jefté era um homem forte (Jz 11:6-9)
Jefté não possuía linhagem segundo a visão israelita. Jefté teria todos os motivos para ter vergonha de si mesmo, afinal ele era filho de uma prostituta e seus próprios irmãos o expulsaram de casa. Nós entenderíamos muito bem se ele tivesse desistido da vida.
Entretanto, Jefté demonstra ser um homem forte e que sabia o que queria (vv.6-9). Alguém que não ficou parado no tempo chorando por causa da desgraça que o destino lhe havia reservado. Alguém que sabia que o futuro poderia ser melhor se colocasse sua confiança em Deus (v.9).
Muitos de nós vivemos uma vida estancada, ficamos paralisados pelo medo, pela vergonha de quem somos. Aprisionados por sentimentos de rejeição, de auto-comisseração, etc.
Você precisa levantar a cabeça e acreditar que você pode fazer a diferença. Deus acredita em você, por isso ELE deu seu filho por você.
Tenha a mente firme, propósitos firmes, pois quem tem mente firme permanece com a paz de Deus (Is 26:3).

3 – Jefté era um homem valente (Jz 11:1)
(v.1) “Era então Jefté, o gileadita, homem valente,...”.
Deus parece não buscar homens que possuam bens materiais, que possuem origem nobre, sangue azul, mas uma coisa Deus sempre olha para aqueles a quem chama: CORAGEM.
Jz 6:12 – Gideão é chamado pelo Anjo do Senhor de HOMEM VALENTE.
Êx 2:11-12 – Moisés demonstra coragem, apesar de ter agido errado, enfrentando o egípcio.
Davi (matou uma ursa, Golias); Elias, Elizeu, Isaias, etc.
Quando o exército ia para guerra Deus mandou os covardes saírem para não contaminarem os outros com o medo (Dt 20:8).
“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Tm 1:7).
Poder é para os valentes. O poder não é para ser enterrado, mas é para expulsar demônios, curar os enfermos, libertar os cativos, pregar as boas novas de Deus.
Deus precisa de pessoas que tenham coragem para caminhar por fé. Alguns passos de fé exigem muita coragem. O que vocês acham que sentiram o povo quando caminhavam entre as duas colunas de águas do Mar Vermelho? O que deve ter sentido Gideão e seus 300 homens ao irem para a guerra enfrentar um exército provavelmente com um número superior a 10 mil homens, pois eram vários povos unidos.
Como você pode enfrentar a Satanás se tiver medo dele? Como pode salvar almas para Cristo se não tem coragem de falar do seu amor por ELE?
“Quanto, porém, aos covardes, (...) a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Ap 21:8).

4 – Jefté era um homem de palavra (Jz 11:30-35)
(v.35) – Jefté era homem de palavra. Jefté cumpria o que dizia mesmo que isso lhe custasse a própria alegria, lhe custasse a continuidade de seu nome. Mesmo que lhe custasse a vida de sua própria filha (ela não poderia mais se casar e ter filhos).
“Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mt 5:37).
Quem não cumpre a sua palavra, está mentindo. A mentira procede do maligno.
O cristão tem que cumprir sua palavra. Deus não é Deus de mentira, pelo contrario Deus é o Deus da verdade. Jesus disse: “EU sou o caminho, a verdade e a vida”. Quem vive na pratica da mentira manifesta as obras de Satanás, pois ele é o pai da mentira.
Deus busca homens que sejam íntegros, verdadeiros de todo o coração (Sl 15:1-2).


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário