Translate

segunda-feira, 10 de maio de 2010

SANTIFICAÇÃO 1 - SANTIFICADOS E CHAMADOS À SANTIDADE

SANTIFICADOS E CHAMADOS À SANTIDADE
1 Co 1:2

‘‘À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome do nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.’’ I Co 1:2

Esta não é apenas uma carta em que o apóstolo Paulo apresenta conselho e instrução sobre questões importantes de fé e conduta cristãs. Mas igualmente projeta luz reveladora sobre problemas sérios enfrentados por uma igreja jovem, não muito depois da sua fundação, em meados do primeiro século da nossa era. Logo no início desta carta, o apóstolo saúda a igreja Santificada, mas que também é chamada para ser Santa.
Não lhe parece contraditória essa expressão? ‘‘ Santificada e chamada à santidade’’. Ora, quem é chamado a algum lugar ou posição, provavelmente, ainda não ocupa esta posição, não é verdade? Embora pareça, o apóstolo não se equivocou. Na verdade, ele está mais lúcido do que todos nós.
Ele saúda a igreja santificada pelo Senhor Jesus (posição legal), ressaltando a necessidade desta igreja de manter-se santificada (posição vivencial). Deixe-me ilustrar melhor.

1º - FOMOS SANTIFICADOS – “aos santificados em Cristo Jesus...”
Sabemos que o conceito santo significa ser ‘’separado’’. Isso vale para qualquer coisa. Se ela foi separada do todo é porque ela está sendo santificada. Minha mulher, por exemplo, foi separada pra mim. Na verdade, ela foi santificada no dia do nosso casamento. Hoje ela é separada de todas as outras mulheres, ou seja, ela é santa para mim.
E o mesmo aconteceu conosco. No dia em que fomos enxertados em Cristo, nós fomos santificados para Ele. Você e eu somos santos ao Senhor. Mas só isso não basta.
Esta santificação ocorreu em nossas vidas quando Jesus Cristo derramou Seu sangue na cruz. Entretanto esta santificação só tem validade para nós quando pela fé nos apossamos dela.
E não importa seu passado, quem foi ou o que fez, o que importa é no que você crê neste momento. A Bíblia diz em 1 Co 6:9-11 – “mas vós fostes santificados,...”. Se você aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador você está santificado, lavado, justificado e o Espírito do nosso Deus te guiará aos céus.
Jesus derramou Seu sangue por toda a humanidade, a “vontade do Pai é que todos sejam salvos”. Entretanto o poder do sangue de Jesus se torna eficaz somente para aquele que crê.
• Quem são os santificados? A Igreja que é composta de todos os que crêem em Cristo.
• Separados do que? Do mundo e de suas concupiscências, do pecado, da condenação, do juízo, da morte eterna.
• As obras não nos santificam (Ef 2:8-9).

2º - SOMOS CHAMADOS A VIVERMOS EM SANTIDADE – “chamados para ser santos”
Voltando ao exemplo, minha mulher precisa diariamente se santificar. Todos os dias, ela é chamada para ser santa e isto implica em um princípio espiritual. Ela, ao mesmo tempo em que foi santificada é também chamada a permanecer nesta santidade. E caso ela não se santifique, isto é, permaneça vivendo exclusivamente para mim, sofrerá graves conseqüências.
1 Ts 4:3-4 – “Pois esta é à vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo, em santificação e honra”.
1 Pe 3:15 – “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vos”.
Nossa atitude, nossa maneira de falar, nosso testemunho faz com que Cristo seja reconhecido como Senhor de nossas vidas.
Ef 4:1-3 – “...andar de modo digno da vocação ...”. Paulo diz aos irmãos de Éfeso como deveriam andar (Ef 4:24-32).
Da mesma forma, você e eu também somos chamados à santificação a cada dia. No dia em que o Senhor nos chamou e o Espírito nos convocou, você e eu fomos santificados. Isto implica em estar separado para Deus, isto é, separados do mundo e trazidos para Deus. Portanto, o nosso prazer, o nosso tempo, o nosso amor e tudo o que temos, já não nos pertence, porque já não estamos neste mundo. E, pela graça de Deus, não seremos mais julgados com ele, porque fazemos parte de outro reino. Por isso mesmo precisamos nos santificar. A Palavra afirma que quem ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Nós fomos chamados, porém, se negligenciarmos este chamado, a disciplina virá.
Hb 12:14 – “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.

CONCLUSÃO
Muitos irmãos reclamam que não estão sentindo nada e que seus corações não estão como antes. Se sentem frios... Na verdade, devemos cuidar para que este chamado não passe de nós. Alguns crentes dizem que ainda não identificaram o chamado de Deus para as suas vidas. Eis aqui sua resposta – você foi chamado à santidade. Penso que esta deveria ser a primeira lição para um novo convertido: buscar a santidade.
Uma igreja de vencedores sabe o seu papel. Como influenciadores de uma geração você e eu somos santificados e chamados à santidade. Lembre-se disso.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário