Translate

quinta-feira, 6 de maio de 2010

VIDA VITORIOSA 2 - PASSOS PARA NOS TORNARMOS BEM-SUCEDIDOS

PASSOS PARA NOS TORNARMOS BEM-SUCEDIDOS

INTRUDUÇÃO: Aos olhos de Deus como é uma pessoa bem sucedida? De um modo geral, em nossa sociedade capitalista, ser bem-sucedido implica a pessoa possuir um emprego com um alto salário, propriedades, carros, bens materiais e amigos influentes. É claro que todas estas coisas são possíveis de serem alcançadas com muito trabalho e com boas oportunidades. E não é pecado algum alcançar este tipo de sucesso, o pecado está em como se lida com este sucesso.
No entanto, quero destacar outro tipo de sucesso, que diz respeito ao SER, e não ao TER. Estarei falando hoje de como ser bem-sucedido no sentido de estar bem consigo mesmo, com seu próximo e com Deus, pois alcançar sucesso no TER, não significa ter alcançado sucesso no SER. Sucesso material, não significa sucesso espiritual (sucesso com Deus). Quem busca sucesso no Ser, isto é quem BUSCA EM PRIMEIRO LUGAR AGRADAR A DEUS, alcançará uma vida plena no Espírito, terá paz no coração, vida eterna e todas as bênçãos de Deus.
Como podemos nos tornarmos bem-sucedidos aos olhos de Deus? Como viver uma vida agradável a Deus? A resposta a esta pergunta é o tema de nossa mensagem.

1) Guarde o seu coração
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” ou “... procedem as saídas da vida” (Pv 4:23).
No contexto do versículo, o coração não é o órgão humano, mas a sede da inteligência, da vontade e dos sentimentos. Coração é o símbolo da vida – se entende por essa palavra mais do que apenas um órgão vital do nosso corpo. Sendo assim o coração é usado para referir-se ao ser interior, espiritual; em contraste ao ser exterior, que vemos e julgamos conhecer pela aparência, pela linguagem, pelas atitudes e escolhas da pessoa.
Através desta palavra expressamos sentimentos, emoções que brotam ou estão em ebulição no mais profundo do nosso ser: “Entrego a você meu coração”; “Ela feriu meu coração”; “Meu coração está queimando por você”; etc. Em outras palavras, coração expressa o que há de mais profundo em nosso ser – nossa vida: sentimentos, vontades, desejos de nossa alma.
Salomão está dizendo: cuide bem dos seus sentimentos, dos seus pensamentos, da sua vontade. Em outras palavras: TOME CUIDADE COM O QUE VOCÊ PENSA, COM A MANEIRA COM QUE VOCÊ LIDA COM OS SEUS SENTIMENTOS E COM A SUA VONTADE, porque disso depende a sua vida, disso depende se você será bem-sucedido ou não diante de Deus.
Nós captamos a realidade externa por meio dos nossos cinco sentidos: a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar. Mas é no coração, na mente, que as idéias sobre as coisas são articuladas e dão lugar ao nosso pensamento - onde gera os nossos desejos – e se manifestam por meio das nossas emoções e das nossas ações.
Tudo começa a partir do nosso processo mental. Você tem vontade, desejos, sentimentos por algo ou por alguém, mas primeiro pensou acerca deles, identificando-os e validando-os (ou não) em sua mente.
Com isso quero dizer que para guardar o coração é necessário você guardar sua mente, cuidar dos seus pensamentos.

1.1) Cuide dos seus pensamentos!
Veja o que Jesus disse em Mateus 15:18-20. Agora leia Tiago 1:13-15.
Primeiro o homem é tomado por maus pensamentos, depois da à luz ao pecado. Ou seja, antes de algo vir à luz é processado mentalmente.
O pecado não começa no ato concreto. Ele é iniciado no processo mental do pensamento. Primeiro, o homem pensa, para depois concretizar (Tg 1:14,15).

1.2) Cuide de sua mente!
Não basta apenas evitar os maus pensamentos. É preciso pensar coisas boas, louváveis a Deus e aos homens. Siga as instruções do apostolo Paulo aos irmãos da Igreja de Filipos (Fp 4:8).
Tudo com que o homem tem contato é captado pelos seus sentidos e registrado mentalmente; ainda que não seja algo consciente. Fica tudo guardado na memória. Por isto, a grande batalha espiritual é travada na mente. Essa é a grande luta entre o espírito e a carne.
Já diziam os sábios: mente vazia oficina do diabo. É verdade! Muitos não têm o que fazer e ficam o dia inteiro em frente a TV ou da Internet ingerindo mensagens de “adultério, prostituição, safadeza, roubalheira, etc”. O irmãozinho, a irmãzinha, em vez de orar, de ler a Bíblia, de trabalhar, fica só lendo revistas de fofocas, assistindo porcarias, e depois não sabem porque são fofoqueiras, não tem vontade de vir aos cultos, não pensam nada de bom, vivem murmurando da vida. Por que só alimentam a mente de lixo.
Se você faz isso, preste atenção, é bom se arrepender e tomar uma providencia drástica em sua vida, voltando-se para a Palavra do Senhor, pois do contrário logo estará morto espiritualmente. ALIMENTE-SE DA PALAVRA DE DEUS e você será bem sucedido.
Veja como é a vida daquele que tem o prazer de guardar a Palavra do Senhor: Sl 1:2-3.

1.3) Tenha cuidado com a vontade ou desejos
Vontade é a faculdade de representar mentalmente um ato que pode ou não ser praticado em obediência a um impulso ou a motivos ditados pela razão; sentimento que incita alguém a atingir o fim proposto por esta faculdade; capacidade de escolha, de decisão.
A vontade é a força mais poderosa da natureza humana. Ela tem o poder de interferir na consciência e nos sentimentos.
Quando alguém sente vontade por algo, ele possuiu um desejo no qual ele irá ter que decidir se irá ou não satisfazê-lo. Para tomar esta decisão ele irá pensar e poderá tomar sua decisão baseado nos seus sentimentos, em sua razão ou na Palavra de Deus.
Lembre-se de que muito do que desejamos vem através da visão e da audição. Cuide bem dos seus olhos e de seus ouvidos, isto é, esteja atento ao que você vê e ouve.
Creio que posso ajudá-lo a discernir o que você não deve desejar:
a) Êxodo 20:17 – Não cobiçaras (desejarás) a casa do teu próximo; a mulher do teu próximo; nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. – Não deseje nada alheio. Não cobice o emprego, bens, ministério, nada que pertença a outro. O cristão tem que ser grato por aquilo que possui e lutar para alcançar sucesso sem desejar o que pertence a outro. Pelo contrário buscar viver de acordo com a Palavra de Deus e a vontade do Senhor para sua vida.
b) 1 Timóteo 6:9-10 – Não deseje a riqueza como se sua vida e felicidade dependesse dela. O dinheiro não é mau! É o amor ao dinheiro, a ganância, que faz com que a alma do homem se perca. Faça do dinheiro seu servo e não se torne servo do seu dinheiro.
c) 1 João 2:15-17 – Não deseje a glória deste mundo. Aquele que deseja a glória deste mundo se torna prisioneiro do sistema maligno deste mundo. Não fique desejando as coisas passageiras deste mundo. Não viva correndo atrás de mulheres bonitas, belos carros, belos iates, etc. Não desperdice toda sua energia atrás destas coisas. Não estou dizendo que você não possa ter essas coisas, mas não deve ser isso prioridade em sua vida, elas podem vir como bênçãos de Deus, por causa de sua fidelidade a Ele. Mas o seu coração não pode estar preso a estas coisas. Lembre-se da orientação do apóstolo Paulo: “buscai as coisas lá do alto..., pensai nas coisas lá do alto...” (Cl 3:1-2)

CONCLUSÃO: Quero finalizar desafiando você a entregar agora seu coração a Deus. Permita que Deus governe sobre seus pensamentos, sua mente, fazendo com que sua vontade ande lado a lado com a Dele.
Guarde seu coração, cuide de seus pensamentos, de sua mente, de sua vontade; clame a Deus para apagar todo lixo que está em sua memória, e firme um pacto com Deus de começar a guardar o seu coração para ser bem-sucedido.
Comprometa-se para o seu próprio bem a passar a selecionar o que vê, lê e ouve. Se você vê coisas boas e ouve coisas boas será bem-sucedido.
Quer entregar seu coração a Deus? Não estou falando de salvação. Se você não tem certeza de sua salvação venha a frente e orarei por você também. Contudo falo a você que já se entregou a Jesus, mas sua vida tem sido dominada pelos sentimentos e desejos errados, venha à frente quero orar por você, para que tenhas força para mudar suas atitudes, para selecionar o lê, vê e ouve.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário