Translate

segunda-feira, 7 de junho de 2010

LEI 1 - A LEI DA SEMEADURA

A LEI DA SEMEADURA
Gl 6:8

Introdução:
Muitos de nós pensamos que ao entregar nossas vidas a Jesus Cristo todo os problemas se solucionarão com rapidez. Cremos que não teremos mais problemas com nossos cônjuges, filhos, amigos e colegas de trabalho. Sem duvida a muitas promessas de Deus para nós em Cristo Jesus, promessas de vitórias, de prosperidade familiar, financeira, saúde, etc. Contudo, nos esquecemos que ao iniciarmos nossa vida com Jesus, somos convocados a plantar sementes novas em todos os nossos relacionamentos. A pergunta que devemos fazer é: A lei da semeadura é valida mesmo para aqueles que nasceram de novo? Sim. A lei da semeadura continua valendo para todos que se entregaram a Cristo. Diante disso quero responder a outra pergunta: 

1.1 – Eu colho o que plantei antes de entregar minha vida a Cristo?
Todos nós esperamos que tudo quanto praticamos de errado, antes de conhecer a Cristo, seja desfeito no ato em que entregamos nossas vidas a Cristo, mas não é bem assim. As conseqüências de nossos atos anteriores, cometidos no período anterior a nossa conversão, continuam a se manifestar mesmo após nossa conversão. Vejamos um exemplo: Lucas 23:39-43 – O ladrão entendeu claramente que ele estava colhendo o que havia semeado. Ele merecia ser crucificado sob a lei romana. Mas Jesus, imediatamente antes de morrer, clamou: “Esta consumado”. Assim, na mesma hora da morte de Cristo, os pecados do ladrão foram pagos. Contudo, o ladrão continuou vivo e sofrendo, agonizando, até morrer, e tendo que suportar a dor de ter suas pernas quebradas segundo descreve João 19:31-33. O fato de ter reconhecido Jesus como Senhor de sua vida e clamado para que Jesus o levasse para Seu reino, não fez com que o ladrão não sofresse até o fim aquilo que semeou em vida.O apóstolo Paulo, segundo as Escrituras, antes de sua conversão a Jesus Cristo, perseguia os cristãos e os matava. Paulo semeou entre os cristãos, medo e desconfiança quanto a sua pessoa. A Bíblia diz que Paulo teve um grande encontro com o Senhor Jesus ressurreto na estrada a caminho de Damasco. Paulo, agora convertido ao Evangelho de Cristo, procurou juntar-se com os discípulos. Como foi ele recepcionado? Todos, porém, o temiam, não acreditando que ele fosse discípulo (Atos 9:26). Apenas Barnabé ousou dar um voto de confiança a Paulo.O ladrão da cruz, Paulo sofreram as conseqüências daquilo que plantaram. Existe uma grande possibilidade que as lutas, perseguições e as dificuldades financeiras que você passa hoje, são frutos do que você plantou em toda sua vida. Enquanto você fofocava, estava plantando discórdias, contendas. Enquanto você se recusava a dar os dízimos a Deus e a ajudar os que necessitavam em sua volta, estava plantando, isolamento e miséria para sua vida. Pastor, você deve estar se perguntando: “Jesus não levou sobre si todas as nossas maldições? Jesus não cancelou todas as conseqüências do pecado sobre nós? Jesus não fez tudo novo em nossas vidas?” Sim! Jesus fez tudo novo em nossas vidas. Jesus cancelou todo o poder do pecado sobre nós. Jesus pagou o preço de nossos erros, na cruz. Contudo, Jesus não cancelou a lei da semeadura.Vamos supor que você tenha recebido uma multa ontem, por ter desacatado a autoridade policial; ela não será cancelada hoje só porque você aceitou Jesus em sua vida. Compreenda, Satanás continuará cobrando de você tudo que você plantou antes de se lançar nos braços de Jesus. O mundo (governo, patrão, pai, mãe) continuará cobrando de você tudo que você deu a eles antes de conhecer a Jesus. Tudo que você plantou para a sua própria carne – da carne colherá corrupção.

1.2. Como posso semear novas sementes?
Esta resposta é simples: “praticando tudo o que o Senhor Jesus nos ordenou”. Precisamos semear para o Espírito, isto significa semear, o que o Espírito nos ordena, nos ensina, nos guia a fazer. Quando semeamos segundo o Espírito de Deus, colheremos vida eterna. A vida eterna está relacionada com obediência. Paulo diz no verso seguinte: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque há seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos” (Gl 6:9). Maridos, semeai amor para sua esposa. Trate-a com honra, com dignidade. Valorize sua esposa, seu trabalho no lar e fora do lar. Elogie sua esposa quando perceber que ela fez algo bom ou que se esforçou para fazer o melhor de si. Você colherá submissão, lealdade, carinhos, etc.Esposas, semeai amor ao seu marido. Trate-o com honra, com dignidade. Não ataque seu marido, nem sua autoridade. Seja submissa, colabore auxiliando, mas não tomando o seu lugar. Vocês colheram lealdade, proteção, dedicação por parte de seu esposo.Filhos, honrai vossos pais, sede obedientes a eles. Colherão amor, carinho e respeito dos vossos pais.Com o próximo, seja humilde, trate o outro como sendo superior a você. Esteja aberto a ajudar aqueles que necessitam. Você colherá grandes amigos. Ao ajudar abrirá portas para que, se um dia venha precisar, seja ajudado.O que você plantar, colherá! A lei da semeadura é simples, é verdadeira.

1.3 – E quanto as finanças?
A lei da semeadura é valida para as finanças, também. Veja o que diz o apóstolo Paulo para os irmãos de Corinto: “Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância também ceifará” (2 Coríntios 9:6).Paulo não está ensinando a fazer barganha com Deus. Mas está claramente dizendo que a lei da semeadura é valida para as finanças ou outros tipos de doações. O apóstolo escreve estas palavras, como agradecimento, pelas ofertas que já lhe haviam sido entregues pelos irmãos da igreja de Corinto. Contudo, ele aproveita também para pedir que os irmãos continuassem a ajudá-lo a sustentar na Macedônia.Portanto, podemos afirmar sem sombras de dúvidas, que Deus dá com abundancia aqueles que semeiam com abundancia. Paulo diz o seguinte: “Ora aquele que dá semente ao que semeia, e pão para alimento, também suprirá e aumentará a vossa sementeira, e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos em tudo para toda a generosidade, a qual faz que por nosso intermédio sejam tributadas graças a Deus” (2 Co 9:10-11). A verdade é que Deus: suprirá, aumentará, multiplicará os frutos de sua vida, de seu trabalho, enriquecendo-vos em tudo para que você continue sendo generoso e nome DELE seja glorificado.Então, se você quer ser abençoado financeiramente, dê o seu dízimo (Malaquias 3:10-11 - este é dever de todos nós – para que Deus repreenda de nós o devorador) e dê ofertas, isto é, além dos dízimos. Ofertar é semear. Mas não dê, esperando recompensa (2 Co 9:7), não dê com tristeza ou necessidade, pois assim ela não virá. Oferte como fruto de amor a Deus, com alegria, e a recompensará virá com certeza.Se você se tornar fiel nos dízimos a Deus e se tornar um grande semeador, com certeza colherá prosperidade.

Conclusão:
A lei da semeadura é valida para nós. Infelizmente muitos cristãos tem ignorado esta verdade. Muitos tem semeado: ódio, inveja, prostituição, idolatria, avareza e outras obras da carne e colhem a corrupção que vem destas sementes; que são: morte, brigas, divórcio, filhos fora do tempo, miséria, etc. Eu te desafio a partir de hoje a começar a plantar em sua vida obediência a Cristo e ao Espírito Santo. Te desafio a semear nesta igreja, comprometida com a Palavra de Deus, ofertas generosas e verás que o Senhor, dono da semente, fará multiplicar, para que continues a semear cada vez mais.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário