Translate

terça-feira, 8 de junho de 2010

BÍBLIA 2 - A PALAVRA DE DEUS

A PALAVRA DE DEUS

O que vem à sua mente quando você ouve a expressão palavra de Deus? Acredito que todos nós pensamos na Bíblia, o livro que normalmente é chamado pelo titulo: A PALAVRA DE DEUS.
Hoje eu gostaria de refletir com vocês sobre A PALAVRA DE DEUS. Mas não quero falar da Bíblia em si, isto é, não quero me referir a sua forma, ao tempo em que levou para ser escrita, por quem foi escrita, etc. Quero falar da Palavra de Deus; palavra que sai de seus lábios, a palavra viva.

1 – A PALAVRA DE DEUS É PODEROSA PARA TRAZER A EXISTÊNCIA OS SONHOS DE DEUS
A Bíblia nos ensina que o mundo era sem forma e vazio e Deus através da Palavra, do ato da fala, formou todas as coisas que hoje contemplamos.
Vejamos como aconteceu no princípio: Gn 1:3 Disse Deus: Haja luz e houve luz. Gn 1:6 E disse Deus: haja firmamento no meio das águas, e separação entre águas e águas. Gn 1:9 Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. Gn 1:11 E disse: ... Gn 1:14 Disse também Deus: ... Gn 1:20 Disse também Deus: ... Gn 1: 24 Disse também Deus: ... Gn 1:26 Também disse Deus: ...
O que Gênesis quer nos ensinar? Em primeiro lugar que todas as coisas foram criadas por Deus. Em segundo lugar que nada foi criado do acaso, sem consciência do que estava sendo criado. A natureza, inclui-se aqui a espécie humana, com toda sua beleza, com toda sua capacidade de defesa, de reprodução, demonstra que não é obra do acaso, mas de uma mente muitas vezes superior ao do homem. Em terceiro lugar fica evidente que Deus não intencionou explicar para nós cientificamente como fez sua criação. Qualquer teoria da criação são apenas teorias, isto é, especulações. O que Deus realmente afirma é que foi Ele quem criou e ninguém pode negar este fato. Como o fez? Isso Ele não deixou claro para nós.
Alguns afirmam pela Bíblia que Deus criou tudo como está hoje (Gn 1:11-12, 20-21, 24-25 – “segundo as suas espécies”). Cada espécie foi criada por Deus como é, e nunca sofreu alteração alguma. Os que defendem esta posição são conhecidos como “criacionistas”. Outros pela Bíblia compreendem que Deus deu as espécies capacidade de sofrerem alterações para poderem sobreviver, sem deixarem com isso de reproduzir a própria espécie. Estes são chamados de “criacionistas-evolucionistas” e se baseiam nos seguintes textos: Gn 1:11, 12 – “... produza a terra relva, ervas, (...). A terra, pois, produziu relva, ervas, ...”. Gn 1:24 – “Disse também Deus: produza a terra seres viventes, ...”.
Contudo uma grande verdade está revelada a nós: Deus criou tudo através da Palavra, isto é, Deus simplesmente ordenou que viesse a existir o que não existia.
Não tinha luz na terra e Deus falou e a terra foi iluminada. O que não existia passou a existir. Assim foi com as águas, com a terra, com o firmamento, com o sol, com a lua, com as estrelas, com as plantas e árvores, com os animais e toda a criação de Deus. Deus falou e as coisas aconteceram. Deus disse e tudo se fez de forma bela, plena e com perfeição. O próprio Deus afirmou após cada ato criador, que o que fizera era bom.
Deus deve ter pensado antes de falar. Deve ter imaginado detalhes, formas, cores e planejado de forma minuciosa tudo o que deveria passar a existir pelo poder de Sua palavra. Ele deve ter pensado com carinho e satisfação em tudo aquilo que Ele criaria. Você consegue ver o ar de satisfação na face de Deus depois de ver as coisas que Ele projetou prontas, se movendo, existindo? Os sonhos de Deus se tornaram realidade através de Sua palavra.

a) Se os teus sonhos são os sonhos de Deus – Deus os tornará em realidade por meio de Sua Palavra. Exemplo: Loren Cunigam (JOCUM); (ADHONEP). É preciso crer na Palavra de Deus e obedece-la.

2 – A PALAVRA DE DEUS NOS REVELA O PRÓPRIO DEUS
Depois de criar todas as coisas por Sua palavra, Deus usaria esta mesma palavra para Se revelar ao homem. Tornar-se conhecido, ser íntimo do homem.
No princípio Deus falava face a face com Adão (Gn 1:28; 3:8). Você já imaginou o que a conversa de Deus com Adão produzia de bem estar na existência do primeiro homem? Isto não é difícil de se imaginar, porque você, assim como eu, já deve ter tido determinadas conversas com amigos ou parentes, aquelas conversas gostosas que mais parecem uma fonte de vida e ânimo, do que qualquer outra coisa.
Assim deveria ser entre Adão e Deus. Era uma conversa, uma comunhão vivificante. Ouvir Deus falando, conversar e estar com Ele deveria ser a melhor parte do dia de Adão e Eva.
O diabo veio com o pincel do pecado e borrou todo o quadro perfeito que Deus havia criado. Por causa disto, a palavra de Deus não pode mais chegar ao homem livremente. Houve uma barreira na comunicação Deus - homem.
A partir de então Deus se comunicaria de forma especial, através de pessoas escolhidas, para serem Seus porta-vozes, e eles são chamados de profetas.
Através dos dialagos de Deus com Noé, Abraão, Moisés e outros, que conhecemos a Deus. Tudo que sabemos de Deus, veio a nós por meio destes homens que tiveram uma intimidade maior com Deus.
Quarenta profetas que ao longo de aproximadamente 1600 anos escreveram o que conhecemos como a Palavra de Deus, a Bíblia.
O apóstolo Paulo afirmou em II Tim. 3:16 que "toda a escritura é inspirada por Deus". A palavra traduzida por inspirada, vem do grego theopneustos que significa literalmente "proveniente do fôlego de Deus".
Hoje Deus também continua falando com seus servos, com aqueles que o buscam de todo coração, com aqueles que tem sede Dele. Deus fala através do Espírito Santo que habita em todos os que crêem em Seu Filho Jesus Cristo como Salvador. Se você buscar a Deus de todo coração, com certeza você ouvirá Sua voz, o encontrará.
Entretanto Deus nos deixou a Bíblia, Sua Palavra escrita, para que não fossemos enganados por ensinos demoníacos (1 Tm 4:1-5). Toda palavra proferida por homens deve ser aprovada pela Bíblia, que é a Palavra escrita de Deus, entregue para nós como padrão, para discernir se uma revelação vem de Deus ou não.
Paulo ainda diz: "Pois tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência, e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança" (Rom 15:4). Consolo, esperança, ensino e salvação são resultantes do contato com a palavra de Deus.
Ao lermos a Bíblia podemos conhecer a Deus: Sua vontade, Seu poder, Sua soberania, Seu amor, Sua justiça, etc. A Bíblia nos revela Deus, é impossível ler a Bíblia e ignorar os atributos de Deus, sua criação, sua forma de conduzir o povo, etc. Quem lê a Bíblia só não conhece a Deus, se realmente não quiser encherga-lo.
Quando você olhar para a Bíblia busque enxergar mais do que papel e tinta. Ela é a palavra de Deus e pode criar em você um mundo de harmonia interior, coloridos, pela paz, bondade, amor, fidelidade, humildade, domínio próprio.

CONCLUSÃO: O mesmo Deus que disse: "Haja luz e houve luz", pode fazer ascender uma luz na sua vida onde hoje é só escuridão. A palavra de Deus tem poder para trazer a existência o que não existe. A palavra de Deus pode transformar qualquer situação.
Moffat, o grande missionário da África, gostava de contar uma história como prova de que a Palavra de Deus tem poder para transformar. Um africano estava triste e de cabeça baixa e Moffat então perguntou se alguém havia morrido: - Ninguém morreu, disse o homem. É que o nosso cachorro comeu uma página da Bíblia. Moffat então disse: - isto é tão sério? Eu lhe arranjo outra folha igual. mas o homem exclamou: - oh, eu não me preocupo com a Bíblia, mas porque agora nosso cachorro não vai mais avançar em ninguém e nem vai lutar com os chacais. Ele vai ficar tão manso como o povo que crê neste livro. Todos os nossos guerreiros se tornaram tão pacíficos como as mulheres por causa da influência da Bíblia, e agora o meu cachorro está estragado.
Esse africano de forma até simplória demonstrou o quanto ele cria no que a Palavra de Deus é capaz de fazer.
Deus pensou em você quando inspirou os profetas a escreverem Sua palavra. Na Bíblia há uma mensagem personalizada para você. Através dela Deus quer suprir as suas necessidades mais profundas. O que é mais fácil para Deus, falar e fazer o sol e a lua aparecerem do nada e pendurá-los no firmamento ou através de Sua Palavra escrita fazer-nos novas criaturas?
Que você e eu creiamos também na existência e poder da Palavra de Deus e nos aproximemos dela cada dia para que Deus com seu poder Criador, faça dentro de nós novos homens e novas mulheres e possa olhar para nossa vida com satisfação e dizer: Esta minha obra da criação é muito boa.



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário