Translate

domingo, 2 de agosto de 2009

AÇÃO DE DEUS 1 - A AÇÃO DE DEUS EM NOSSAS VIDAS

A AÇÃO DE DEUS EM NOSSAS VIDAS

Introdução: Paulo entendia que tudo o que aconteceu na vida da nação de Israel , antes de Cristo, possuía um significado profundo para a vida daqueles que viviam na nova aliança. O apostolo usou por várias vezes os personagens e acontecimentos históricos do Antigo Testamento para esclarecer os acontecimentos presentes de sua época.
Por exemplo: 1 Co 10:1-11 - A idolatria, a murmuração, a cobiça do povo no deserto são tomadas como exemplo de que se vivermos no mesmo erro morreremos sem alcançarmos a terra prometida. Rm 9:6-8 - A história de Isaque é usada para nos apresentar como filhos da promessa, etc.
Existe uma relação profética muito interessante entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Essa relação analógica entre os símbolos e personagens do Antigo Testamento e aos elementos do Novo Testamento é chamada de tipologia bíblica.
· O Egito tipificava o mundo.
· O mar vermelho neste sentido é o nosso batismo – é o marco onde rompemos com o mundo (o Egito é deixado para trás).
· O DESERTO É O LUGAR QUE SE SITUA ENTRE O BATISMO (novo nascimento) E A POSSE DA HERANÇA (os céus).
· Canaã, a terra prometida, é relacionada ao reino dos céus.
Hoje quero analisar com vocês a Ação de Deus durante o percurso no deserto, pois creio que da mesma forma que Deus agiu com Israel no deserto, Ele age conosco que estamos caminhando para a terra prometida, a Canaã Celestial, a Nova Jerusalém.
O interessante é que é neste lugar, chamado DESERTO, que encontramos a ação de Deus em favor do Seu povo. Se você é filho de Deus, enquanto você viver nesta Terra, pode contar com a ação de Deus na sua vida!

1) O SENHOR IA ADIANTE DELES (Êx 13:21)
Isso significa dizer que o Senhor estava na frente do povo; é o mesmo que dizermos que o Senhor estava presente com eles. Israel não caminhava sozinho no deserto.
Muitas vezes achamos que Deus não está conosco, esquecemos de sua promessa em Mt 28:20.
É muito importante não esquecermos dessa promessa, pois a presença de Jesus conosco, nos dá esperança, nos dá garantia de vitória.
Quando sei que Jesus está comigo não importa o vale que tenho que atravessar, eu sei que vencerei. Davi descreve essa experiência Sl 23:4.
Se Deus está comigo e vai adiante de mim, eu tenho esperança e confiança para continuar a caminhada.
Não importa o momento de sua vida, Deus está com você agora e vai a sua frente para ajudar você a se tornar um vencedor.

2) O SENHOR OS PROTEGIA (Êx 14:23-31)
Deus protegeu Israel na sua caminhada pelo deserto durante os 40 anos. Guardou-os das serpentes, dos escorpiões, das feras e dos povos inimigos.
Dessa mesma maneira Deus quer proteger a sua Igreja, acampando seus anjos ao redor dos seus filhos.
No Salmo 91 lemos: “O que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa ...”.
Jesus disse que estaria conosco todos os dias – sua presença é real, Ele vai adiante de nós para nos proteger.
Somos propriedades exclusivas de Deus, comprados pelo sangue de Jesus (1 Pe 2:9).
Nenhum mal poderá chegar a mim, nenhuma seta me alcançara, praga nenhuma chegará na minha tenda.
Deus só permitirá que setas te atinjam em duas possibilidades: a) se você quebrar os princípios por Ele estabelecido – Ex.: Davi; b) se Ele permitir que você seja provado - Ex.: Jó.
Muitas pessoas recebem ameaças contra a sua vida, família, filhos, empresa, cargo no serviço, e em muitas outras áreas. Para isso, o sangue de Jesus nos cobre e nos guarda de toda a cilada do Inimigo. Todo o perigo é nada diante do Deus que servimos. Se alguém disser que irá matá-lo, diga o seguinte: Para você me matar, terá que passar primeiro por cima do meu Deus! Confie na proteção do Guarda de Israel!

3) O SENHOR OS GUIAVA PELO CAMINHO (Êx 13:21)
Uma coluna de fogo os aquecia de noite e uma coluna de nuvem os seguia de dia, protegendo-os do Sol abrasador do deserto. Assim Deus orientava o povo de Israel pelo deserto.
Deus continua orientando seu povo, Ele guia a todos os seus filhos. Como ele nos guia?
Espírito Santo nos guiará - Jo 16:13 – Quando vier, porém, o Espírito da Verdade, ele vos guiará a toda a verdade....
A Palavra nos guiará - Sl 119:105 – Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos.
Somos tendenciosos a esperar Deus nos orientar através de coluna de fogo, contudo pelo fato do Espírito Santo habitar em nós, Deus hoje nos orienta falando ao nosso espírito e algumas vezes por meio de seus profetas. Contudo não podemos transformar nossos profetas em “cartomantes evangelicais”.
Mas pastor eu sou crente ha tanto tempo e ainda não consigo discernir a vontade de Deus para mim, não consigo entender o guiar de Deus! - Como discernir a orientação de Deus de meus próprios pensamentos?
Preste atenção no que vou dizer agora: Deus não vai nos orientar hoje através de coluna de fogo e nem nos guiar por uma coluna de nuvem. Contudo podemos:
a) os israelitas viam as colunas – podemos ver Deus nos guiando quando Ele fecha porta ou abre porta; b) os israelitas entendiam que aquelas colunas era a forma de Deus orientá-los – Podemos entender como vontade de Deus toda açao que não quebra os princípios por Ele estabelecidos; c) eles podiam sentir o resultado da nuvem, amenizando o calor e a coluna de fogo, o frio – podemos sentir a paz em nosso interior quando caminhamos pelo caminho certo.
Uma coisa é você saber que Deus está na direção, outra é estar consciente do trajeto. O Senhor nos leva por um caminho: Ex 13:17-18 -  que não entendemos;  que os outros também não entendem;  que jamais imaginamos;  que muitas vezes é mais longo do que esperamos;  mas que é seguro!

4) O SENHOR PROVIA TUDO PARA ISRAEL (Êx 15:23-25; 16:4,12)
Israel no deserto experimentou muitas vezes da provisão de Deus. Deus provia o sustento necessário ao seu povo. Assim também deve acontecer na trajetória da nossa vida!
O Sl 23:1-4 – fala que Deus é o nosso pastor e que proverá para nós todas as coisas.

a) Provisão material – pastos verdejantes – alimento para ovelhas.
Deus, por quarenta anos mandou o maná. Fez a água jorrar da rocha. Mandou codornizes para alimentar o povo! Não permitiu que o povo ficasse descalço, por isso os sapatos não envelheceram, nem deram falta de roupa alguma, pois nenhuma delas apodreceu. “Todos esperam de ti que lhes dê o seu sustento em tempo oportuno. Dando-lhe tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e enchem-se de bens (Salmo 104.27,28)”. Tudo o que temos devemos agradecer a Deus!
Jesus disse que não devemos andar ansiosos pelo que havemos de comer ou vestir, ele nos dará tudo que necessitarmos se buscarmos em primeiro lugar o Seu Reino (Mt 6:25-33).

b) Provisão emocional – refrigera-me a alma – cuidar da psique, emoções.
Deus prove refrigério para nós através:
· Jo 15:26 – através do Espírito Santo, Consolador. Deus é consolador por natureza (2 Co 1:3) – Deus nos consola por meio de Sua Palavra – o Espírito não nos toca fisicamente, mas podemos sentir seu amor por nós. Contudo necessitamos do toque físico, necessitamos do amor visivel.
· 2 Co 7:6 – através do irmãos – Este é o meio que Deus providenciou para que possamos encontrar consolo. Um abraço amigo, uma palavra amiga pode fazer maravilhas na alma de quem está abatido (Pv 15:30; 16:24). – Confessar, falar traz cura (Tg 5:16).
· Gn 2:18 – Deus fez a mulher e o homem um para o outro. No casamento encontramos provisão mais profunda – nessa relação Deus proveu para nós o meio de nos saciarmos fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. O SEXO nos fortalece, nos renova e trás refrigério em todas as dimensões de nossa vida.

Você tem atravessado o túnel da depressão? Da síndrome do pânico?
Abra seu coração para a Palavra de Deus, acredite na Palavra e receberá cura para sua alma. Deus abençoa aqueles que crêem em Sua Palavra. Tem que crer na Palavra, tomar posse da Palavra.
Se abra para relacionamento, se você não é casado, eu aconselho que se case, o casamento é uma bênção. Mas enquanto você não é casado, se relacione com pessoas tementes a Deus. Elas ajudarão você a suprir suas necessidades emocionais.

c) Provisão espiritual – a Tua vara e o Teu cajado me consolam – vara e cajado são instrumentos usados por Deus para não permitir que a ovelha se desvie do caminho.
Quando Jesus esteve no deserto, após quarenta dias e quarenta noites, Satanás foi tentá-lo para que Ele transformasse pedras em pães. Mas Jesus respondeu que “nem só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus!”.
A provisão espiritual é adquirida na vida de disciplina: oração, adoração e busca do conhecimento de Deus.
Pastor, eu não tenho visto a provisão de Deus em nenhuma destas áreas de minha vida. Meu amado posso lhe dizer que se você não tem recebido provisão, o problema não está em Deus, está em você!
Deus está com as mãos estendidas para abençoar. Ele quer te abençoar todos os dias. Ele morreu por você, porque deseja lhe dar vida em abundancia.
Sabe o que é preciso fazer para chamar a atenção de Deus e para que Ele nos venha sustentar? Priorize o Reino de Deus. Jesus disse: “...mas buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas (que precisamos para viver) vos serão acrescentadas”. Você não pode querer ter o sustento de Deus se não tiver compromisso com Ele!

5) O SENHOR OPERAVA MILAGRES EM FAVOR DO SEU POVO
Vários são os milagres experimentados pelo povo durante os 40 anos no deserto: as 10 pragas, a travessia do Mar Vermelho, a transformação da água amarga em doce, a conservação das roupas durante os 40 anos, a coluna de fogo e nuvem que os acompanhavam, etc.
Podemos dizer que milagres são caracterizados por ser algo: • Espantoso; • Incomum; • Inexplicáveis; • Que quebra a lei natural.
O povo de Israel experimentou milagres completos na sua caminhada no deserto, e nós, enquanto Igreja de Jesus, devemos crer que Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente! Ele vai operar um milagre em sua vida, meu irmão! Aleluia!
Deus quer fazer com que você viva as bênçãos do Reino, as bênçãos da Canaã Celestial hoje. É preciso crer! Sua caminhada pelo deserto cessará se você trouxer hoje o Reino de Deus para sua vida, pela fé. Nós oramos “venha o Teu Reino...”. O Reino de Deus já veio, já está atuando em nosso mundo, como esteve presente no deserto com o povo de Israel. Contudo, você só poderá desfrutar dessa presença e de tudo que Deus tem, se você crer que o Reino é para você hoje.
Você está desenganado? Está desempregado? Seu casamento está ruindo? Você está clamando há dias, meses ou até mesmo há anos por um milagre. Eu profetizo, o milagre vai chegar hoje sobre sua vida.

Glorifique a Deus, Ele está aqui, Ele está dizendo a você hoje: “Eu tenho agido sobre sua vida desde que te formei no ventre de sua mãe. Eu SOU teu Deus. EU VOU ADIANTE DE TI PARA PROTEGE-LO. O inimigo não te tocará, porque assim como fui com Israel no deserto, Sou contigo. Eu te guio, apenas ouça minha voz, abra seu coração, Sou EU que falo contigo. Estou pegando em sua mão, não diga que não pode andar, que não sabe para onde ir, apenas confie em mim, EU TE PROTEGEREI E TE GUIAREI.
Hoje é o tempo de você entrar na terra prometida, conquistar pela fé, tudo que conquistei para você na cruz. Creia somente. EU SOU O DEUS DA PROVISÃO. Sou teu bom pastor”.

PR. CORNÉLIO PÓVOA DE OLIVEIRA
05/06/08

Posso crer em minha vida um milagre vai acontecer // posso ver as promessas sendo liberadas sobre mim // Hoje o meu milagre vai chegar // eu vou crer não vou duvidar // o preço que foi pago ali na cruz // me dá vitória nessa hora // tua morte // tua cruz // teu sangue derramado no calvário // está selado // foi consumado // Eu vivo hoje livre do pecado // vivo as provisões do milagre // hoje o meu milagre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário