Translate

sábado, 7 de novembro de 2009

MENTE 1 - DESENVOLVENDO NOSSA MENTE

DESENVOLVENDO NOSSA MENTE

Introdução: Hoje quero falar sobre como desenvolvermos nossa mente. Normalmente nas igrejas se fala muito sobre como desenvolver a fé, a espiritualidade, entretanto quase não falamos de como desenvolver nossa mente.
Não podemos nos esquecer de que mente vazia é oficina do diabo. Também é importante possuirmos uma mente bem desenvolvida, pois uma espiritualidade sadia só é possível para aqueles que tem capacidade de discernir entre o certo e o errado, entre o melhor e o pior, entre o bem e o mal, entre a verdade e a mentira. Salomão foi um grande homem, pois tinha uma mente bem desenvolvida.
Jesus sempre demonstrou muita sabedoria para responder a todos os questionamentos que lhe foram apresentados. O Espírito Santo com certeza nos ajudará e nos capacitará a tomarmos decisões, mas lembre-se quanto mais tivermos um bom raciocínio, melhor poderemos discernir o que o Espírito Santo está querendo de nós.
Quanto mais desenvolvermos nossa mente, mais poderemos memorizar da Palavra de Deus e usá-la nos momentos mais difíceis.
Vejamos três passos para desenvolvermos nossa mente:

1 – Desenvolvemos nossa mente quando aprendemos a ouvir
Raramente encontramos pessoas com as quais não possamos aprender alguma coisa de valor; o mesmo se pode dizer das situações da vida.
Para que eu possa ouvir muitas vezes é necessário que eu aprenda a fazer perguntas. Sabendo perguntar você poderá obter valiosas informações, que contribuem para o crescimento.
Contudo é necessário cuidarmos para não falarmos demais, pois nosso objetivo é ouvir.
Quando nos comunicamos e paramos para ouvir não só aprendemos alguma coisa como demonstramos amor e conforto aos outros.
Quem mais precisa ser ouvido normalmente são os idosos e as crianças. Todos eles têm muita coisa para nos ensinar, que serve para nos enriquecer a mente e o coração.
As crianças sabem descomplicar as coisas e nos fazer mais puros. Os idosos nos apresentam a realidade pela perspectiva dos anos vividos.
Aprendemos muito também com os que sofrem, pois nos fazem entender melhor as questões da vida.
Podemos aprender muito também ouvindo os pregadores, pastores, preletores e conselheiros, enfim todos que de alguma forma nos instruem.
Portanto desenvolvemos nossa mente quando ouvimos fazendo perguntas, quando ouvimos as pessoas que estão a nossa volta.
A fé vem pelo ouvir da Palavra, portanto aprenda a ouvir para que sua mente e sua fé se desenvolvam.

2 – Desenvolvemos nossa mente através da leitura
Outra maneira de nos desenvolvermos é através da leitura. Em nossa era, dominada pelos meios de comunicação em massa, os mais jovens estão tendo grande dificuldade para adquirir a disciplina da leitura. Não há nada que substitua o conhecimento que se obtém através da leitura freqüente.
O apostolo Paulo gostava muito de ler e podemos afirmar isso, pelo fato de ter pedido a Timóteo que lhe levasse os pergaminhos e livros.
Todos devemos ter um tempo mínimo de uma hora por dia para ler e não estou falando de uma hora para devocional diário, mas para adquirir conhecimento.
O que você lê sobre sua área de atuação profissional. Precisamos sempre buscar mais conhecimento ou seremos deixados para trás.

3 – Desenvolvemos nossa mente através do estudo sistemáticoA terceira maneira pela qual podemos crescer intelectualmente é através de um estudo disciplinado. O tempo que você dedicará a esse estudo irá depender em parte de sua profissão, mas lembre-se quanto mais você estudar mais conhecimento irá adquirir e melhor profissional será.
Um pastor deve ler muito para que possa alimentar bem suas ovelhas. Caso o pastor não goste de estudar suas pregações serão sempre repetidas ou serão apenas cópias fidedignas de outros pastores.
Talvez alguns de vocês pensem que, quando seu marido ou esposa está lendo, realiza uma atividade de menor importância. Assim sendo, é provável que até o interrompam. Pois vocês precisam compreender que, na verdade, ele está trabalhando, como o carpinteiro que amola sua serra também está trabalhando. Dentro do possível, vocês devem não apenas evitar interromper seu cônjuge, mas também fazer tudo para que ele tire o melhor proveito possível daquele instante de privacidade, se é que desejam que ele se torne cada vez mais eficiente no seu ministério ou na sua profissão.

Conclusão: Aquele que deseja crescer no conhecimento da Palavra tem de estar sempre fazendo anotações, ou durante os sermões, ou nas classes de estudo bíblico. Da mesma forma em nossa vida secular. Tomar nota é um bom modo de guardarmos as informações e revelações que estamos constantemente recebendo.
Esdras, o escriba do Antigo Testamento, era uma pessoa que acreditava nessa tese do desenvolvimento da mente (Es 7:10).


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
11/09/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário