Translate

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

FRUTO DO ESPÍRITO 1 - BONDADE

BONDADE

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas cousas não há lei” (Gl 5.22).

Introdução: Hoje vou falar sobre bondade, uma das características do fruto do Espírito. Podemos dizer que bondade é generosidade de coração e de ações. Gostaria de contar uma história que ilustra o que são atos de bondade.

Ilustração: Numa noite, estava uma senhora negra, americana do lado de uma estrada no estado do Alabama enfrentando um tremendo temporal.
O carro dela tinha enguiçado e ela precisava, desesperadamente, de uma carona. Completamente molhada, ela começou a acenar para os carros que passavam.
Um jovem branco, parecendo que não tinha conhecimento dos acontecimentos e conflitos dos anos 60, parou para ajudá-la.
O rapaz a colocou em um lugar protegido, procurou ajuda mecânica e chamou um táxi para ela. Ela parecia estar realmente com muita pressa, mas conseguiu anotar o endereço dele e agradece-lo. Sete dias se passaram quando bateram à porta da casa do rapaz. Para a surpresa dele, uma enorme TV colorida com o console e tudo estava sendo entregue na casa dele com um bilhete junto que dizia: “Muito obrigada por me ajudar na estrada naquela noite. A chuva não só tinha encharcado minhas roupas como também meu espírito. Aí, você apareceu. Por sua causa eu consegui chegar ao leito de morte do meu marido antes que ele falecesse. Sinceramente, Mrs. Nat King Cole”.

1 – Deus é bom
Sl 25.8 – “Bom e reto é o Senhor, por isso aponta o caminho aos pecadores”.
Sl 34.8 – “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; Bem aventurado o homem que Nele se refugia”.
A bondade faz parte do ser de Deus, de sua pessoa. Isto significa dizer que Deus sempre agirá com bondade, com boas intenções, com desejo de realizar em nós e para nós o que é bom.
Deus nunca irá desejar o mal para você, Ele até pode permitir que você seja provado. Contudo Deus jamais irá permitir que o mal te alcance se não houver uma boa razão para isso. Deus não está dormindo no céu e as coisas acontecem aqui na Terra sem que Ele perceba. Ás vezes o mal nos alcança porque semeamos o mal através de escolhas erradas. Isso significa dizer que muitas vezes nós mesmos abrimos as portas para que o mal nos alcance, e Deus permitirá que soframos as conseqüências de nossas próprias escolhas, sejam elas feitas conscientemente ou inconscientemente. Outras vezes Deus permitirá que o mal nos alcance com o fim de nos provar para mostrar o que há em nosso coração (Dt 8.2).
Entretanto Deus deseja o nosso bem, Ele quer que sejamos vencedores para isso Ele mesmo providencia porta de escape nas provações (1 Co 10.13). Ao nos provar Deus deseja que sejamos aperfeiçoados e purificados. O propósito da provação é nos transformar em vasos melhores.
Todas as ações de Deus têm como objetivo o nosso crescer, Deus sempre age com boas intenções, com bondade.

2 - Fomos feito a imagem e semelhança de Deus
(Gn 1.26)
É importante lembrarmos que fomos feito a imago dei (imagem de Deus) e que trazemos em nós características do Criador. Sendo sua imagem devemos ser bom como Ele é.
Uma das conseqüências do pecado na vida do homem é que a imago Dei (imagem de Deus) acabou se tornando distorcida em nossas vidas. É interessante observar que todas as pessoas, de todas as nações, de todas as religiões, buscam a paz. Todos querem um mundo melhor, entretanto não conseguem viver de maneira generosa, não conseguem praticar a bondade para com os seus semelhantes. Todos sonham com um mundo onde o amor prevaleça sobre as diferenças raciais, religiosas, econômicas, etc., entretanto a grande maioria se deixar vencer pelo desejo de se enriquecerem, de ser tornarem famosas, de possuírem o poder para realizarem e comprarem tudo o que sonham. Em fim são vencidos pelo “ego” que os escraviza e distorce a imagem de Deus que há dentro de cada ser humano.

3 – Somente Cristo restaura a imagem de Deus em nós
Creio que somente em Cristo recuperaremos a perfeita imagem de Deus em nós. Mas gostaria de dizer que ao aceitarmos Cristo em nossas vidas como nosso único Senhor e Salvador o problema de distorção de imagem ainda não está resolvido!
As mudanças de que fala o Evangelho não são estruturais, elas não atingem nossa personalidade, nossa índole... o que quero dizer é que se você roubava para sobreviver, se você se prostituía, mentia, etc., ao aceitar Cristo tudo isso ainda fará parte de sua vida aqui na terra se não permitir que o Espírito Santo o guie no caminho da verdade e da santidade. A grande verdade do Evangelho não é “eu deixar de ser eu”, mas “eu me render à vontade do meu novo Senhor”, isto é, não sou eu mais quem dirijo minha vida, mas Cristo.
A partir do momento que me rendo a Cristo, minha vida passa por uma revisão, meus valores são trocados e a partir de então deixo de fazer muita coisa que fazia, e, passo a fazer muita coisa que não fazia. Não por obrigação e culpa, mas porque meu objeto de devoção mudou. Não me rendo mais a ídolos, poder, dinheiro, sucesso, etc. Adoro unicamente a Cristo e quanto mais me submeto, mais me rendo a Cristo, mais me torno a imagem de Deus.
Nessa busca de me render mais a Cristo procuro cada vez mais viver (aplicar) Sua Palavra. Com relação a bondade a Palavra me ensina o seguinte:

4 – Viva de forma a manifestar a imagem de Deus que há em vós: pratique a bondade
1 Pe 3.11 e 12 – “Aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcança-la. 12Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males”.
3 Jo 11 – “Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus, aquele que pratica o mal jamais viu a Deus”.


Conclusão: Muitas pessoas tem buscado fazer coisas boas. Posso citar como exemplo as pessoas que estão envolvidos na instituição AGA; ONGs; etc. Muitas dessas pessoas estão buscando fazer o bem mesmo não conhecendo quem são. Contudo são impulsionadas a pratica do bem porque foram criadas a imagem de Deus e ainda que esta imagem esteja distorcida em seus corações, ela ainda é forte o suficiente para que eles saibam que o amor é a arma que vence o mal.
Nós que conhecemos a Cristo e que hoje enxergamos um pouco melhor que áqueles que não têm a Cristo devemos acordar e começar a praticar o bem, pois somente desta forma iremos mostrar o Cristo que vive em nós e faremos que Deus seja honrado e glorificado (Mt 5.16).
Pequenos atos de bondade podem ser a diferença que falta para termos um mundo melhor. Seja você esta diferença.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
01/11/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário