Translate

quarta-feira, 9 de junho de 2010

PARÁBOLAS 1 - A PARÁBOLA DA REDE

A PARÁBOLA DA REDE
Mt 13:47-50

A parábola da Rede fala do futuro do Reino. Mostra o destino dos homens.

Ensinamentos:
(1) A rede é lançada no mar (v.47) - O mar não é a Igreja, mas o mundo. O amor de Deus foi lançado ao mundo, a toda humanidade. Este amor foi manifestado ao mundo na pessoa de Jesus Cristo, SEU Filho.

(2) Pega todo tipo de peixe (v.47) - SUA Palavra está sendo ensinada em toda terra, as mais diferentes raças. Todos os tipos de pessoas (crianças, adultos, idosos, ladrões, prostitutas, homossexuais, ateus, etc.) estão ouvindo através do rádio, televisão, igrejas, etc.
Diante desta verdade podemos concluir que na Igreja visível também haverá maus peixes, uma vez que a rede pega todo tipo de peixes. Isto significa que dentro da igreja pode haver pessoas não convertidas. Pessoas que não fazem de Jesus o centro de suas vidas, a prioridade do seu viver. Muitos estão na igreja, mas continuam sendo guiados pelo seu “eu”, vivem apenas para si próprio.
Estes são os peixes inúteis – que não servem para o reino, porque não tem condições de produzir alimento aos que necessitam. Esta verdade esta expressa na parábola dos talentos.

(3) No final, há separação entre peixes bons e ruins (48-49) – A separação não é feita pelos homens, mas pelos anjos do Senhor. Portanto não cabe aos homens tentarem separar ou fazer distinção daqueles que são bons peixes ou maus.
Nós homens corremos o risco de jogar fora o bom peixe e guardarmos o peixe inútil.

(4) O futuro dos peixes ruins (50) – A fornalha acesa é a forma apresentada em toda a Bíblia como destino daqueles que não reconheceram o Senhorio de Cristo, que não se submeteram a Sua autoridade.

Aplicação:
(1) Deus espera que lancemos a rede – Se você não tem lançado sua rede, comece imediatamente.
(2) Ao lançarmos, tudo que é tipo de peixe virá – não se preocupe em classificar as pessoas que te cercam, apenas lance a Palavra de Deus a elas.
(3) Mas Deus conhece os que são peixes bons e os que não são, e no fim Ele fará a separação – Não tente separar os peixes, deixe esta tarefa para Deus e Seus anjos.
(4) A realidade da vida futura com ou sem Deus – Se você não entregou sua vida a Jesus, faça neste momento, pois a realidade futura sem Jesus será chora e ranger de dente.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário