Translate

sexta-feira, 11 de junho de 2010

PARÁBOLAS 2 - A PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO

A PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO
Mt 13:24-30; 36-43

Introdução: A parábola do joio e do trigo fala das tentativas de satanás de sabotar o Reino de Deus.

Ensinamentos:
(1) Jesus é o semeador - ELE é quem lança ao mundo a boa semente. Todo aquele que NELE crê é boa semente. Como boa semente deve produzir trigo – alimento para a humanidade. Gerar vida para os desamparados.

(2) Quem semeia joio é o inimigo - O inimigo o faz enquanto dormimos. Dormir aqui não significa necessariamente o período de repouso, mas o tempo em que deixamos de produzir vida, de levar o amor aos aflitos.

(3) Onde tiver trigo haverá joio - Enquanto não chegar o DIA DO SENHOR, o dia em que Deus há de condenar nosso inimigo para sempre, Satanás, continuará semeando o joio.
Os joios são, segundo as palavras de Jesus, os filhos do diabo. São aqueles que lutam contra o Reino de Deus, aqueles que vivem na contra mão dos crentes.
Na igreja não deveria haver o joio, entretanto isso pode acontecer. Contudo na igreja invisível, a igreja dos remidos, não existe joio.

(4) Nós não podemos arrancar o joio - Se arrancarmos o joio antes do tempo, podemos destruir o trigo. Esta tarefa pertence aos anjos e não a nós. Por isso, acredito que não temos o direito de excluirmos ninguém da pregação da Palavra, nem da igreja, nem da vida.

(5) Deus no final fará a separação – Céu e inferno. O joio será lançado no inferno e o trigo habitará para sempre na casa de Deus. Você é joio ou trigo? O seu destino está escondido atrás desta resposta.
Não se esqueça Deus pode mudar hoje sua vida. Basta crer no SEU FILHO JESUS, recebê-lo como Senhor de sua vida, reconhecer que sem ELE você não é nada e que precisa de SEU amor. Ao fazer isto você receberá da sua vida e se tornará uma semente de trigo para a vida eterna.

Aplicação:
(1) Entendamos que o mundo não é o céu e que mesmo a igreja visível pode ter joio em seu meio. Portanto não fique olhando para os homens, mas volte-se para a Palavra de Deus. Siga os passos de Jesus somente.
(2) Não vamos dar bobeira e ficar dormindo. Corramos a boa carreira da fé, frutificando em todo tempo. Evangelizando, socorrendo, ensinando a todos que Deus colocar em nossos caminho.
(3) Vamos confiar em Deus para fazer a separação. Não julguemos a ninguém, pelo contrário estejamos abertos para todos.
Que Deus nos abençoe para que façamos SUA obra como ELE deseja e até quando ELE se manifestar ao mundo novamente.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário